Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Levantando uma pontinha do véu :)

Ontem disse-vos que tinha um segredo, e apesar de só ter intenção de o revelar no final do mês, parece-me justo explicar-vos em que contexto se insere este mistério. Que é assim como levantar um pouco a ponta do véu. 

Como já perceberam ao acompanhar alguns dos posts anteriores, ando há alguns meses a ser acompanhada por uma nutricionista e a apostar um pouco (mais que o normal) na actividade física. Mais do que perder peso, ando numa luta constante com o meu colesterol alto, que é genético pois a família do meu pai carrega esta bela herança e eu não consegui escapar à regra. Posso dizer-vos que desde os 16 anos que faço medicação para baixar os valores, sempre com pouco sucesso. E esta falha de sucesso é muito simples de explicar, pois o médico até me disse o que eu podia e não podia comer (assim por alto), mas não me impôs regras... Por exemplo: aconselhou-me a comer muita fruta e eu comia "um bocadinho mais de vez em quando" que o normal. O mesmo acontecia com o peixe, os legumes e afins... Com ajuda da nutricionista consegui corrigir este erro e aprender a comer um pouco melhor, com um plano alimentar e com regras e com algumas asneiras de vez em quando, mas nada comparado com o antigamente. Aliás, ao falar disto com a rapariga, ela também me disse que a função do médico é apenas de receitar um medicamento que resolva o problema e pouco mais que isso. E aqui há outro factor importante que por vezes me impedia de seguir a medicação: o preço dos medicamentos. Fui incumbida de tomar uns medicamentos caríssimos (mesmo com a comparticipação) e cuja caixa nem dava para 1 mês. Andei anos a perguntar ao médico se não haveria um genérico ou algum mais barato, pois a minha carteira não acompanhava aqueles preços. Ou seja, tinha meses que tomava e tinha meses que não tomava nada, o que só piorava a situação, e isto reflectia-se na medição de massa gorda durante as consultas de nutrição. 

Desde que comecei a controlar a alimentação, que as coisas melhoraram. O colesterol estava alto, mas muito mais baixo que o habitual. A pouco e pouco fui obtendo resultados satisfatórios. Até há cerca de dois meses a trás, quando voltei a fazer análises e os valores estavam outra vez nas alturas. Não sei bem o que se passou. Coincidiu com uma alteração no plano alimentar, que passava por incluir uns quantos iogurtes magros por dia (substituindo a fruta), o que pelos vistos não foi a melhor ideia. O médico apressou-se a mudar-me a medicação (riam-se!) para uns medicamentos a metade do preço dos iniciais e que dão exactamente para um mês completo. Lembro-me de estar no consultório e perguntar assim com algum medo, quanto iam custar os novos medicamentos. Ao ouvir só consegui pensar "dai-me paciência meu Deus, porque se me dás força eu bato-lhe..."

No inicio do mês não tive oportunidade de ir à consulta de nutrição, por causa dos meus azares com o carro e com o smarthphone, por isso não sei como está a medição do peso, da massa corporal e restantes. Mas já tive oportunidade de testar o colesterol e sei que reduziu para metade. No final do mês terei nova consulta e já ficarei a saber mais.  E o meu segredo passa por aqui, pois tenho um novo aliado nesta batalha constante e posso dizer-vos que tenho visto a celulite a desaparecer a olhos vistos. E não, não encontrei "O" creme milagroso. Lamento :) Mas à conta disto estou à espera de ter boas notícias no final do mês. 

Conseguem adivinhar quem é (ou o que é) o meu novo aliado?


1 comentário:

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)