Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Assembleia de Bruxas # 6

    Olá! Vou aproveitar a minha pausa dos testes de código para partilhar a última parte da assembleia sobre o Murakami. Já ando há alguns dias para publicar, mas é hoje! Aqui vai: 
    Cuidados com o corpo
    Quase todos os personagens de Murakami praticam algum tipo de desporto que normalmente iniciam nas actividades escolares e por vezes aproveitam para bolsas de estudo na faculdade. Depois de terminados os estudos, é raro que mantenham a actividade desportiva. Tengo, por exemplo, praticava Judo (se não me falha a memória...) e chegou a representar a sua faculdade em vários torneios, chegando mesmo a ser campeão. Neste caso, foi graças ao Judo que Tengo conseguiu entrar na universidade, uma vez que não podia contar com o apoio do pai. O Kafka também era atleta e tinha muito cuidado com o corpo e devido a isso, aparentava facilmente ter mais que 15 anos (o que facilitou a sua fuga de casa). Mesmo depois de fugir de casa, e ainda antes de se estabelecer na biblioteca, Kafka tratou de se inscrever num ginásio para poder manter a forma física. À parte do exercício físico também há sempre alguma referência ao que os personagens comem. Sempre que se fala em cozinhar, comer fora ou petiscar alguma coisa, é sempre descrito o que se está a comer ou o que se vai cozinhar e são sempre refeições saudáveis, feitas à base de legumes, arroz, soja e carnes magras ou peixe. Ou seja, aqui toda a gente come muito bem. Talvez isto surja porque o próprio Murakami pratica desporto e ter cuidado com a alimentação deve ser também um dos seus hábitos. Será esta outra forma de Murakami entrar na história?
    No caso das mulheres, para além da alimentação, também há os devidos cuidados. De momento só me recordo da Aomame também praticar desporto (também iniciando na escola e licenciando-se em Educação física), no entanto as restantes personagens femininas são descritas como não tendo uma grama a mais de gordura no corpo. Excepto a Sumire, que era um pouco roliça.
    Paixões por mulheres mais velhas
    Em todos os livros que li até ao momento, existe sempre algum relacionamento com uma mulher mais velha. O Tengo, que era amante de uma mulher casada e com mais 10 anos; a Sumire, que se apaixona pela Miu e também tem uma diferença de idades evidente; o Kafka, que se envolve com a Sra Saeki (rapaz de 15 anos + senhora de 50 e poucos anos); o Toru que, quase no fim do livro, se enrola com a Reiko. 
    Gatos em todos os livros
     Outra constante nos livros deste escritor é a presença de gatos. Em 1Q84, Tengo lê um livro ao pai (em coma) sobre uma cidade povoada apenas por gatos. Em Kafka à beira mar temos o personagem Nakata que fala a língua dos gatos e se dedica a encontrar gatos desaparecidos. Em Norwegian Wood já pensava que não ia haver referência a gatos, mas quase no fim do livro o Toru muda de casa para um bairro onde há muitos gatos vadios e acaba por adoptar uma gatinha.
    Relações lésbicas
    Apesar de surgirem alguns homens homossexuais nos livros, as cenas de sexo apresentadas são sempre lésbicas (esperto!). Não quer dizer que haja muitas lésbicas nas histórias! Muitas vezes são apenas experiências da adolescência que se supõem normais entre amigas. Apenas a Sumire é assumida como sendo lésbica e quando se declara a Miu não acontece nada mais que uns amassos. 
    Finais pouco perceptíveis
    O final dos livros é sempre deixado em aberto para interpretação do leitor, sem ficarmos a saber ao certo se os personagens atingiram os seus objectivos, como vai seguir as suas vidas... Uma das interpretações mais curiosas que já li foi acerca do final de Sputnik, meu amor, em que algumas pessoas defendem que K se suicidou para poder voltar a encontrar a Sumire numa outra dimensão. O final de Toru é muito semelhante, o que me deixou com imensas dúvidas...
    E é tudo! Foram estes os pontos que eu e a Su achámos curiosos na leitura dos livros de Murakami e resolvemos partilhar por aqui. A lista era extensa e mesmo assim, de certeza que há muito mais a dizer acerca deste assunto. Já agora, lembram-se de ter falado nos personagens que desaparecem? Pois é, o Sargento não voltou a aparecer até ao final do livro e não se ouviu falar mais nele. Típico do Murakami. Fiquei com pena, porque era um personagem muito cómico. Eu acredito que se suicidou como acontece a muita gente naquele livro... 
    Espero que tenham gostado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)