Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Poirot Perde uma Cliente


Poirot Perde uma Cliente, é considerado uma das obras primas de Agatha Christie, segundo a nota inicial no livro. Não posso dizer que concordo porque ainda não li muitos livros da escritora, mas posso dizer que até ao momento foi o que mais gostei. 

Nesta história conhecemos Emily Arundell, uma senhora de idade e de saúde fraca cuja família aguarda impacientemente a herança que irá deixar. Certa noite, a Sra. Arundell sofre um acidente e cai das escadas e apesar de ficar com algumas dores e hematomas, consegue sobreviver. Desconfiando de toda a família e receosa pela sua segurança, muda o testamento e escreve a Poirot, pedindo a sua ajuda. Poirot recebe a carta dois meses depois de ser escrita e, intrigado, descobre que a sua cliente já faleceu. Ainda assim, entusiasmado por conhecer a psicologia de mais um crime, aceita o caso.
Fiquei encantada pela astúcia do personagem e pela metodologia que usa ao longo do caso. Achei muito engraçado as mentirinhas que foi inventando perante cada suspeito para que lhe fossem respondendo às questões, e também a forma como, inocentemente, se defendia quando Hastings troçava das mentiras que criava. Mais uma vez Hastings andou à nora durante todo o caso…

Desta vez já tentei prestar mais atenção ao comportamento dos suspeitos para que no final não me surpreendesse tanto quando o assassino fosse revelado. Foi quase em vão… Estive perto de acertar mas saiu-me completamente ao lado. Para Agatha Christie, o culpado nem sempre é o personagem mais violento, ou mais ganancioso, ou mais desequilibrado. Quem tem motivo para praticar o crime nem sempre tem coragem de o fazer e acabamos por ser surpreendidos quando a verdade nos é revelada.
Este livro já é um bocadinho maior mas ainda assim, lê-se igualmente bem. O suspense que se cria na procura do assassino envolveu-me de tal maneira que quando me apercebi já estava quase a acabar o livro. Foi muito bom.


Eu sei que devia aproveitar os bocadinhos vagos para experimentar outros escritores e tencionava  fazê-lo, mas agora apanhei o gosto pelo Poirot e acabei por ter outra ideia. Como podem ver aqui de lado, o meu desafio de leitura deste ano já está concluído, apesar de ele continuar a contar os livros que vou lendo. Estava a pensar fazer uma maratona de Agatha Christie. A ideia é desafiar-me a mim própria, e ler o maior número possível de livros da escritora até ao fim do ano. O que acham?  Só espero não enjoar policiais…   

Vai seguir-se mais um! Desejem-me boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)