Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 9 de março de 2014

A História de Anouk

A História de Anouk é, na verdade, o único conto que me interessava ler no novo livro da Joanne Harris. Não me interpretem mal, mas não sou fã de contos. Acabam muito rápido e por vezes deparo-me com detalhes mal explicados. Isso deixa-me um pouco insatisfeita, regra geral. Também já percebi que não se deve ler um livro de contos de seguida. Não é assim que se faz. Lê-se um hoje, outro noutro dia... Mas mesmo assim...

Calhou mal ter lido O Aroma das Especiarias há tanto tempo. Há muitos detalhes que já não recordo e até mesmo alguns personagens já se tornam confusos. Nem me lembrava sequer o nome da irmã da Anouk... 

Recordo-me, no entanto, que quando terminei o livro fiquei com a ideia de que o Roux ia voltar para o rio e a Viane estava novamente a ser chamada pelo vento, para onde era mais precisa. Mas o final da história ficou em aberto, sem qualquer conclusão, deixando a esperança de um novo livro da série Chocolate para breve. Quando soube que ia ser publicado um final alternativo, essa esperança foi-se. 

Fiquei, no entanto, a pensar que algumas das minhas dúvidas seriam esclarecidas. Eles sempre se separam? A Viane volta a seguir o vento? Voltarão a encontrar-se?

Depois de ler o final alternativo, posso dizer que fiquei exactamente com as mesmas dúvidas, mas algo mudou. Talvez o feitiço que a Anouk faz, na casa da Armande, seja um sinal de que poderá haver um quarto livro, falando do reencontro entre os personagens passado alguns anos. Quem sabe?

Mas também, deixem que vos diga: se o Roux vai meter-se no barquinho dele e descer o rio, só porque é o que lhe apetece, e deixa a filha (que até há pouco tempo não sabia que existia) com a mãe, que também vai à vida dela, não dá um bocado de "mau aspecto"??


6 comentários:

  1. Começo a pensar que mais valia a Joanne Harris não voltar a tocar na historia da Vianne e do Roux... :S realmente.. Façamos figas é para uma da Anouk xD (ainda não sabemos quem é o pai dela :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Apesar de ter gostado dos outros dois livros, se tivesse ficado pelo primeiro não tinha sido mau de todo. Também me lembrei disso, mas se ela traz o pai da Anouk para a história, daqui nada isto parece uma novela mexicana

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Deixaste-me ainda mais curiosa!! Oh pah eu quero que Roux e a Vianne fiquem juntos.
    Acho que o ebook não traz esse conto =(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Eu confesso que não me fascinou muito, na altura. Mas talvez seja porque já tinha lido O Aroma das Especiarias há muito tempo e não me lembrava bem da história. Eu também tenho o ebook. Como podem ser versões diferentes, vou ver se o meu tem.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Não consigo encontrar o livro para o comprar. Consegue-me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bea,

      Este conto vem como oferta na compra do livro "Um Gato, Um Chapéu e Um Pedaço de Cordel", de Joanne Harris. Se encontrares o livro à venda numa livraria, confirma que lá dentro trás este caderno mais pequeno que podes ver na foto. Tenho uma amiga que só depois de comprar reparou que o caderno dela tinha sido roubado...

      Aqui fica o link para o livro:

      http://www.wook.pt/ficha/um-gato-um-chapeu-e-um-pedaco-de-cordel/a/id/15448921

      Espero ter ajudado :)

      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)