Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 12 de março de 2013

opinião

Depois de ler algumas das opiniões que se partilharam hoje pela blogosfera e pelo facebook, lamento muito, mas não consigo ficar calada. Não me serviu a carapuça mas mesmo assim não deixo de me sentir incomodada e relutante pelo facto de também eu ter um espaço meu onde publico aquilo que me der na gana, quando quero (ou quando posso) e bem me apetece. 
Vamos ver se nos entendemos. Eu não sou escritora, nunca o quis ser nem nunca pensei em tal coisa. Licenciei-me em Geologia, aplicar bem figuras de estilo não é propriamente preciso nesta área. Não estudei nada que se relacionasse com literatura para que o meu blog possa sair daqui uma coisa especialíssima e excepcional. Sei que muitas pessoas que por aqui andam, já têm livros da sua autoria (publicados ou não) e lutam para conseguir um dia algum reconhecimento. Acho muito bem. As pessoas queixam-se que hoje em dia as crianças já não sabem o que é pegar num livro, só querem ver TV  e estar agarradas ao pc... Acho muito bem que num mundo que tem cada vez menos seguidores continue a haver pessoas que lutam por dar a volta à situação e divulgar aquilo que de melhor fazem. Então para quê criticar os poucos que ainda dão valor a este pequeno prazer que tão poucos partilham? Só é pena que essas pessoas se esqueçam com facilidade que ainda não são vedetas, ainda estão a aprender e ainda têm muito a melhorar. Se é assim, não acham que deviam ser um pouco mais humildes? Vocês também erram, até mesmo a escrever um simples texto de opinião. Comem letras nas palavras, repetem palavras e nem se apercebem de como isso vos fica mal, sendo vocês tão cultos e melhores que os outros mais reles que por aqui andam. Não vos estou a criticar por darem erros, todos erramos, só vos estou a alertar que deviam começar a olhar mais para o vosso umbigo antes de irem criticar os blogs ou lá o que seja de outras pessoas. 
Sabem porque criei o meu blog? Tempo extra para ocupar. Aliás, só me tenho dedicado à leitura por ter tempo extra para ocupar. Deve acontecer o mesmo a muita gente por aqui. Não somos escritores nem críticos nem estamos a trabalhar para algo parecido. Gosto de partilhar a minha opinião acerca de algum livro que li porque também gosto de ver a opinião de outras pessoas antes de cair no erro de comprar um livro que não me interessa. Para isso muitas vezes um simples "gostei" basta, desde que seja convincente. O meu blog é uma forma de fazer tertúlia com amigos que quase não vejo, mas com quem tenho a paixão da leitura em comum. Tenho poucos seguidores, e mesmo que não tivesse nenhum, também não foi para isso que criei este espaço. Não tenho parcerias e nem quero ter.
Já vi blogues bons, blogues menos bons ou pouco apelativos, mas ler ou não ler é uma decisão minha. Se me der ao trabalho de ler um blog e não gostar, seja por que motivo for, tento pensar que é a opinião de alguém (ou a tentativa de opinião) que ali está. Seja como for, não sou obrigada a gostar mas também não tenho que deitar as pessoas abaixo por isso.Seria muito feio deitar os outros abaixo só porque sou demasiado "cheia de mim própria" e não vejo para além do meu nariz.
Quanto às cópias das sinopses do goodreads, ou de outro sitio qualquer, também percebo quem as usa. Não tanto no sentido de copiar o que já lá está escrito mas mais no sentido de juntar numa mesma página mais informação acerca de algum livro em questão. Não gosto, não uso, mas também não condeno por isso. Não percebo o motivo de tanta comichão.

Somos uma comunidade pequena, com o prazer de descobrir mundos novos em cada livro que abrimos e mesmo assim, mesmo sendo tão poucos, levam a vida à batatada uns com os outros. Daqui nada parecemos as tiazinhas dos blogges de culinária a roubar as receitas umas às outras só para dizerem que têm o melhor soufflé da blogosfera...


Lamento se irritei alguém, não era a minha intenção. Apenas partilho aqui a minha opinião. Pelo que percebi ainda estou autorizada a ter uma. E parece que o dia hoje está tão propício a opiniões....

Já agora peço desculpa pela opinião tão longa, já sei que muitos não vão ler!

5 comentários:

  1. E deixam para trás o mais importante, neste caso, aquilo que nos une: a leitura (de livros. não de blogs.)

    ResponderEliminar
  2. Eu li. E concordo com tudo o que escreveste. Cada um tem os seus gostos e a sua forma de opinar/criticar o que lê. Quem não gosta paciência. Há sempre quem goste.

    ResponderEliminar
  3. Caramba... o que é que me anda a escapar? =)

    ResponderEliminar
  4. Nunca peças desculpa por teres uma opinião,mesmo que não seja a politicamente correcta ou a mais exacta cientificamente,ou estilisticamente ou os outros "mentes" todos juntos.O prazer da leitura é um acto muito pessoal,tal como o da escrita também o é.E quem partilha opiniões sobre o que lê ou publica aquilo que escreve,pratica sempre um acto de amor.As razões por que o faz é que podem ser questionadas mas nem vou entrar por ai,não por receio de ferir
    susceptibilidades,porque esse até é o lado para o qual durmo melhor mas porque o tema me merece muito respeito .Pessoalmente,não gosto de partilhar as minhas experiências literárias e dou muito pouco importância ao que é,hoje em dia,a chamada Critica Literária,seja ela nacional ou internacional.Como em todas as restantes áreas da Cultura,também a Literatura está infestada de lobbistas e charlatões que se vendem intelectualmente por dois tostões ou ás vezes a troco de nada,muitos deles com carregadas agendas politicas e pessoais das quais fazem militância activa e maliciosa á custa do trabalho produzido por outros,que não eles.Não tenho interesse nenhum em conhecer o panorama blogosférico nacional,cheira-me que deve ser muito parecido a um galinheiro em que cada galinha está sentada em cima do seu ovo,alegremente embalada pelo som do seu doce cacarejar.E se alguém pensa que isto é uma opinião,engana-se redondamente.Se lerem bem nas entrelinhas percebem que é mais uma forma de estar na Vida que outra coisa qualquer.Continuação de Boas Leituras a todos e todas :p

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)