Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

TAG - Chatice Literária

Hoje, para variar um bocadinho, trago-vos uma TAG que encontrei aqui! e que achei engraçada. É uma boa oportunidade para partilhar algumas das minhas frustrações literárias... 
Sintam-se à vontade para roubar, mas depois quero saber as vossas respostas :)

1. Um livro que achaste que seria fixe, mas acabou por ser chato.
Engano, de Philip Roth. Quando li a sinopse achei que o livro deveria ser bastante interessante, no entanto, cheguei a meio do livro quase sem perceber a história.Resumindo: desisti. 

2. Um livro que todos dizem que é fantástico, mas que não gostaste.
Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami. Não é que não tenha gostado do livro, porque na verdade até gostei. Afinal de contas, o Murakami é um dos meus escritores favoritos. Acontece que quem me sugeriu este livro (e ainda foram algumas pessoas) falaram nele como se fosse a obra prima do autor. No entanto, eu não achei assim nada do outro mundo, ao ponto de por o livro nas alturas. Talvez o fizesse com o Norwegian Wood, mas não com este. 

3. Um livro que tinha tudo para ser bom, mas que afinal era chato.
O Perfume, de Patrick Suskind. O livro é bom, sem dúvida alguma. Mas tem alguns capítulos que se tornam difíceis de ler por serem um pouco chatos. 

4. Um livro com um personagem intragável.
O Diário Azul, de James A. Levine. Já não me recordo do nome do personagem em questão, mas trata-se de um cliente que Batuk tem que aturar durante alguns dias. Não passa de um miúdo pouco mais velho que ela, mimado e frustrado e que no final consegue superar-se e ser ainda mais detestável. Eu senti alguma dificuldade em ler este livro, pela história em si e em particular por causa deste personagem. 

5. Um livro com um final horrível. 
Podia responder novamente O Diário Azul, mas para não me tornar repetitiva, vou escolher O Principe da Neblina, de Carlos Ruiz Zafón. Confesso que tive alguma dificuldade em aceitar a morte de Roland. 

6. Um universo em que não gostarias de viver.
Esta é fácil: Os Jogos da Fome, de Suzanne Collins. Adorei esta trilogia. Mas a miséria em que as pessoas viviam nos vários distritos era revoltante. Apesar de tudo, as pessoas do 12 ainda tinham sorte porque os soldados da paz fechavam um pouco os olhos ao contrabando, caso contrário também morreriam à fome. Também dispensava viver no Capitólio só para não ter que usar aquelas roupas tão esquisitas. Nem pensar! A única coisa que me faria considerar viver neste universo, era se tivesse um Peeta só para mim. Assim, sim! Ahahah

7. Um livro que tens na estante, mas tens medo de ler por parecer chato.
Peito Grande, Ancas Largas, de Mo Yan. Não é por nada, mas eu já o comecei a ler há um ano e tal e, apesar de achar a história interessante e ter alguma curiosidade com o rumo da história, a escrita não me cativou...

8. Um livro que tinha tudo para ser chato, mas foi bom.
Divorciada aos 10 anos, de Nujood Ali. Simplesmente porque este tipo de livros não é bem a minha praia e aborreço-me facilmente com auto-biografias e semelhantes. No entanto gostei deste livro. Continua a ser uma história trágica e revoltante, mas tem um final feliz. E é interessante conhecer a Nujood, uma menina com apenas 10 anos mas com muita garra para lutar por si e por aquilo em que acredita. Foi uma boa surpresa. 
Posso também aqui incluir Os Pilares da Terra, de Ken Follett. Ainda só li o primeiro livro e, numa primeira tentativa acabei por o deixar de parte. Sempre que lhe pegava, quase adormecia. Mas depois dei-lhe uma nova oportunidade e acabei por gostar bastante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)