Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Criaturas Maravilhosas


Não é agradável olhar para o nosso desafio de leitura, que em apenas 14 dias já conta com 3 livros terminados? É bom, não é? Pena é a ilusão de que o resto do ano vai continuar a assim... Pelo menos, estou a começar bem, já não é mau. 

 Passando ao livro! Criaturas Maravilhosas, de Garcia e Stohl, é um livro do género fantástico, com muito romance à mistura. Antes de iniciar a leitura andei à procura de opiniões de outros leitores e vi muitos comentários negativos. Em geral acharam o livro chato e igual a tantos outros. Ainda assim, atirei-me de cabeça e com grandes expectativas. Já tinha visto o filme e foi isso que me motivou a experimentar o livro.  Confesso que ao inicio ainda achei que estava perante mais uma história tipo Crepúsculo, mas rapidamente mudei de opinião. Até percebo que algumas pessoas possam não gostar da história por ser muito fantasiosa e um tanto juvenil, mas não sei como podem achá-la chata... Pelo menos não me recordo de nenhum momento que me sentisse aborrecida. 

A acção decorre em Gatlin, uma cidade sulista cuja população é muito reservada e toda a gente se conhece. Os domingos são passados na igreja e quem não o faz não é visto com bons olhos, e pior ainda se for algum forasteiro. Até porque, em Gatlin, um forasteiro há-de ser sempre um forasteiro. As senhoras ocupam os seus dias agarradas aos telefones, a comentar as vidas alheias, bem como a conspirar contra todos os que são apenas diferentes e têm outras formas de ver a vida. Para grande diversão das senhoras de Gatlin, a mais recente forasteira é Lena Duchannes, sobrinha de Macon Ravenwood, que se muda para Gatlin para viver com o tio e que começa a frequentar o liceu local. A má fama de Macon por estas bandas acaba por se alargar a Lena, que é automaticamente posta de parte e gozada pelas colegas do liceu. Lena é acusada de tudo o que acontece de estranho em Gatlin. O que ninguém sabe é que Lena é uma Encantadora cuja vida vai mudar em breve. 

Como já devem ter percebido, eu gostei muito do livro e apesar das minhas elevadas expectativas, não saí nem um bocadinho desiludida. Para quem já viu o filme, como eu, esqueçam! a história não tem nada a ver. Para além de algumas deixas usadas no filme que são exactamente iguais no livro, a história em si segue rumos muito diferentes e mesmo o final acaba por não estar muito parecido. O livro é bem mais misterioso e há detalhes e segredos que no filme nem sequer são referidos. 

Um dos personagens que mais gostei foi a Marian (que no filme nem existe...), que era a bibliotecária de Gatlin e é também tia emprestada de Ethan. Tinha sempre uma citação adequada a cada momento. Apesar de ter gostado do Ethan, achei que para um rapaz de 16 anos, tem uma mentalidade de quem tem 30, o que acho altamente improvável... 

O final da história acabou por se tornar um pouco confuso. Depois de tudo "acabar bem", deu-me a sensação que no final Ethan não se recorda do que aconteceu, tal como chega a acontecer no filme. Fiquei com esta ideia quando ele refere que tem uma música nova no IPod, coisa que acontece logo no inicio da história. Tenho que ler o segundo livro para perceber melhor. Para quem já leu, o que acharam?



Para mais informação sobre o livro podem clicar aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)