Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 9 de março de 2014

A Revolta

Desde que terminei o livro, deixei-me ficar um bocado a olhar para o computador e a pensar "o que posso dizer sobre este livro?". Mas nada do que me vem à cabeça parece suficientemente bom para descrever o que vai cá dentro. Detesto quando isto acontece, mas não deixa de ser um bom sinal: ficar sem palavras por causa de um livro. 

Quem acompanhou os posts anteriores, sobre os primeiros livros desta trilogia, sabe o quanto eu estava entusiasmada com este último capítulo. Fico contente por perceber que, apesar das elevadas expectativas, não estou nem um bocadinho desiludida. E digo mais! Raramente fico com vontade de reler um livro, mas não me admirava nada que daqui a uns anos me lembrasse de lhe pegar outra vez. Na trilogia, claro. Acho que da próxima vez que alguém me perguntar "o que sugeres que leia a seguir?", a resposta é óbvia!

Com isto tudo, já deu para perceber que o livro é bom, não é? Pois é, confesso! A história é muito cativante. Gostei particularmente da forma como se desenvolve o amor entre a Katniss e o Peeta. Não é nem um bocadinho parecida com tantas outras em que olham-se uma vez e apaixonam-se perdidamente e andamos o resto do livro em volta disto. Aqui não! Temos o Peeta, que se apaixona ainda em miúdo pela Katniss. Temos a Katniss que não sabe bem o que quer, mas que no fundo gosta muito do Peeta. Não é um amor que nasce, simplesmente. É um amor que cresce, que passa por vários contratempos e que no fim se revela mais forte. Acho que isto sim, é uma verdadeira história de amor. Apesar de ter ficado com pena do "sequestro" do Peeta, achei que foi uma forma muito inteligente que a autora encontrou de levar a Katniss a perceber o quanto gosta dele. Se tivessem simplesmente lutado juntos na rebelião, mais ou menos como nas arenas, no final, admitir que há ali amor, iria soar a falso ou pelo menos a uma coisa forçada. Ao fim de dois livros em que a Katniss "gosta, mas não gosta assim tanto quanto isso" do Peeta, não teria sido a melhor jogada. Em vez disso, a Suzanne Collins deixou-nos sofrer mais um bocadinho (que chegamos a pensar que o Peeta se foi de vez...), deixou a Katniss ver como a vida dela é vazia sem o Peeta por perto e no fim... as coisas até se compõem. 

É difícil falar neste livro sem fazer alguns spoilers. Só me apetece contar tudo! Já sabia que o Finnick não sobrevivia, mas esperava que a sua morte fosse mais enfatizada. Aconteceu e pronto, como se tratasse da morte de um figurante. Não gostei muito... Mas o que realmente me abalou, foi a Prim... Então, depois de ter sido salva da ceifa, no fim é assim? Havia mesmo necessidade? Não poderia ter continuado a estudar medicina? Quando a Coin sugere uma última edição dos Jogos da Fome, teria a reacção da Katniss sido diferente se a irmã ainda estivesse viva? Eu acho que não...

Ah, a Coin! Já me esquecia dela. Que mulher detestável.... É só o que tenho a dizer!

No final do livro fiquei triste, mesmo depois de ler o epílogo. Queria mais! Queria saber mais sobre a vida da Katniss e do Peeta juntos, sobre a nova vida no 12 e talvez sobre o Capitólio. Talvez a Suzanne Collins ainda faça outra história com os descendentes destas personagens, com uma nova revolta. Não seria difícil, até porque já sabemos que no mundo haverá sempre uma guerra e a raça humana está "pré-programada" para se auto-destruir. Começamos esta história a saber que Panem se situa na antiga América do Norte. Há 12 distritos, cada um fornecendo alguma coisa que o Capitólio precise. Os habitantes dos distritos são sobreviventes de uma guerra nuclear que quase acabou com a raça humana. Não seria improvável que as coisas desabassem outra vez.
Quem já leu, o que achou?

3 comentários:

  1. Fantástico! Sentimos exactamente as mesmas coisas! É fabuloso! Não podia estar mais de acordo contigo em tudo o que escreveste!!!
    E fica mesmo aquela sensação de vazio no fim... é terrível, mas tal como tu, sinto que hei-de reler esta trilogia outra vez =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda digo mais! vou "obrigar" os meus filhos a lê-la! E os meus netos! Lol

      Tinhas razão, é realmente uma trologia muito boa! Tinhas referido que algumas cenas foram descritas à pressa. So senti isso em relação à morte fo Finnick. Parece que nem se falou muito mais no assunto. Agora estou curiosa por ver os ultimos dois filmes. Mal posso esperar

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)