Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os Primeiros Casos de Poirot



O livro Os Primeiros Casos de Poirot é uma compilação de contos onde são relatadas algumas aventuras do famoso detective. Os contos são narrados pelo capitão Hastings, que acompanha Poirot em alguns casos. 

É um pouco difícil formar uma opinião acerca deste livro uma vez que não se trata apenas de uma única história e os factos são-nos apresentados a uma velocidade enorme. Talvez esta seja a única vantagem já que em pouco tempo ficamos a conhecer o final da história. Assim também se pode dizer que o livro lê-se bem e rapidamente. 

Os contos que mais gostei foram A Maldição dos Lemesurier e O Duplo Delito, apesar de todos serem igualmente interessantes. Pessoalmente não sou fã de livros de contos e talvez seja por isso que este não me deixou satisfeita como acontece com outros livros da escritora, mas podia ter sido pior. 
Reparei numa característica do Hastings que se repete em todos os livros que li até ao momento, e neste livro de contos ainda foi mais evidente. Há sempre um personagem com quem ele simpatiza ou com quem não simpatiza imediatamente. O curioso é que quando o Hastings não simpatiza com algum dos suspeitos, este acaba por ser inocente. Quando simpatiza, provavelmente é culpado… Enfim, mais uma vez o Hastings é um personagem curioso. 

Acho que para quem nunca tenha lido nada da Agatha Christie este pode ser um bom livro para começar uma vez que é uma leitura mais leve e os contos são pequenos. Por outro lado, para quem já conhece, talvez se torne aborrecido. Pessoalmente gosto muito da forma como Poirot conduz as suas investigações e dos interrogatórios que são feitos aos suspeitos de uma certo crime, bem como as contradições e mentiras que vão sendo reveladas ao longo da história, coisa que raramente acontece neste livro.

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)