Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 13 de janeiro de 2013

1Q84

A trilogia intitulada 1Q84, de Haruki Murakami, foi a primeira história que li deste autor. Segundo as minhas investigações, este senhor é um grande contador de histórias do nosso tempo e já conta com vários livros traduzidos em português (e aparentemente são muito apreciados pelos leitores). 
Não vou falar detalhadamente dos 3 volumes porque entretanto já os li há alguns meses e já me escapam alguns detalhes da história. 
A história é narrada essencialmente por duas personagens: Aomame e Tengo. No terceiro volume há uma outra personagem - Ushikawa - que, sendo um investigador particular, vai narrando a história do seu ponto de vista, contando os detalhes das suas investigações feitas aos personagens principais. 
Tengo e Aomame conheceram-se em crianças, ainda no ensino primário e, devido a alguns contratempos acabam por perder o contacto. Não que tivessem algum tipo de relação de amizade, mas ambos crescem a relembrarem-se com carinho. Com o passar dos anos Tengo torna-se um brilhante professor de matemática com uma paixão enorme por literatura nos seus tempos livres; e Aomame torna-se uma professora de artes marciais que nos tempos livres.... bem, digamos que é uma justiceira. Claro que a história tem muito mais que se conte, mas vou ficar por aqui. Não quero fazer spoilers!
De um modo geral, gostei muito dos livros e fiquei com muita vontade de ler outros títulos do escritor. No entanto tive alguma dificuldade em ler qualquer um dos volumes. A história desenvolve-se muito lentamente e de forma um pouco aborrecida no inicio de todos os volumes e normalmente só começa a ser empolgante a partir de meio dos livros. Para quem já conhece outros livros de Murakami, talvez isto seja um pouco torturante. Quando começava a não conseguir descolar... Acabava por ter que esperar mais uns meses pelo livro seguinte. E, quando no terceiro volume começou a aparecer o Ushikawa a narrar, achei que ia morrer de tédio. É verdade que, o que o senhor tinha para contar era importante para perceber alguns detalhes da história, mas o personagem era tão desinteressante e tão irritante ao mesmo tempo...
Houve ainda outro detalhe que me fez ficar um pouco reticente em relação ao terceiro volume. Mais ou menos a partir do meio do livro (quando começa a ser empolgante outra vez) as personagens narram a história em linhas de tempo diferentes. Há, por exemplo, um capitulo em que Ushikawa segue Tengo e só uns poucos de capítulos mais à frente é que esta cena é descrita pela Aomame, que vê de longe que Tengo está a ser seguido. Ao inicio era um bocado confuso perceber quem estava mais à frente e mais atrás no tempo. 
O final da história também deixou muito a desejar... Para uma história tão elaborada e cheia de detalhes bem pensados e bem integrados na trama, o final acaba por ser previsível e demasiado simples. Depois do reencontro de Tengo e Aomame, o rapaz parece que fica parvo... Quase deixa de ter falas e quando as tem, parece que perdeu a capacidade de elaborar ideias.
De qualquer forma gostei muito da personagem do Tengo, era sem dúvida a minha personagem favorita. O seu hábito de andar sempre com um livro no bolso e aproveitar todas as oportunidades para ler um pouco agrada-me e na verdade devia ser um exemplo para muita gente. Era uma personagem culta e que não tirava muito partido disso. Talvez seja por isto que no final me tivesse desiludido tanto.

Apesar de tudo, garanto que vale a pena ler!

4 comentários:

  1. Este senhor deixa-me curiosa. Mas também fico com um pouco de receio de o achar uma grande seca. :s

    ResponderEliminar
  2. lê o kafka. eu ainda não o li, mas ja varias pessoas me disseram que é muito melhor. ou entao, se quiseres começar com algo mais simples, le o Sputnik meu amor. li ha umas semanas e gostei muito

    ResponderEliminar
  3. tenho de ler. era para ter trazido esse da casa da Su, mas como o dela é da biblioteca Sábado faz-me confusão. Não consigo ler muito bem aquelas letrinhas :S Mas a ver se adquiro. ;)

    Ps: já com 5 seguidores? Boa Sorte :D

    ResponderEliminar
  4. eu acho que ela so tem o 1º, eu emprestei-lhe os outros. é verdade LOL vá mas foste a 1ª, so por isso já merecias um prémio

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)