Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 12 de maio de 2013

Danças e Contradanças

Andava eu a ler Os Pilares da Terra de Ken Follett. No entanto não se revelou uma leitura fácil, apesar de ter gostado de tudo o que li até agora. Assim sendo, vou fazer algo que para mim sempre foi impensável mas que estou disposta a experimentar: vou tentar intercalar com outros livros. Tenho é algum receio de acabar por não lhe pegar muito, mas vamos ver no que dá... Comecei então a ler o livro Danças e Contradanças de Joanne Harris, para desanuviar um pouco. Trata-se de uma compilação de contos da autoria da escritora, que são descritos como sendo malévolos e maliciosos. Mais uma vez trata-se de um livro que não me deixou fã, mas tem alguns contos que achei engraçados. Vamos falar um pouquinho de alguns deles.

  • Fé e Esperança vão às compras - É o primeiro conto do livro e conta a história de duas idosas, muito amigas que vivem num lar, contando apenas com as visitas esporádicas de alguns familiares. Os seus tempos livres são passados a ler livros em voz alta (livros impróprios, de preferência, que algumas das enfermeiras lhes trazem da biblioteca). Hope é cega e Faith tem uma cadeira de rodas. Um dia, cansadas da sua vida no lar, decidem fazer algo de inconveniente. Hope sonhava em ter um exemplar de Lolita, que não lhe traziam da biblioteca por ser demasiado impróprio; e Faith queria uns sapatos de salto alto vermelhos que vira numa das suas revistas de moda. Juntas, planeiam a fuga do lar para irem em busca dos seus sonhos. Hope empurrava a cadeira e Faith dava as direcções. 
  • A irmã feia - O conto é inspirado nas irmãs feias da gata borralheira, que segundo a autora, poderão ter sido incompreendidas e que haverá mais das suas histórias do que os contos nos querem contar. Sendo assim, Joanne Harris cria este conto em que a personagem principal é uma das irmãs da Cinderela, que vive na sombra da sua fama e da sua beleza.
  • Gastronomicon - De acordo com a nota inicial da autora, algumas pessoas têm dificuldade em relacionar a autora de Maligna e de Chocolate. Este conto é onde ambas de se encontram. Neste conto conhecemos uma mulher que, ao casar com um homem de origens árabes, recebe como presente de casamento um livro de receitas que tem passado entre gerações, a todas as mulheres da família. As primeiras receitas do livro eram as mais inofensivas, mas sempre que alguma receita era reproduzida, a casa ganhava vida, deixando qualquer um à beira de um ataque de gritos.
  • Falso ouro - Esta é a história de Mr Fisher, um professor de inglês há quarenta anos e que recorda, com tristeza, o tempo em que os livros eram preciosos, as imaginações planavam nas alturas, o mundo transbordava de histórias e as pessoas sonhavam a cores, apesar do mundo ser a preto e branco. Agora tudo é a preto e branco.
  • O curso de 1981 - Segundo a nota da autora, no inicio do conto, esta história foi escrita a pedido da Magic Million (campanha de angariação de fundos destinados a instituições de beneficência, que ocorre em Inglaterra), sendo uma história que se baseia no que acontece quando a magia se esgota. A turma de 1981 reúne-se vinte anos depois da conclusão do curso num almoço convívio durante o qual ficamos a saber aquilo que realmente interessa: quem engordou, quem perdeu a magia ou enveredou pelo Kaos, quem fez uma plástica e depois mentiu sobre isso...
  • Olá, adeus!  - É a história de uma repórter de uma daquelas revistas cor de rosa que vai a um funeral que mais parece uma festa. Ao longo do funeral vai apontado no seu bloco de notas as marcas dos vestidos e dos acessórios e da maquilhagem que as celebridades usam, e a comida requintada que é servida. No meio da multidão surgem, mais tarde, dois idosos que se destacam por não estarem vestidos a rigor e por não terem convite para o evento. Não vou contar mais porque este conto tem uma conclusão interessante e não quero fazer spoiler.
É um livro diferente da Joanne Harris e apesar de continuar a preferir alguns livros dela e a detestar outros, consegue-se sentir um pouco da escritora em todos os contos, um pouco do que já vimos noutros livros. O conto que mais gostei foi o Falso Ouro (quem ler vai perceber porque!) e o Curso de 1981 é muito divertido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)