Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A Suspeita



A Suspeita, foi a minha primeira aposta nos policiais de Agatha Christie. Já há algum tempo que tinha vontade de ler alguma coisa desta escritora, e não me arrependi nada da minha escolha. Antes de começar a ler o livro vi algumas opiniões de outros leitores que o descreviam, muitas vezes, como um dos livros mais fraquinhos da Agatha Christie. Bem... Se este é um dos mais fraquinhos, terei todo o gosto em ler mais livros desta escritora. 
Na verdade, pensei em começar a ler a série do Poirot desde o inicio. A Suspeita é o #35 da serie de Hercule Poirot. Fiz uma lista com todos os livros da séria, por ordem de lançamento, e depois disso pesquisei quais os que se encontram traduzidos em português que consiga comprar. Achei muito triste que, de uma colecção com 39 livros, só se encontram 15 em português... 
Hercule Poirot é um detective privado que, um manhã, enquanto tomava o seu pequeno-almoço, é surpreendido com a visita de uma jovem que  julga ter cometido um assassinato. Poirot questiona-se:  "Julga?? Como não tem a certeza??". No entanto a jovem acaba por se arrepender e  não continua a consulta com o detective. Poirot fica intrigadíssimo. Quem é esta jovem? Como chegou até mim? Como é que julga ter cometido um assassinato? Quem poderá ter sido a vítima? Se é que houve alguma vítima...
Com a ajuda de Ariadne Oliver, sua amiga e escritora de policiais, Poirot consegue identificar a jovem que o visitou como sendo Norma Restarick, uma jovem a quem ele acaba por chamar de Ofélia devido às suas roupas, ao seu cabelo caído sobre os ombros e o seu aspecto sujo e o seu olhar distante e confuso. Norma Restarick, foi abandonada pelo pai quando tinha apenas 5 anos. Ficou ao cuidado da mãe, uma mulher rancorosa e que nunca perdoou o marido por a ter deixado por outra mulher.  Tinha uma saúde fraca e acaba por falecer quando Norma era ainda nova. A história decorre um ano depois de o pai de Norma regressar com a sua nova esposa, uma mulher bonita e muito mais jovem que ele.  Após este regresso, Norma começa a ter perdas de memória. Esquece-se de longos períodos de tempo em que não sabe o que fez, nem onde esteve e começa a duvidar da sua sanidade mental, acreditando que durante estes períodos poderá ter assassinado alguém. 
Gostei muito do livro. Ao inicio aborreceu-me porque não avançava, mas depois foi impossível largá-lo. O livro não é muito grande e lê-se muito bem. Achei o Poirot muito engraçado, principalmente porque ele próprio se acha muito inteligente e fica muito indignado por não ter percebido logo alguns detalhes deste caso. Também gostei da Mrs Oliver, muito simpática e divertida. Achei-a uma personagem engraçada por ser muito distraída e por começar a divagar no meio das conversas com muita facilidade. Quanto ao verdadeiro assassino da história, não vou fazer spoiler, mas sempre desconfiei "daquela" personagem!

Para quem já leu mais livros da Agatha Christie, que me sugerem a seguir?

4 comentários:

  1. Também quero colocá-lo na minha lista de leitura! Cá por casa tenho "Os Crimes do ABC" e o "Crime no Expresso do Oriente" (acho que já te falei nele), recomendo-tos.

    P.S.: no meu blog deixei um selo para o Delícias!

    ResponderEliminar
  2. já vi, obrigado :)

    Quanto aos livros, sim, depois peço-te um dos dois emprestado. Agora vou ler o da senhora comilona e depois talvez te peça um desses :)

    ResponderEliminar
  3. ainda não li nenhum. Mas faz parte dos meus planos claro ;)

    ResponderEliminar
  4. eu gostei e recomendo :) os livros também não são muito grandes. eu demorei uma semana a ler e é porque me dava o sono a meio ahahah

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)