Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Refletida

Refletida de Sylvia Day é o segundo volume da série Crossfire. Esperei algum tempo para poder ler a continuação da história mas devo dizer que esperava algo diferente, melhor.... Se quiserem, podem ver a minha opinião acerca do primeiro livro aqui.
Recapitulando um pouco a história, a série Crossfire fala-nos de Eva e Gideon, dois jovens que se apaixonam e que vivem uma relação atribulada por segredos e dúvidas e marcada por um trauma comum - ambos foram vítimas de abusos sexuais na infância. Apesar de termos ficado esclarecidos em relação à história de Eva, a vida de Gideon permaneceu uma incógnita, onde pouco fazia sentido e pouco parecia verdadeiro. A única constante na sua vida era o desejo que sentia por Eva. No segundo livro, confesso que até disto cheguei a duvidar.
Iniciamos a leitura com os dois personagens a viver (praticamente) juntos, felizes e contentes e a fazer escapadelas românticas de fazer inveja a qualquer um(a). No entanto, nada é eterno e começam a surgir algumas complicações. A ex-noiva de Gideon, Corinne, surge novamente na sua vida e a pouco e pouco vai-se tornando a sua acompanhante para todo o tipo de eventos. Começam a surgir mentiras e Gideon torna-se ausente, sem dar qualquer justificação a Eva. Bem, para simplificar, andamos praticamente à volta disto durante quase todo o livro. Mentiras, desconfianças, segredos e mais segredos, muita choradeira, alguma gritaria acompanhada (por vezes) de um ou outro estaladão... Mas calma! Tudo acaba por ser explicado!
Mais ou menos a meio do livro, existe um jantar de família que é interrompido com a visita de dois detectives. Aparentemente, Nathan, meio-irmão de Eva (filho do seu primeiro padrasto e o seu maior pesadelo) apareceu morto num hotel. Gostei da forma como a escritora incluiu este episódio da história, já após algum tempo dos personagens se terem distanciado e quando estamos a duvidar seriamente das intenções de Gideon. A partir daqui começamos a ter algumas explicações (ainda que inicialmente não sejam as correctas).
Este livro irritou-me um bocado com tanta discussão. Tão depressa estavam pinocar, ou a discutir, ou a fazer as duas coisas ao mesmo tempo... Cheguei a pensar que não ia passar daqui. (Ainda eu acho que o meu namorado é complicado! E ele acha o mesmo de mim...) No final tive uma surpresa agradável já que fiquei a saber a história de Gideon e qual o seu envolvimento em relação à morte de Nathan. 
Sinceramente não sei que mais a escritora poderá inventar para um terceiro livro... Ficaram algumas pontas soltas em relação ao passado de Gideon que também foram motivo de discussão e que não ficaram esclarecidas, mas daí a dar um livro inteiro?? Espero para ver...

No fim disto tudo, a única conclusão a que cheguei é que os dramas da vida alheia entusiasmam qualquer um, já que quando me apercebia já tinha lido imensas páginas. Enfim, ninguém é perfeito!

2 comentários:

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)