Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dias como o de hoje.

Adoro dias como o de hoje. 

Saí há pouco à rua para passear os meus cães e apesar de estar um dia de sol, com céu limpo, adorei aquela brisa fresquinha que começa a fazer-se sentir. Se me perguntarem qual é a minha estação do ano favorita, eu não sei bem o que responder. Prefiro o Inverno, é certo. Por muito incómodo que o frio seja, posso sempre agasalhar-me mais um pouco e o problema fica remediado. No Verão, custa-me imenso suportar aqueles dias abafados, em que não corre uma aragem que seja. É desesperante. Mas, ainda assim, quem é que gosta de andar com os cabelos cheios de nós por causa do vento, ou totalmente desalinhados por causa da chuva ou da humidade no ar? Não, decididamente, o Inverno também não é a minha estação favorita. 

Quanto à Primavera e ao Outono, nem sei bem o que isso é. Passamos tão rapidamente por eles que mal dá para aproveitar o meio termo. Este ano então, nem se fala... Já bastava que o Verão mal desse sinais de vida, assim que chegou Setembro vieram também semanas de chuva e trovoada. Mas parece que finalmente acalmou. E verdade seja dita, só no Outono e na Primavera encontramos dias como os de hoje. Se alguma delas é a minha estação favorita? Também não... Mas pouco me deixa tão satisfeita como os dias amenos que trazem. 

Mas não é só a brisa fresca ou o céu azul que me encantam nesta altura. É o aroma das folhas secas que começam a cair das árvores e a colorir as ruas e os jardins. O sabor dos tortulhos em miolada que se fazem esperar o ano inteiro. A Festa da Castanha que já se aproxima. Os passeios pelo campo à procura de nozes que hão-de durar por vários meses. E é também aquela nostalgia de outros tempos, que traziam sempre grandes mudanças. Vem-me sempre à memória aqueles primeiros dias de aulas, tão solarengos que era um martírio estar fechada na sala. E as aulas de biologia, no secundário? Eram sempre no último piso da escola e a única vista que a janela permitia alcançar era o céu azul, enfeitado aqui a acolá, e as andorinhas atarefadas, de roda dos seus ninhos, junto ao telhado. Costumava passar a aula toda a ver esta azáfama.

Mais tarde veio uma nova mudança, que também me vem à memória nesta altura, talvez mais que as restantes. Não posso esquecer o dia em que me vi sozinha, numa nova cidade, sem conhecer ninguém. Foi num dia de Outono como este, e ao final da tarde, quando chegou a hora de os meus pais se despedirem, eu chorei. E eu nem sou nada destas coisas! Hoje sabe tão bem recordar esses momentos, pois foram os melhores da minha vida.


6 comentários:

  1. Olá,

    Ena como estamos hoje, mas é verdade por vezes nem olhamos para o dia que se proporciona e sem duvida que hoje teve um dia muito bom.

    Eu gosto de todas as estações, mas o verão é sem duvida a minha estação preferida, dias maiores, idas para a praia, sempre estamos mais tempo fora de casa,

    Muito bem que o tempo permita mais uns diazinhos destes :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Huuuummmmm aqui para os meus lados não deve durar muito... Esta noite já há muitas nuvens no céu, mais uns dias e chove, de certeza.

      O Verão é sempre a melhor estação por isso tudo que dizes, mas só de pensar no calor que por vezes faz, ui...

      Eliminar
    2. Por estes lados já choveu e penso que por ai tambem eheheh

      Eliminar
    3. Por cá começou hoje, mas já há algumas noites se notavam mais núvens escuras no céu. Mas os dias eram bons... Pronto, chegou o Inverno...

      Eliminar
  2. É muito difícil dizer adeus, sim? Mesmo quando temos certeza que queremos partir.

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)