Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sábado, 29 de novembro de 2014

A visita da Isabel

Há uns dias, enquanto visitava o blog do jornal da minha terra, encontrei uma notícia que anunciava a visita da Isabel Ricardo à Feira do Livro que se iria realizar na escola local. Instintivamente voltei atrás e reli a notícia, não estivessem os meus olhos a pregar-me uma partida. Mas não, tinha lido bem. Era mesmo a Isabel. Eu não a conhecia e até há uns meses atrás nunca tinha ouvido sequer falar no seu nome. Até que, pouco tempo depois de me juntar ao Cantinho do Corvo Fiacha, reparei numa rapariga a promover um novo livro da colecção História de Portugal em Romances, da Saída de Emergência, que acabava de ser reeditado. 

Tal não era o entusiasmo da Cristina ao falar do livro, que acabámos por organizar a leitura conjunta do mesmo para o mês de Novembro. E posso dizer que correu muito bem, conseguimos ir discutindo o livro através do Cantinho, onde cada um expunha as suas teorias sobre a verdadeira identidade do Capitão Gualdim. A cada fase terminada, mais eram os suspeitos e mais eram as teorias... O mais engraçado no meio disto tudo, foi poder contar com a participação da Isabel na leitura conjunta, que esteve sempre muito atenta às nossas teorias e lá foi tentando fazer-nos duvidar das mesmas, dando-nos novas pistas ou apenas tentando despistar-nos. Acabou por ser uma experiência muito engraçada, tanto para nós que pudemos partilhar ideias directamente com a autora, como para a autora que de certeza se deve ter divertido imenso com as nossas divagações. 

Então quando vi a notícia da visita da Isabel, não pude deixar passar a oportunidade de a conhecer pessoalmente, nem que fosse por apenas 2 minutos, e trazer o meu livro autografado. E assim foi. A Isabel chegou a Castelo de Vide ao final da tarde de 4ª feira e jantou por cá a convite da directora da escola e de uma das professoras. E ao final do jantar lá fui ter com elas para um cafézinho e um bocadinho de conversa. Apesar de conhecer as professoras de vista, não as conhecia pessoalmente e o serão acabou por se revelar muito agradável na sua companhia.

Começámos por conversar um pouco sobre esta coisa da blogosfera, pois a Isabel já tinha contado às professoras como todos nós nos conhecemos e falamos diariamente, sem nos conhecermos na realidade. Percebi que ficaram fascinadas e admiradas com este mundo, um pouco à parte, em que a amizade surge tão facilmente entre pessoas que partilham o gosto pela leitura. Também gostaram muito de folhear o meu exemplar de O Último Conjurado, e aproveitámos para lhes falar um pouco da história e das ditas teorias que foram surgindo ao longo da leitura. Entre tantos outros assuntos que foram surgindo naturalmente ao longo da noite. 

Confesso que quando saí de casa ia cheia de medo de conhecer a Isabel. Já tinha ideia de que ela seria uma pessoa muito simpática e acessível à conta da sua participação na leitura, demonstrando sempre o seu sentido de humor e a boa disposição. Mas e se na realidade, não fosse bem assim? Quando cheguei ao restaurante ainda fiquei uns instantes dentro do carro, com um nervoso miudinho a roer-me o estômago, e a pensar no que poderia encontrar. Caramba, nunca ninguém me autografou um livro e também não quero parecer uma daquelas maluquinhas que não se controlam no meio do entusiasmo. Era muita pressão... Felizmente, assim que encontrei a Isabel, que imediatamente se levantou para me cumprimentar, com um largo sorriso e umas bochechinhas bem rosadas (garanto-vos que estava imenso calor no restaurante!) passaram-me os medos.



Acabei por perguntar à directora da escola se havia problema de aparecer numa das sessões da Isabel e prontamente me fizeram sentir bem-vinda. E na quinta lá fui eu, logo pela manhã. Cheguei à biblioteca e passado alguns minutos chegou a Isabel com um malão cheio de livros. Trouxe todos, desde os infantis, aos juvenis e até mesmo aos livros mais para a nossa idade, incluindo a antiga edição de O Último Conjurado (que, deixem-me que vos diga, tem umas ilustrações muito bonitas lá dentro)

Ao longo da sessão, a Isabel falou um pouco sobre todos os seus livros e no final ainda teve tempo para cantar uma lengalenga. Os miúdos adoraram e até eu estava ao canto da sala, a ouvir a Isabel e a ver as ilustrações do livro, com um sorriso na cara. Contou-nos também que muitas das suas personagens são verdadeiras. Desde os personagens da colecção Os Aventureiros, inspirados nos seus sobrinhos, o corvo da mesma colecção que também existe e consegue imitar qualquer som na perfeição, até aos vilões que normalmente são inspirados em pessoas de quem a Isabel não gosta muito e que já lhe tenham feito alguma... Já agora fica o alerta: portem-se bem senão vão parar a um dos seus livros na pele de vilão, e sabem que os vilões nunca têm um bom final!

Senti que os miúdos gostaram de conhecer a Isabel e participaram activamente nas perguntas finais. Gostava de vos poder contar tudo o que a Isabel foi respondendo, acreditem que foi muito interessante, mas vou deixar que descubram mais tarde através de uma entrevista da Su. No final, foram vários os miúdos que quiseram comprar um livro da Isabel e receber um autógrafo. Eu também não resisti e trouxe um exemplar, com a respectiva dedicatória, para oferecer no Natal. Tive também oportunidade de conhecer mais algumas obras da autora, para o público adulto, e fiquei de olho nuns quantos. Não precisasse a Isabel dos livros para mostrar nas restantes sessões, tinha-os trazido quase todos para casa. Isso e não ter muito dinheiro na carteira, claro... Mas isso são detalhes. 

No final despedi-me da Isabel, pois já estavam a chegar os alunos da segunda sessão. Foi um prazer conhecê-la pessoalmente e espero que um dia ela possa cá voltar com mais calma para conhecer melhor Castelo de Vide, que, modéstia à parte, é uma terra linda e que vale a pena visitar com tempo. Esperemos que seja para breve :)

7 comentários:

  1. Olá miga,

    Mas que belo post, adorei e fico muito contente que tenha tudo corrido tão bem, muito bem mesmo.

    Os escritores são pessoas como nós, ja estou habituado e realmente este tipo de convivio marcam, para quem goste tanto de livros como nós eheheh...agora ja sabes como é :D

    Sem duvida que Castelo de Vide é bem bonito, já ai estive e confirmo e tem Marvão ai tão pertinho :)

    Grande post, adorei mesmo

    Bjs e venha essa entrevista ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficou muito grande? Eu avisei que tinha muito texto :)

      Sim são como nós, mas acredito que muitos acabem por ser um bocadinho snobs. Mas pela minha curta experiência, já deu para ver que há pessoas impecáveis (refiro-me à Isabel e ao Nuno, os únicos autores com quem já tive o prazer de conversar).

      Acho que a Isabel ficou com vontade de cá voltar para conhecer melhor. Foi uma pena, porque quando chegou já era noite e no dia seguinte abalou quase depois da última sessão com os alunos. Não lhe deu tempo para passear...

      Fico contente por teres gostado :)

      Quanto à entrevista esperemos que seja para breve

      bjnhos

      Eliminar
    2. Sim ficou grande mas era a unica forma de contares tudo e ficou muito bem ehehe

      Sim o Nuno é impecavel, só mesmo conhecendo pessoalmente :D

      Fico à espera :)

      Eliminar
    3. Olha, também já tenho saudades de ver novidades no teu blog :)

      Eliminar
    4. lol essa tem direitos de autor, estou a ler para isso mas são logo dois livros ehehe :D

      Eliminar
  2. Que boa sessão =)
    Tenha este livro debaixo de olho desde que vi uma blogger (não bem recordo quem :/ ), já há uns tempos, falar muito bem do livro. E ainda por cima, gosto bastante de romances históricos.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      O livro é muito bom. Como refiro na minha opinião, a autora conjugou muito bens os personagens fictícios e a sua história, com a revolução de 1640 e a ascensão do Duque de Bragança ao poder. Revelou-se uma forma mais leve de aprender História de Portugal. Se tiveres oportunidade de ler, aproveita. Vais adorar o Capitão Gualdim :)

      bjnhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)