Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Sombra do Vento

Existe alguém que tenha conseguido ler este livro e ter ficado indiferente? Este livro mudou qualquer coisa em mim. Sempre gostei de ler, mas não procurava saber as novidades, nem me preocupava  em perder muito tempo com um livro. Talvez porque os livros que escolhia não eram assim tão interessantes. Mas depois de ler a Sombra do Vento, algo mudou. Aquele bichinho dentro de nós que quer sempre ler mais, e procurar novos livros e aproveitar todos os bocadinhos para folhear alguma coisa, nunca mais se calou. Não devo ser a única a sentir este bichinho a toda a hora!
Este livro conta a história da família Sempere (que na verdade é composta apenas por Daniel Sempere e o seu pai, o Sr Sempere). Sabemos que a mãe de Daniel morreu quando ele ainda era bebé, mas não ficamos a saber neste livro exactamente qual o motivo da sua morte. Também não vou contar!
A história decorre em Barcelona, após a guerra civil espanhola. Daniel Sempere trabalha com o pai na livraria de família.
Uma noite, o pai partilha com ele um segredo. Existe um lugar no coração da cidade que poucos em Barcelona conhecem, e poucos sabem onde fica. Trata-se do Cemitério dos Livros Esquecidos, onde se encontram guardados livros proibidos, edições raras, livros que ao longo dos anos tentaram destruir por algum motivo em particular. 
No cemitério, Daniel adopta um amigo novo e leva consigo para casa um livro do escritor Julián Carax, de quem nunca ouvira falar. Leu e releu o conto vezes sem conta. Era um livro apaixonante. Tentou saber mais acerca do escritor, mas pouca informação havia disponível. Uns acreditavam que tinha desaparecido, outros afirmavam que já tinha morrido, não se encontravam mais livros publicados... 
Após a visita ao cemitério, dois homens misteriosos surgem na vida de Daniel, ambos muito interessados no seu livro novo mas sem se perceber exactamente o motivo. 
É um livro emocionante, que prende o leitor da primeira à ultima página. A forma como está escrito é muito simples e cativante. As personagens estão muito bem construídas e é fácil simpatizar com qualquer uma delas. A história de Julián é muito comovente, fiquei com imensa pena dele por tudo o que passou na sua vida. 
Quem ainda não leu, não sabe o que está a perder... E sugiro que leia o quanto antes! Entretanto já tive oportunidade de ler O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu. O meu favorito até ao momento é o Jogo do Anjo. O Prisioneiro do Céu, apesar de ser igualmente bom, não avança muito na história. Parece que vem apenas completar e explicar melhor alguns detalhes dos livros anteriores e acaba com uma promessa de uma vingança. Mas falarei destes volumes noutro dia. 

1 comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)