Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Gente Vazia

Comecei a ler este livro com muito poucas expectativas. Em primeiro lugar, porque o livro era baratíssimo. Aliás, toda a trilogia valeu uma pechincha. E quando as coisas são muito baratas, eu desconfio. Mas a cotação no Goodreads, tanto deste livro como dos restantes, intrigou-me e acabei por fazer o investimento. Por outro lado, o que me levou a pegar-lhe nesta altura, não foi o factor "curiosidade", mas sim o factor "reading challenge" que está assustadoramente atrasado. Resolvi escolher um livro mais leve para tentar recuperar o tempo perdido e este foi o eleito. 

Gente Vazia, o primeiro livro da trilogia As Promessas de Dr. Sigmundus, retrata um universo alternativo em que o mundo como nós conhecemos foi devastado por guerras e pelo instinto violento do ser humano. Até aqui, nenhuma novidade. Quantas histórias que começam desta forma há por aí? Pois....

Nesta história, também à semelhança de outras tantas, emergiu um novo líder na sociedade que contribuiu para a paz mundial, o Dr. Sigmundus. Este desenvolveu uma substância, chamada de Ícor, que passou a ser administrada a toda a população a partir do momento em que as pessoas atingissem a maioridade. Para além de tornar as pessoas mais conformadas com as circunstâncias da vida e de acatarem melhor ordens de superiores, a Ícor também faz com que as pessoas deixem de sonhar, pois segundo o Dr. Sigmundus, os sonhos são a fonte de toda a violência que existe no mundo.

"Os sonhos são os caldeirões dos vossos desejos. Os locais onde as esperanças nascem e os medos escondidos se erguem para vos confrontar."

A sociedade está dividida em diversas classes, desde os empregados de limpeza, funcionários públicos, engenheiros, etc... e não é suposto haver misturas entre as classes. Cada um desempenha o seu papel dentro da sociedade e uma simples troca de palavras com alguém de uma classe inferior é vista como um desacato às leis do Dr. Sigmundus. Se lerem o livro vão perceber melhor esta parte. 

Claro que no meio disto tudo vamos ter dois protagonistas cujos caminhos se cruzam por acaso. Um deles é Dante, um mero ajudante de cozinha que foi acolhido pelo asilo onde trabalha após o suicídio da sua mãe. Conhecemos o Dante com cerca de 19 anos, um ano depois de ter tomado a Ícor pela primeira vez. Só que ele continua a ter sonhos... E temos Bea, uma rapariga prestes a completar 18 anos, altura em que irá tomar a Ícor pela primeira vez. É filha de médicos e o seu destino é tornar-se também médica. Mas quando conhece Dante, muita coisa muda.

Tenho pena de não ter percebido bem em que ano ou em que século decorre a história. Já que se trata de uma história (mais ou menos) pós apocalítica, saber quanto tempo passou desde os nossos dias ajuda-me a acreditar melhor naquilo que me estão a contar. Mas pronto...

Outra coisa que me irritou bastante no livro, e que nada tem a ver com a história: erros ortográficos com fartura!! Nunca li um livro com tantos erros ortográficos. Em alguns sítios até faltam palavras.... Podiam ter feito a tradução com mais calma, não?

Mas, detalhes à parte, tenho que dizer que gostei do livro e, o que começou por ser uma história bem simples, acabou por ganhar muitos pontos ao longo da leitura. Dante e Bea não são propriamente um par romântico, pelo menos não por agora, mas cada um tem um papel decisivo no rumo que a história toma. Gostei da descrição dos cenários e dos enigmas que são desvendados, tal como a verdade sobre o mundo envolvente e as origens de Dante. Achei curioso o autor inserir os sonhos lúcidos como se fossem uma fonte de poder, sempre é uma ideia diferente do que tenho lido. Enfim, que mais posso dizer? Devia começar a ler os livros sempre com baixas expectativas, normalmente acabo a ter boas surpresas.
Para quem gosta de literatura fantástica, de certeza que não se desilude com este livro. 

E agora estou curiosa com o que se segue, por isso vou continuar a ler esta trilogia. O meu reading challenge agradece!

Segue-se O Espelho Quebrado!

2 comentários:

  1. Olá,

    Então e onde compraste a trilogia ? Isso dos livros baratos serem maus tem muito que se lhe diga, o que penso é que sermos pacientes compensa, alias devia ser obirgatório os livros baixarem o preço logo que passe por exemplo 2 anos, nada como promover a leitura :)

    Tenho tantos livros da coleção Argonauta (FC e livros de bolso) por ler e que comprei a 1€ que são muito bons os que já li :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes já não tenho a certeza, mas acho que encomendei na fnac ou na Wook, naquelas selecções de literatura fantástica mais barata. Mas uma amiga já os viu na bertrand ao mesmo preço. Ficam a 1.50 cada, se não me engano e acho que o primeiro ainda era mais barato.

      Concordo plenamente. Tenho tantos livros na minha wishlist que gostava de comprar mas ando pacientemente à espera que surjam em promoções loucas, porque já perdi a esperança que baixem de preço. Tenho vários do Ken Follett em edição de bolso que encontrei baratinhos, mas os que eu quero mesmo mesmo comprar (Um Mundo sem Fim, por exemplo) bem posso esquecer... Já foi uma sorte a Wook ter feito uma promoção com os dois primeiros volumes da trilogia do século que estão com 40% de desconto. O primeiro comprei em segunda mão, por 12 euros. O segundo aproveitei a promoção e usei o meu ppl, ficou também a 12 euros (que é uma diferença enorme dos quais 30 euros que os livros custam originalmente). Agora o último... bem posso esperar...

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)