Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dia de caminhada # 3

No domingo passado fui fazer mais uma das minhas caminhadas, mas desta vez apeteceu-me alterar o percurso. Percorrer sempre o mesmo cenário também aborrece e já ando há algum tempo com vontade de fazer o circuito de manutenção que existe na serra de Castelo de Vide. Já não o faço há muitos muitos anos, desde os tempos do meu liceu, e não sei bem como estará o caminho. Lembro-me que já nessa altura as estações de exercício, construídas em madeira, estavam um pouco degradadas, tanto pelas intempéries como por vandalismo. Mas não deixava de ser um percurso agradável por estar integrado na serra, em contacto com a natureza. 

No entanto, há alguns anos atrás, construíram uma variante para que os camiões pudessem entrar em Castelo de Vide sem terem que passar por dentro da vila. Quem conhece isto por aqui consegue perceber que a vida dos camionistas não era fácil... E desde então que o circuito de manutenção caiu em desuso e a variante passou a ser o percurso da moda. Cerca de uma hora de caminhada, para quem partia de dentro da vila, dirigindo-se à variante e fazia o percurso na sua totalidade até voltar ao centro da vila. Não digo que não seja um percurso válido para a prática desportiva, porque é de facto. Mas torna-se monótono, sempre com a estrada ali ao lado. Concluindo: agora tenho medo de me aventurar pela serra sozinha porque com o circuito ao abandono não sei bem o que posso lá encontrar. 

No domingo lá fui eu, decidida a fazer o circuito de manutenção mas não esperava com outro contratempo: os abusos da noite anterior. Não, não andei a beber como uma louca, mas dei um saltinho às festas de Alegrete e acabei por me deitar tardíssimo. Mas mesmo assim, estava decidida a ir caminhar! Acordei pouco depois das 9.30h da manhã (sem dúvida uma hora muito boa em pleno verão), tomei o pequeno almoço, equipei a mochila, calcei os ténis e lá fui eu, cheia de sono, mas sempre muito decidida a ir fazer o circuito de manutenção. Reparei que a minha mãe ainda me ficou a olhar como se fosse doida por ir caminhar àquela hora. Ela lá sabia.... 

Encaminhei-me para a variante, que dá acesso ao inicio do circuito e em coisa de dez minutos lá cheguei. Já suava por todos os poros, tal era o calor que fazia àquela hora... Dez minutos, foi quanto bastou para me demover da minha determinação. Não sou maluca o suficiente para me aventurar sozinha pela serra e com um cenário de 30º à sombra às 10h da matina. Resignei-me a dar a voltinha à variante, aquela coisinha sem sal... E lá fui eu com uma nuvem de frustração por cima da cabeça o tempo todo. 

E para terminar o percurso, que de difícil e cansativo teve pouco (ou mesmo nada), ainda tive que subir umas escadas que são do tipo mais irritante que pode haver. Degraus baixinhos e intercalados de três degraus com um bocado de chão a direito. Parecendo que não, aquela merd* cansou-me mais que a caminhada toda. Quem é que teve a ideia de fazer escadas assim? A sério, quem?! 

Cheguei a casa e a minha mãe ainda me perguntou "Já???". Tinha passado nem uma hora que saí de casa. Nem teria ido, se ela me tivesse avisado do calor que estava em vez de ficar a olhar para mim como se eu fosse um ET. 

Conclusão no meio de isto tudo (sim, tenho uma conclusão a tirar no meio deste relato): preciso de um/a companheiro/a de caminhadas. E isto porquê? Porque supostamente, quando nos comprometemos a fazer exercício com mais alguém, somos mais fiéis a essa rotina. No fundo não queremos desapontar ou faltar à pessoa com quem nos comprometemos. E isto não é só por uma questão de compromisso, mas também para me poder aventurar em alguns percursos que não me sinto à vontade para fazer sozinha. Se bem que a parte do compromisso é um grande incentivo para nos obrigarmos a sair e a mexer as banhas. E se tivermos com quem ir conversando, até o tempo passa mais depressa. 

Assim sendo, aqui fica o anúncio: Procura-se em Castelo de Vide. 

Su, que tal começarmos  fazer as assembleias em movimento? (já sei, vou sonhando... ahahahah)

11 comentários:

  1. Também concordo contigo no que toca a companheiros de exercício... Ajuda a motivar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, podem fazer toda a diferença entre ir fazer alguma coisa de útil ou ficar a vegetar no sofá

      Eliminar
  2. Ah! Enganas-te, que estou mesmo a precisar :S ando perra... Eu comprometo-me contigo a partir de Novembro, vá :p hehe "Assembleias em Movimento" tem piada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Boa! Tenho muita pena por termos deixado essa rúbrica falecer

      Eliminar
  3. Gosto tanto dos teus relatos da serra... Acho que vou roubar o teu nome "Assembleias em Movimento"! Às vezes precisamos dessas assembleias, outras vezes, desde que o percurso seja seguro, andar sozinhos também é bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda, fico contente por gostares dos relatos e rouba à vontade que eu não me zango!

      É verdade, eu gosto bastante de andar sozinha porque são momentos que reservo só para mim. Também é bom passarmos tempo só na nossa própria companhia. Mas a companhia é um bom incentivo e ajuda a afugentar a preguiça.

      Eliminar
  4. Olá,

    Excelente local para se fazer caminhadas, algo que tambem gosto e faço com frequência, e só posso estar solidário fazer sozinho desmobiliza um pouco, mas por vezes acaba por ser bom, para falarmos com os nosso botões :D

    bjs e boas caminhadas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bem vindo ao meu espacinho.

      Não podia concordar mais. Prefiro muito mais falar com os meus botões durante uma caminhada ou mesmo um passeio, do que fazê-lo em frente à tv ou algo do género.

      Há quem me diga que com caminhadas não se faz exercício nenhum (que não é bem assim, mas enfim...) mas só para poder apanhar ar e passar um tempo comigo própria já valeu a pena.

      Eliminar
    2. Aproveito sempre estas caminhadas solitárias para fazer as minhas reflexões e ainda se consegue apanhar amoras e tal vale sempre a pena uma caminhada, sou admirador ehehe

      Bjs

      Eliminar
    3. Ui amoras... Ainda me lembro quando era pequena e ia a casa do meu avô, trazia sempre de lá figos, uvas e amoras silvestres que cresciam à entrada da quinta. Uma maravilha.

      Tenho alguns amigos que quando precisam de reflectir pegam no carro e conduzem até lhes apetecer. O nosso método sempre é mais económico e amigo do ambiente ahahah

      Se procurares na etiqueta das caminhadas tenho algumas fotos de uma das minhas voltas mais comuns. De certeza que vais gostar.

      Eliminar
    4. Viva,

      Sem duvida temos que aproveitar a caminhada eheheh

      Sim por norma onde mais o faço até é na praia, local preferido para as caminhadas, mas a Serra tambem é um excelente local, ar puro :)

      Vou espreitar sim ;)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)