Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

2013 - Em Análise

Estamos quase no final do ano e está na altura de fazer o balanço de tudo o que li ao longo de 2013. De um modo geral foi um ano produtivo e fiquei satisfeita por ter conseguido ultrapassar o meu desafio de leitura do Goodreads, onde me propus ler um total de 30 livros. Sim, eu sei que para muitos, 30 livros é uma meta pequenina. Vi desafios de outros leitores com objectivos de 100 ou mais livros. Fiquei de boca aberta com alguns!

A minha meta foi um pouco mais modesta porque (sejamos realistas) tempo para ler é coisa que não tenho para troca, ultimamente. Isto deixa-me triste e às vezes passo a semana toda à procura de um tempinho para me poder sentar calmamente com um livro durante uma meia hora que seja.

Este ano foi marcado por muitas mudanças na minha vida, que estiveram na origem da minha actual falta de tempo. No início do ano estava a morar noutra cidade e a trabalhar num call center durante a noite. Como as noites eram calmas, sobrava-me sempre algumas horas para ler à vontade. Era tão bom! Depois resolvi que era tempo de mudar de rumo e, em Maio, deixei o call center e mudei-me de armas a bagagens para casa dos meus pais. Ainda estive desempregada durante alguns meses e pude aproveitar para ler e começar um pequenino projecto por minha conta, que ainda mantenho nas horas livres. Neste momento, com um trabalho de gente normal, mais o meu pequeno projecto extra, lá vou conseguindo (de vez em quando) ter as tardes e os serões de domingo para ler. E para já lá vamos indo assim, até que o desemprego me bata novamente à porta. 

Com este balanço pretendo rever os livros que li este ano e quais as cotações atribuídas, para poder criar novos objectivos literários para 2014.

Livros cotados com 5 estrelas 

"A Trança de Inês", Rosa Lobato de Faria

"Feminino Singular", Sveva Casati Modignani

"Memórias de uma Gueixa", Arthur Golden

"Norwegian Wood", Haruki Murakami

 "O Aroma das Especiarias", Joanne Harris

"O Circo dos Sonhos", Erin Morgenstern

"Maligna", Joanne Harris

"O Hipnotista", Lars Kepler

"O Palácio da meia-noite", Carlos Ruiz Zafón

"Os Pilares da Terra  - volume I"


Livros cotados com 4 estrelas

"1Q84" (#3), Haruki Murakami

"A Suspeita", Agatha Christie

"Comer, Orar, Amar", Elizabeth Gilbert

"Histórias de um Portugal Assombrado", Vanessa Fidalgo

"Juntos ao Luar", Nicholas Sparks

"Kafka à Beira-mar", Haruki Murakami

"Rendida", Sylvia Day

"Sputnik, Meu Amor", Haruki Murakami

"O Principe da Neblina", Carlos Ruiz Zafón

"Sono", Haruki Murakami

"A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol", Haruki Murakami

Livros cotados com 3 estrelas

"Danças e Contradanças", Joanne Harris

"Irmãos de Sangue", Nora Roberts


Livros cotados com 2 estrelas

"Refletida", Sylvia Day


Livros cotados com 1 estrela

"Engano", Philip Roth


Para além destes livros, ainda tentei fazer uma pequena maratona apenas com livros da Agatha Christie. O objectivo seria ler o maior número possível de livros da autora até ao final do ano e, para além disso, ficar a conhecer melhor a sua obra.  Apesar de ter curiosidade com a série Miss Marple, fiquei-me apenas pela série Hercule Poirot. Talvez deixe a solteirona para o ano que vem. 

Comecei por ler os livros salteadamente, mas para o final resolvi ler pela ordem de publicação. Segue-se a lista de livros lidos e respectivas cotações.

Livros cotados com 5 estrelas

"Café Negro"

"Os Quatro Grandes"

Livros cotados com 3 estrelas

"A festa das bruxas"

"Treze à mesa"

"Crime no Campo de Golfe"

"O Misterioso Caso de Styles"

"Poirot perde uma cliente"

Livros cotados com 3 estrelas

"Os primeiros casos de Poirot"

"As investigações de Poirot"

De  um modo geral, posso concluir que o autor que mais li foi, sem dúvida, Haruki Murakami. Descobri este escritor em 2012, com a leitura dos dois primeiros livros da trilogia 1Q84. Gostei tanto que nunca mais parei. Ao olhar para esta lista, noto, com alguma tristeza, que li apenas dois livros de escritores portugueses. Shame on me! Acho que tenho que corrigir isso no próximo ano. 

Como podem ver no blog, neste momento estou a ler o Lennox, mas já estou mesmo a ver que até ao final do ano não vou conseguir ler muito mais. Tenho também um livro da Agatha Christie em pausa. Isto não anda fácil nestes últimos meses. 
Qualquer alteração até ao final do ano ainda actualizo este post, mas para já vou pensar quais poderão ser os objectivos para 2014. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)