Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A VibroFit

Tal como vos prometi há alguns dias, gostava de vos deixar algumas informações sobre a placa vibratória que tenho usado. Estas dicas servem para qualquer placa, seja ela de que marca for, mas não se esqueçam que o ideal é ter aconselhamento profissional. Com certeza que num ginásio já é frequente encontrar estes aparelhos, juntamente com um personal trainer que vos oriente nos primeiros treinos. 

A minha VibroFit é igual à que podem ver na imagem (não, não vou partilhar nenhuma foto comigo lá em cima a tremelicar, lamento muito!) e foi adquirida em segunda mão a uma colega de trabalho. Entretanto também já pesquisei pelo olx e encontrei vários aparelhos deste género a preços semelhantes ao que eu investi. Há algumas máquinas mais recentes que trazem mais acessórios para diversos exercícios, mas a minha é muito simples. Tem três programas pré-definidos, com duração de 10 minutos, em que a velocidade vai variando a cada minuto. Estes três programas correspondem, como podem deduzir, a um treino leve, intermédio e alto. Mas também tenho a possibilidade de criar o meu próprio treino, modificando a velocidade sempre que me apetecer, nunca ultrapassando o tempo máximo de 10 min. Claro que ao fim dos 10 min, posso perfeitamente recomeçar. 

A questão da velocidade programada é muito importante porque vai definir a zona do corpo que está a ser trabalhada. Claro que isto deverá variar consoante a altura e o peso da pessoa, mas no meu caso noto que em velocidades mais baixas é exercitada a zona da barriga e costas, e à medida que vou aumentando a velocidade a vibração vai baixando em direcção ao meu rabo e pernas. Isto também pode variar com a posição que se escolhe para fazer o treino, pois podemos optar por várias posições que permitem exercitar zonas específicas do corpo. Sobre este assunto encontram imensos vídeos no Youtube e o manual da máquina também tem algumas sugestões, portanto não me vou alargar mais neste ponto. 

Como qualquer tipo de treino, tem também as suas vantagens e desvantagens e é preciso ter algumas precauções. Deixo-vos a lista de restrições:

  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres com DIU recentemente implantado (pessoalmente, mesmo que não fosse recente não me arriscaria...);
  • Pessoas com doenças cardíacas ou vasculares severas;
  • Portadores de tumores;
  • Pessoas em recuperação pós-operatória ou infecciosa;
  • Epilépticos;
  •  Portadores de próteses no joelho, bacia ou pinos metálicos
  • Portadores de hérnias 
Quanto aos benefícios, são bastante apelativos. Deixo-vos a lista, dividida em três categorias:

Estética

  • Redução de gordura corporal;
  • Massagem e relaxamento (costumo usar a minha ao final do dia, e é uma maravilha para relaxar);
  • Combate a celulite;
  • Drenagem linfática;
  • Estimulação do intestino;
  • Firmeza da pele; 
  • Aumento da densidade muscular;
  • Aumento do metabolismo
No organismo em geral

  • Reduz a gordura visceral e subcutânea;
  • Melhora a massa muscular;
  • Aumenta a densidade óssea (recomendada a pessoas com osteoporose);
  • Reduz o colesterol e o excesso de gordura no corpo;
  • Fortalece as articulações;
  • Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal;
  • Aumenta a força muscular
Medicina e reabilitação
  • Tratamento de varizes (esta desconfio um pouco...);
  • Melhora o equilíbrio;
  • Pode ser usada em fisioterapia;
  • Recuperação de acidentes e contusões
  • Osteoporose e artrose;
  • Problemas circulatórios
  • Tratamento de dor e rigidez das articulações

O uso destas plataformas já é considerado o exercício do futuro, uma vez que nos permite exercitar o corpo de uma forma simples, rápida e sem necessidade de transpirar. Supostamente, com apenas 30 min de treino com a placa queima entre 200 a 300kcal, correspondendo a um treino normal de 90 min. Ou seja, é prático para quem  tem pouco tempo para se exercitar e assegura resultados mais rapidamente do que o treino habitual em ginásio ou com corrida. 

No entanto, também sei que transpirar faz bem à saúde. E a verdade é que é a única forma que tenho de ter a certeza que estou a desgastar as calorias ganhas com as asneiras que vou comendo de vez em quando. Por isso acho que a melhor opção é usar a VibraFit como um complemento ao treino normal. Como vos referi no post anterior, durante o mês passado optei por treinar apenas com a VibraFit para poder ver que resultados obtinha desta forma. E não foram maus, mas este mês quero conciliar com caminhadas, corrida e bicicleta. Até porque a minha nutricionista exigiu que no dia 9 de Setembro, dia da próxima consulta, eu já tenha menos dois quilinhos. Vai ser giro... Também me mudou o plano alimentar, mas vou deixá-lo para outro post (acho que este mês vou passar alguma fomeca...)

Aproveito também para vos contar que ontem, tal como tinha anunciado no blog na semana passada, realizou-se a caminhada das fontes, em Castelo de Vide, integrada nas actividades do Festival Andanças. Eu fui uma das guias e posso dizer-vos que foi giro e que irei preparar um post sobre este passeio e também sobre o festival, que visitei ontem à noite pela primeira vez e fiquei fã. Vou lá voltar mais vezes de certezinha!! 
E vocês estão à espera de quê para vir ao festival?

Por hoje é tudo, sorry for the long post!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)