Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Palácio da Meia-Noite

O Palácio da Meia-Noite, de Carlos Ruiz Zafón, é o segundo livro da séria Neblina. Segundo a nota introdutória do autor, este livro, tal como a Marina (que ainda não tive oportunidade de ler) e O Príncipe da Neblina, foram escritos antes da Sombra do Vento e são direccionados para um público juvenil. Posso desde já dizer que, apesar de serem contos juvenis, são muito bons para qualquer tipo de público. 

Neste livro ficamos a conhecer um grupo de sete amigos que vivem num orfanato em Calcutá e que pertencem a uma sociedade secreta, que tem como objectivo partilhar segredos, conhecimentos e ajudarem-se incondicionalmente. À semelhança do que acontecia em O Príncipe da Neblina, um estranho personagem persegue os protagonistas com o objectivo pouco simpático, claro. A origem deste vilão e os seus objectivos têm muito que se lhe diga! Acabamos por conhecer várias versões para a mesma história, sem saber ao certo qual a mais acertada. 
Como aconteceu com os restantes livros do Zafón, fiquei agarrada desde a primeira página. Mas fiquei até há alguns instantes a tentar decidir se me encheu as medidas ou se apenas foi bom, como aconteceu com o primeiro livro da série Neblina. Foi preciso chegar ao fim do livro para tirar as minhas conclusões. Fiquei com a sensação que o primeiro livro era muito mais assustador. Aquele jardim de estátuas era arrepiante... (Pelo menos na minha cabeça, era!) Mas achei que este tinha uma história mais completa e bem desenvolvida. Acho que o autor conseguiu conjugar bem a existência dos sete amigos, que participaram activamente na narrativa do princípio ao fim, sem deixar nenhum ao esquecimento.

Quanto ao final, tal como no primeiro livro, foi trágico e triste mas não posso dizer que tenha sido inesperado. Já estava à espera de um desfecho semelhante, o que não impossibilitou que ficasse com uma lágrima ao canto do olho. E atenção que não me refiro apenas ao final da aventura! A últimas páginas narradas pelo Ian também são um pouco comoventes. 

Ok, Zafón, continuo a preferir O Jogo do Anjo, mas desta vez convenceste-me um bocadinho melhor!

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

2 comentários:

  1. estou a ler e a adorar como é óbvio. zafon é sempre bom

    ResponderEliminar
  2. É verdade, este escritor é fabuloso :) Só pena nunca mais sair a continuação da Sombra do Vento. Ainda bem que estás a gostar. Já leste o Príncipe da Neblina?

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)