Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chocolate

A história de Chocolate, de Joanne Harris, é no mínimo deliciosa. E digo isto porque conseguimos mesmo imaginar os chocolates, o seu aroma, a textura, a cor e os recheios com que a Vianne os enfeita. É de fazer crescer água na boca. Confesso que vi primeiro o filme, mas isso não me impediu de querer ler o livro. E ainda bem que o fiz, não me arrependi e nem sequer me desmotivou já saber o fim (que afinal era bem diferente no livro). Para começar, o filme não refere assim tanto a magia nem retrata a Vianne como um género de "curandeira". Apenas nos dá a perceber que Vianne Rocher e a sua pequena estranha, Anouk, viajam ao sabor do vento, para onde são mais precisas. O livro, obviamente, é muito mais detalhado. Já refere um pouco as origens de Vianne e da sua magia feita essencialmente com o chocolate.

No entanto, apesar das diferenças entre o filme e o livro (mesmo na descrição física de Vianne, Roux, Anouk...),  as personagens que se formavam na minha cabeça eram as do filme. Calculo que não seja a única que continua a imaginar o Johnny Depp na pele de Roux.
Há cerca de um ou dois meses atrás, quando foi publicado O Aroma das Especiarias, resolvi voltar atrás e ler Sapatos de Rebuçado. Julgo que devo ter lido o #1 ainda no secundário, por volta dos meus 16 anos e ainda não tinha lido o #2 porque ao longo dos anos tentei ler outros livros da escritora e julgo que poucos me cativaram. Tive um certo receio de me desiludir com a continuação da historia. Mas acabei por ter uma surpresa muito agradável. Ambos os livros se devoram, exactamente como aconteceu com o primeiro.
Chego mesmo a pensar que existe uma Joanne Harris que escreveu a série Chocolate, e uma Joanne Harris que escreveu os seus outros romances. Não pretendo generalizar. Na verdade há outros títulos de que também gostei. Mas a narrativa é muito mais descritiva (chega a descrever um cenário em mais de uma página - parece que estou a ler a descrição do Ramalhete) e como tal a leitura não é tão fluída. Acabo por me aborrecer. E em Chocolate, parece que não é preciso explicar tanto, nem é preciso contar tudo ao mais pequeno detalhe, parece que a história se desenrola por si como se estivéssemos a ouvir a Vianne a narrar. Vale a pena perder um bocadinho para ler esta série.

No fim do #3 ficaram muitas dúvidas quanto ao final da história.
Será que depois da festa com que encerramos o livro, Vianne e as filhas ficam em Lansquenet? Será que voltam para Paris com Roux? Será que Roux volta a viajar com os ratos do rio? Ao longo do livro levantam-se algumas duvidas em torno destes pontos e quando se chega ao fim... permanece uma grande incógnita. Será... que haverá um #4?

7 comentários:

  1. O Chocolate é uma das minhas próximas leituras :D A seguir da Geixa ainda vou ler o Sebastian da Anne Bishop para experimentar, depois ataco a Joanne Harris :D

    ResponderEliminar
  2. nem sabes o que andas e perder! isto é mesmo muito bom. depois da gueixa, estava pensar dar uma nova oportunidade ao Maligna, da joanne harris. até tenho medo...

    ResponderEliminar
  3. Também já me falaram nesse (a Su obviamente, a minha única fonte literária do meu grupo de amigos, somos tão pouquinhos neste mundo :P) Ela não desgostou, achou-o um pouco diferente, se não me engano.

    Mas sim, em Fevereiro já o começo :D

    ResponderEliminar
  4. loool até isso temos em comum. também nao tenho mais ninguem. só uma prima que também vai cravar livros à su. ela também ja me falou nesse. eu disse-lhe que tinha começado a ler e depois parei porque estava a dar-me uma seca. mas ela diz que é bom, vou tentar outra vez. e sim, é diferente. ela escreve uma história de vampiros sem nunca falar em tal coisa. a forma como esta escrito é que se torna secante

    ResponderEliminar
  5. A Su deve andar babadinha por ser a única que nos compreende neste assunto. Acho q se não fosse ela eu nem lia :s

    ResponderEliminar
  6. quem me pegou o bichinho até nem foi a Su, foi um ex meu. mas ainda bem que tenho a Su

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)