Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Café Negro



Café Negro, de Agatha Christie, foi escrito originalmente em 1930 como uma peça em três actos. Terá sido Charles Osborne, biógrafo de Christie, que se encarregou de transformar o texto em romance.

A aventura decorre em 1934, quando Hercule Poirot é convocado por um cientista inglês, Sir Claud, que teme que alguém da sua família lhe tente roubar a fórmula da sua mais recente descoberta cientifica. A família não é muito numerosa. Temos a sua irmã solteirona, o filho, a nora e uma sobrinha vinda já não sei bem de onde. Para além destes há ainda o mordomo e o secretário de Sir Claud. Como em todos os livros de Agatha Christie, alguém tem que morrer e este não é excepção. Quando Poirot chega à residência de Sir Claud descobre que este faleceu alguns instantes antes e, a investigação de um possível roubo passa a ser também a descoberta de um assassino. 

Gostei muito deste livro, talvez seja mesmo um dos melhores que li até agora. Confesso que fiquei um pouco desiludida quando cheguei ao fim do livro e reparei numa nota que informava que o livro não tinha sido escrito mesmo por Agatha Christie. Mas confesso que não notei qualquer diferença dos restantes livros. Reparei que saiu este mês um novo livro da escritora e agora questiono-me se o sistema terá sido o mesmo. Tenho que investigar! 

Acho engraçado que nestas histórias há sempre um mordomo (porque Poirot só ajuda gente fina e rica…) e a minha tendência é sempre para pensar “será que a culpa é do mordomo?”. Mas a Agatha fugiu a este cliché, e ainda bem. Mas ainda assim, gostava de ver o mordomo a ser culpado em algum livro.
Desta vez já fiquei com uma ideia do que aconteceu ao Capitão Hastings, que deixa de fazer parte das investigações de Poirot, mas para saber mais vou ter que ler Os Quatro Grandes que, aparentemente é o ultimo caso de Poirot e Hastings. Talvez seja o próximo, logo se vê.

Quanto a este, recomenda-se! E a maratona continua…

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

1 comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)