Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

E parece que o Inverno veio para ficar...

Para além do verão frio que tivemos este ano, sinto que ele passou por mim e eu nem dei por nada. Isto porque passei a estação toda a trabalhar, sem ter direito a férias ou algo que se pareça, e porque não consegui fazer uma escapadinha que fosse à praia, ou mesmo a alguma barragem aqui por perto. Nas poucas ocasiões que poderia ter ido passear e apanhar um pouco de sol, acabava sempre por chover. Sempre, não estou a exagerar. E com isto lá passou o verão. 

Ainda há uns dias surgiu este tema em conversa e houve quem defendesse que este ano íamos ter verão quase até Novembro. Não estranhei... Ainda me lembro dos meus tempos de estudante em que passava o mês e meio de praxes, sempre com bom tempo. Vá, excepto no ano em que praxei de facto. Apanhei uma constipação tão grande, que fiquei uma semana de cama. Mas regra geral, até ao final da tradição das praxes, que em Évora encerra no dia 1 de Novembro, com a cerimónia do capamento e a sapatada, o bom tempo mantinha-se. 

Hoje passei a tarde no meu atelier, onde tenho o meu espaço para fazer um pouco de artesanato, e não pude deixar de reparar na paisagem que avisto da janela. O cinzento foi a cor predominante, apesar de ter havido algumas abertas mais animadas mas sempre de curta duração. Entre muita chuva e alguma trovoada, já deu para relembrar o que me espera o resto do inverno. 

E não estou a exagerar. Por cá, o inverno é sempre mais do mesmo. Por vezes o nevoeiro é tão denso que nem se vê a serra mesmo aqui em frente, ou mesmo a capela da Sra. da Penha. Chega a ser tão denso, que mal se vê a outra ponta da Praça D. Pedro V... E o vento? Isto é tão ventoso, que ao pé da minha casa nem vale a pena pensar em abrir um guarda-chuva. Parece que nesta zona faz corrente de ar e o vento muda de direcção tão bruscamente que os guarda-chuvas suicidam-se...

Hoje foi assim:




5 comentários:

  1. Olá,

    Já se sabe que nestas coisas há vantagens e desvantagens, sinceramente Castelo de Vide é uma região LINDA e que espero voltar um dia.

    Quanto ao muito trabalho, nos dias de hoje é um previlégio, mas sem duvida que férias são algo muito importante :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabe que se vier de inverno tem que vir bem agasalhado. Até de verão as noites são frias.

      Quanto ao trabalho, é verdade as férias sao importantes para descansar. Neste momento já estou desempregada, pois acabei o contrato, mas agora que podia aproveitar, chegou o inverno eheh

      Eliminar
  2. Uma vez que não fiz férias na praia neste verão, tive ainda a esperança de ir à praia em Setembro ou Outubro, como era possível antes... Que ilusão. Há uns 3 ou 4 anos que é assim aqui por baixo também. E ainda dizem que não há estações... Pois logo que este ano o Outono se nota tão bem.
    Por aqui são trovoadas, típicas. O tempo mais húmido e mais chuvoso atribuímos à barragem de Alqueva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era a minha esperança também. Normalmente em setembro ainda há calor.... Mas este ano está para esquecer.

      O que nos tem valido aqui por Castelo de Vide é que, apesar da chuva e do vento, as temperaturas ainda não baixaram muito. Mas é o suficiente para não se saber o que vestir :)

      Eliminar
  3. Este tempo está doido

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)