Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Fala Yael


Olhem só uma das minhas leituras actuais. A Su ofereceu-me um exemplar ontem a noite e já estou a devorar. Esta leitura é muito especial, para mim e para a Su, porque vai de encontro às nossas origens e pelo que tenho lido, o livro está muito bom. Fica aqui um cheirinho, depois conto-vos melhor!


"Não é facil esquecer que há anos atrás, em Lisboa, cristão-novos da Judiaria Grande e da Judiaria de Alfama ou Pequena foram arrebanhados pela populaça e queimados no Rossio. Foi pela Pessach. As fogueiras arderam durante oito dias como se fossem a abertura para os infernos, durante oito dias alimentadas pelas carnes dos meus irmãos. Quando a loucura passou, só sobravam os dentes enegrecidos entre as pedras calcinadas, testemunhos gritantes da barbárie dos que adoram um Homem moribundo, pregado numa cruz e que mandou amarem-se uns aos outros. Estranha forma de seguir as palavras daquele que adoram... e que no final de contas era judeu como nós."

Yael Bar Tolmei

2 comentários:

  1. A citação é a ideal. Dá que pensar ;D

    ResponderEliminar
  2. estava a ler e adorei. não teria dito melhor. e é verdade. as pessoas são hipocritas... perseguiram os judeus, para defenderem uma religião "criada" por um judeu... coitados dos judeus, foram sempre a ovelha negra da familia...

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)