Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Ola! Como foi o vosso Dia Mundial do Livro? Leram muito?
Pois eu andei por aqui a ver as novidades dos blogues que vou seguindo e encontrei este questionário no Blog Tertúlias à Lareira e eis que resolvi aceitar o desafio. Então cá vai:

1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito? 
Nem sempre. Se estiver a ler nas horas mortas durante o trabalho, por vezes vou petiscando gomas ou batatas fritas. Se estiver por casa, não costumo petiscar nada. Até porque normalmente tenho algum gato por perto que tenta roubar-me o que estiver a comer ahahahah

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura? 
De verão normalmente bebo leite com groselha, é fresco e delicioso! De inverno faço-me acompanhar de chás. Pode ser qualquer um, se bem que os mais escolhidos são o de maçã/canela ou baunilha e caramelo.

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 
Não costumo sublinhar nem escrever nos livros. Nem sequer nos livros do meu curso. preferia fazer apontamentos com as ideias chave. Não gosto de escrever nos livros. Só costumo escrever na primeira página o meu nome, a data em que o adquiri e, no caso de ter sido oferta, o nome da pessoa que me ofereceu o livro.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Costumo usar um marcador em tecido com a forma de uma flor. No entanto, por vezes, quando começo a ler um livro novo e saio de casa com ele, esqueço-me do marcador. Depois acabo por ter de virar a mala toda à procura de um talão ou um bilhete de autocarro que ande por la perdido. Dobrar as pontas, nunca na vida!

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Prefiro ficção. Para ler um livro de não-ficção, tem que ser um tema que me interesse mesmo muito.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Gosto de ler até ao fim dos capítulos. Infelizmente, por vezes quando leio antes de adormecer tenho que parar em qualquer lado porque os olhinhos já não aguentam. 

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? 
Nem pensar, todos os meus livros são tratados como reis.

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Tento perceber o que significa com base no contexto. Se não resultar lá tenho que ir ao dicionário...

9. O que estás a ler presentemente? 
Actualmente estou a ler o primeiro volume de "Os Pilares da Terra". De momento está um pouco parado porque, como normalmente leio mais durante o trabalho (trabalho num call center durante a madrugada, o que me dá algumas horas livres para ler), e por vezes o barulho da sala não me deixa concentrar.

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
Esta é uma pergunta delicada porque o ultimo livro que ofereci foi ao meu ex-namorado que, pelo que vim a saber, anda a emprestá-lo às fuck-friends dele. Bom! Mal empregado livro... De qualquer maneira, foi a edição em inglês com os três volumes do 1Q84 juntos, de Haruki Murakami. ai ai...

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Só costumo ler um de cada vez. Quando começo a ler um livro quero ver-lhe o fim o mais rápido possível, por isso dedico-lhe toda a atenção. Um pouco mal comparado, confesso que durante os anos de universidade (que conciliava com o trabalho em part-time) raramente pagava num livro a não ser nas férias grandes porque não tinha tempo para me dedicar à leitura como gosto. 

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Tenho sim. Adoro a varanda da minha sala. Tenho vista para a praça, para a serra e tenho uma fonte judaica em frente à casa. A hora preferida é ao fim da tarde, há sempre crianças na rua a brincar. Adoro ter o barulho de fundo das pessoas a passar, as crianças a brincar e a água da fonte a correr. Sento-me no chão, em cima de um almofadão. E normalmente tenho sempre a companhia de duas gatas que se deitam ao meu lado a apanhar o fresquinho da rua. É fofo.

13. Preferes séries ou histórias únicas? 
Prefiro histórias únicas. Não gosto de ter que esperar que a sequela seja publicada. E alem disso há sempre aquela ideia (muitas vezes acertada) de que o melhor livro das séries é sempre o primeiro.

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Sim. E aposto que há muita gente que faz o mesmo que eu. Sugiro quase sempre "A Sombra do vento" de Carlos Ruiz Záfon. E depois digo "Se achares este bom, a seguir lê "O Jogo do Anjo", que ainda é melhor!"

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Normalmente por autor. Mas também gosto de jogar com as cores das capas do livros.

Et voilá!

2 comentários:

  1. Ohhh Leite com groselha é tão bom ** vou aceitar o desafio! Por acaso o dia da leitura não foi muito bem aproveitado...

    ResponderEliminar
  2. o meu também nao. nem no dia, nem a semana. estou em pausa!

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)