Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Assembleia de Bruxas # 3

Ontem, andava eu passear pelos blogs que costumo seguir e encontrei a seguinte imagem:


Não imaginam como há aqui "pano para mangas"... Passo a explicar! Para quem não sabe, trabalhei durante alguns anos como assistente num call center de uma empresa de telecomunicações (da qual não convém revelar o nome, por isso vou tentar não me descair...), daquelas com direito a tudo: TV, Internet, telefone, banda larga móvel e tantos outros produtos que muitos deles não sei qual poderá ser a sua utilidade.
Como alguns poderão saber (até por terem a mesma experiência de trabalho) a relação com clientes nem sempre é fácil, e quando não é cara a cara acho que as pessoas são ainda mais deselegantes. Tudo pode surgir em linha! Nunca se sabe o que está do outro lado... E muitas vezes, até quando estamos a tentar ajudar, há pessoas que entram em conflito com tudo o que dizemos (mesmo quando até estamos a concordar com o dito cujo! a sério!). Mas também há situações em que ficamos sem resposta para dar aos clientes. Não por não sabermos a resposta, mas por serem situações tão revoltantes que nem merecem resposta. E é disto que vos venho falar um bocadinho hoje. Situações que fui contanto à Su ao longo dos meus anos como assistente e que ontem voltaram à baila depois de ver esta imagem. 

Tentem fazer o seguinte exercicio: passar um dia inteiro sem ver televisão ou ir ao computador. Acham que eram capazes? O que fariam para ocupar o dia? Acreditem que muitas pessoas nem se lembram de uma alternativa que substitua a televisão e a internet. As pessoas ficam LOUCAS quando lhes falta estas duas pérolas tecnológicas. Eu não tenho muito o hábito de ver televisão. O ruido de fundo à hora das refeições, as horas intermináveis de anúncios que não contam nada de novo e os programas de horário nobre que não servem para nada mais a não ser gerar polémica e aguçar as linguas mais cuscas que há pelo país fora. Não tenho paciência. Prefiro pegar no meu pc e ver as noticias calmamente, ou ver as minhas séries favoritas. Ao menos vejo aquilo que me interessa em vez de ter que levar com horas e horas de conteúdos que nos impingem e que só servem para entrar em paragem cerebral. 

Uma das situações que mais revoltavam ocorriam naqueles dias de Primavera ou de Verão em que tinha que estar dentro de um edifico a trabalhar, quando só apetecia andar na rua, e o senhor cliente (à falta da sua televisão com mais de 100 canais, dos quais provavelmente só via meia dúzia) dizia em total desespero "E AGORA O QUE É QUE EU VOU FAZER O RESTO DO DIA???" E eu pensava "Porra, vai passear! Vai comer caracóis, vai beber uma cerveja, vai conviver, vai à praia ou vai-te lixar!"
Outra que também era engraçada de ouvir, à falta do serviço de TV a funcionar : "Senhora, eu tenho filhos pequenos... E AGORA O QUE É QUE EU FAÇO AOS MEUS FILHOS??" Porra... Porque não pensam nisso enquanto os estão a fazer? Nessa altura não se queixam com nada, de certeza...

Como também já é do conhecimento comum, com o inicio da utilização do serviço de TDT também tem havido uma grande quantidade de reclamações. E aqui as pessoas têm razão. Foi feito o investimento em antenas, descodificadores, televisões, técnicos... E no final o serviço não funciona bem... Lembro-me sempre das pessoas idosas cuja unica companhia era a televisão e por falta de posses ou de informação terão ficado às escuras juntamente com o apagão. Mas depois as pessoas que decidem reclamar sobre o mau (ou falta de) funcionamento do serviço são as "Ti Marias", os "Ti Manéis" e as "tiazonas" que dizem "EU QUERO VER A NOVELA! JÁ ONTEM NÃO VI E A CULPA É VOSSA! SÃO VOCÊS QUE DESLIGAM O SINAL!" E nós "Aaaah tá..."

O que acham disto? As pessoas hoje em dia só consomem coisas que estejam em formato "fast food" para o cérebro. Novelas e programas da treta... E são felizes, pelos vistos... Depois queixam-se que as crianças são burras, que não pegam em livros, que só querem estar agarradas aos computadores e que não sabem brincar juntas. Como poderia ser de outra forma quando são os próprios pais a enfiá-los em frente a uma Tv uma manhã inteira só para não os aturarem?? E à falta da caixinha mágica já não sabem o que lhes fazer... Ah! e já agora, fiquem a saber que hojem em dia, as crianças do 4ºano também só fazem trabalhos para a escola através da internet. À falta do serviço de internet a funcinar, a senhora maezinha diz: "Senhora! o meu filho tem um trabalho para entregar amanhã! Como é que o vai fazer sem internet??" Nesta situação, além de nem se lembrar de levar a criancinha a uma biblioteca (e dar o bom exemplo), também deixaram o trabalho para a última da hora (tal e qual qualquer bom português!). 
É a ver estas coisas que percebo que tive uma infância muito feliz. Mesmo sendo filha única e raramente ter companhia para brincar, passava tardes inteiras a espalhar brinquedos pelo quarto (enquanto a minha mãe aproveitava e limpava a casa).

Como é que as pessoas se esqueceram que há uns anos atrás, nem toda a gente tinha internet em casa, nem televisão com imensos canais, nem computadores, nem "tablétes"... E sobrevivia-se! Serão assim tão preguiçosas que não se lembrem de pegar num livro, num jornal, numa revista, de fazer uma caminhada (à beira do mar, do rio, no campo, até mesmo a ver montras...), de conviver... 

Já vi por aqui muitas pessoas a dizer (incluindo eu própria) que gostam mais de ler um livro do que ver o respectivo filme. Pela parte que me toca, isto acontece porque ao ler o livro imagino as coisas como eu quiser (desde os cenários, aos personagens, tudo!) e quando vejo o filme trata-se de uma ideia pré-mastigada por alguém que nos conta a história (para não termos que nos dar ao trabalho de abrir o livro, porque isso é chato!) e nos impinge a sua visão da história (mais uma vez, desde os cenários aos personagens). É por isto que apanho enormes desilusões ao ver os filmes. Será que com vocês é igual?

Enfim, resumindo:
A tecnologia está a deixar-nos burros, e nós gostamos... Porque ao menos somos mais evoluidos (?)!

Para terminar, e já que estamos a falar um pouco do trabalho de call center, deixo-vos em baixo algumas frases ditas por clientes em linha que são de morrer a rir. Há varias páginas na internet onde podem encontrar mais e não referem a que empresa pertecem (por questões de confidencialidade dos clientes, claro), mas espero que gostem!

  • " A minha mulher não saiu de casa à espera que a viessem montar!"
  • "O senhor tem computador?" "Tenho sim... tá ao fundo da escada! É o da água ou o da luz?" 
  • "Boa tarde! Era para activar o meu desqualificador." 
  • "Bom dia! Eu quero ter o canal sexual em minha casa..." 
  • "Era para saber se já tinham motivado a minha tvbox!" 
  • Uma cliente: "Então vieram cá montar a minha vizinha de cima e não me montaram a mim porquê ?!" 
  • "Era só para dar o número do pib para descontar no banco." 
  • Uma cliente: "Era só para dizer que já me montaram... Aliás, acabaram mesmo agora de me montar, e por acaso fiquei muito satisfeita... fiquei mesmo, o que é foram-se logo embora sem me sintonizar os canais..." 
  • "Era só para activar a TVSporting..." 
  • Uma cliente: "Pois ... realmente montaram-me lá em cima e depois montaram-me em baixo e quanto a isso tudo bem. Só não gostei foi que me riscassem o chão todo!!!" 
  • "Tenho a Superbox ligada" 
  • "Queria desistir da playbox" 
  • Despiste técnico:
    Assistente: "Desligue e ligue a powerbox e já deve ficar a funcionar "
    Cliente: "Já fiz e não dá nada !"
    Assistente : "Depois de ligar a powerbox, que luzes é que tem acesas ?"
    Cliente: A da sala e a da cozinha, porquê, faz interferência?"
     
  • Assistência Técnica rede móvel: O Sr. quer que eu tire o chispe? 
  • Olhe, queria saber se já tenho o room service activado. 
  • Olhe, só liguei para dizer que se alguém me ligar pode deixar mensagem, porque agora vou desligar o telemóvel. 
  • Não tenho fax, eu quero é que me envie um fax por carta. 
  • Menina, queria que o meu número não aparecesse nos retrovisores dos outros telemóveis. 
  • Cliente: Olhe, queria alterar o meu tarifário para Hamburger Life" 
  • Cliente: Fiz uma chamada para outra pessoa e tiraram-me dinheiro do telemóvel. Mas então sou eu que pago? 
  •  

2 comentários:

  1. LOOOL! Adorei as frases ;)

    Mas tens razão ninguém vive sem TV ou Internet. Ainda no outro dia fiquei sem a minha e já estava a desesperar porque precisava da Internet, Não vejo TV, e se vejo é muito pouquinho, mas sem Internet falta-me sempre alguma coisa. Mesmo tendo livros para ler .

    ResponderEliminar
  2. sim, eu falei um pouco contra mim. a net também me deixa viciada. mas consigo passar um dia ou dois sem ela e a arranjar outras coisas para fazer. ajuda ter series no pc para ver

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)