Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Os Jogos da Fome


Há muito tempo que tinha vontade de ler esta história, mas não queria começar sem ter os restantes livros da trilogia. Comprei o primeiro volume ainda em 2013 e, recentemente, quando tive oportunidade de ver o segundo filme, percebi que não podia esperar até daqui a um ano para saber o final da história. Aliás! Não será apenas um ano, pois o último livro vai ser dividido em dois filmes. Não há quem aguente tanto tempo para saber como isto acaba! Então, apressei-me a comprar os restantes livros e agora estou decidida em lê-los todos de seguida. 

Terminei o primeiro volume ontem à noite. Já não aguentava os olhos abertos, com tanto sono, mas a ideia de deixar passar mais um dia sem terminar tornou-se insuportável. 

Tive algumas referências de outros leitores que me deixaram com algum receio de começar a leitura. A Su, por exemplo, desistiu no segundo livro, em parte por já ter visto os filmes e também porque as cenas na arena se tornavam monótonas. Felizmente a minha opinião é um pouco diferente. 

Surpreendeu-me, de facto, as semelhanças entre o filme e o livro. Nunca estou à espera que a adaptação para cinema respeite totalmente o livro, mas neste caso manteve-se fiel. Na minha opinião, que já tinha visto o filme várias vezes, isso fez com que a leitura se tornasse um pouco mais difícil. Já sabia o que ia acontecer, sem grandes surpresas. Mas a vontade de chegar ao fim da história falou sempre mais alto. E não deixa de haver alguns detalhes que não passaram para o grande ecrã! Por exemplo, depois da ceifa, o pai do Peeta também se despede da Katniss e oferece-lhe biscoitos (que mais tarde, como é uma tonta e desconfia do Peeta por tudo e por nada, os deita pela janela do comboio). O capítulo final do livro, quando os tributos assistem aos "melhores momentos" dos jogos e a sua viagem de regresso a casa, também não é adaptado para o filme da mesma forma. Faltou o vestido inocente da Katniss, o reencontro romântico com o Peeta, e o momento em que o Peeta descobre que tudo não passou de uma encenação. 

Julgo que não vale a pena estar aqui a resumir ou a explicar a história, porque já todos a conhecem minimamente. Eu adorei o livro, adorei a Katniss, mas acima de tudo, adorei o Peeta. Quem é que lê isto e consegue não gostar dele?? Ele é tão querido e acho que se percebe desde o início que os seus sentimentos são verdadeiros. Já a Katniss, apesar de agir sempre a pensar no espectáculo que está a proporcionar ao público, também admite que não quer perder o rapaz do pão. O que seria muito fofo, se depois ela não estragasse tudo! O final do livro deixou-me tão triste...

Por outro lado, também me deixou ainda com mais vontade de começar o segundo volume. A leitura também não vai ser fácil, porque também já vi o filme (várias vezes, outra vez...) mas estou tão desejosa de voltar a esta história e chegar ao último livro, que acho que nada disso vai importar. 

No Goodreads dei-lhe uma cotação de 4 estrelas, não por não merecer as 5, mas porque fico à espera de me surpreender no final (que é a única parte da história que ainda não sei!). 

Vamos a isto!
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste, spi! :D estavas tão entusiasmada :D

    ResponderEliminar
  2. E espero continuar entusiasmada no segundo livro. Já viste o filme?

    ResponderEliminar
  3. Ainda não, quero ver também com o mano. Qd o filme deu no 1 de janeiro ele não adormeceu enquanto não acabou! Ficou td contente qd lhe disse que já tinha o 2º comigo :D

    ResponderEliminar
  4. Boa! Não sabia que o teu irmão gostava. Fico feliz por ter sido útil :)

    ResponderEliminar
  5. Opah fico tão feliz que tenhas gostado!!! Eu sou suspeita já sabes que adoro, mas mesmo assim, tinha medo que não gostasses. Há imensos detalhes nos livros que, mesmo que já se conheça os filmes, é fantástico ler! E o 2º livro é muito bom, tem uma cena de quase,,, ai cala-te que não posso contar!!! Tenho quaseee a certeza que vais adorar!
    Beijoca

    PS: O peeta... aiii o peeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau!! agora fiquei curiosa! E já percebi que é alguma coisa que o segundo filme não conta! Mas não digas! Já comecei e já vou quase nas 100 páginas.

      Ai o Peeta, bem podes dizê-lo! E melhor ainda é ver o Peeta com a cara do Josh Hutcherson. Ai ai...

      Depois partilho a opinião deste :)
      beiinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)