Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Qual é o teu escritor favorito?

Pois é, tenho andado desaparecida por estes lados. Nem tem sido intencional... Tenho cá vindo espreitar os blogues que sigo, vou deixando alguns comentários por aí, mas quando chega o momento de pensar num post, não me vem nada à cabeça. Na verdade até tenho alguns pensados, mas não são para agora. Por exemplo, já ando a pensar no típico balanço anual, onde vou pesar as leituras de 2014, desancar o meu desafio do Goodreads e fazer alguns planos para 2015. Também ando desejosa de vos mostrar o plano literário que ando a preparar com a Su para o próximo ano, que vai funcionar como uma parceria entre os nossos blogues. Mas também ainda é cedo para isso. Em Janeiro o Delícias à Lareira vai completar 2 aninhos de idade e já ando a pensar na sua comemoração (engraçado... ao escrever isto tive uma ideia para esse dia ehehe).

Como vêm não tenho andado propriamente sem ideias, mas nada que me sirva para acordar o blog deste estado comatoso. Hoje, em jeito de brincadeira, o Fiacha perguntou-me se podia confessar-me uma coisa e eu disse-lhe que sim. Já estava a pensar "o que irá sair daqui?" Então lá me disse que tem saudades de ver novidades no meu blog. Achei imensa piada ao timing dele, pois tinha acabado de fechar o blogger e de estar aqui especada a olhar para uma folha em branco. (Fiacha, meu caro, deves ter um dedinho que adivinha, não?) E depois sugeriu-me que falasse sobre o meu autor favorito, o malandro! Pois, porque toda a gente sabe que não é fácil falar em escritores favoritos e que há aqui muito pano para mangas.

Quando pergunto isto a alguém e me conseguem responder imediatamente, sem sequer pensarem um bocadinho no assunto, eu fico logo desconfiada. É engraçado que eu refiro isto muitas vezes e em contextos diferentes, mas isto acontece-me bastante com algumas meninas que conheço que só lêem livros da Margarida Rebelo Pinto, do Paulo Coelho e outros que tal. Não há problema nenhum em se gostar de um ou de outro, claro. Cada um gosta do que gosta e, apesar de eu ter uma certa embirrância com a MRP (um dia ainda vos explico porquê - um bom tema para outro post), eu mesma já li uns quantos livros de Paulo Coelho e gostei de todos. Mas daí a dizer que é o meu favorito, vai um grande passo. Fica bastante claro que quando alguém escolhe a Margarida Rebelo Pinto para ser a sua autora favorita, estamos a falar com alguém cujos  horizontes literários são estreitos e aí sim, temos um problema. Não querendo passar atestados de estupidez às pessoas, e mais uma vez aceito que cada um gosta do que gosta, mas eu desisto automaticamente de ter uma conversa sobre livros com essa pessoa. Não consigo evitar, já o faço instintivamente. 

Isto tudo para dizer que não é fácil eleger apenas um escritor favorito. É até uma questão bastante complexa. Como é que uma pessoa elege o melhor dos melhores? Aquele que nos satisfaz em todos os sentidos? (Esta até soou um bocadinho mal...) Eu acho que é completamente impossível. Por exemplo, se eu vos disser que os meus géneros literários favoritos são o policial e o fantástico, quer dizer que o meu escritor favorito tem que escrever dentro destes dois registos. Não me parece tarefa fácil encontrar algum que encaixe em ambas as categorias e que possa dizer que é maravilhoso e genial. Penso que todos os autores são melhores num género que noutros. Talvez se aventurem, por vezes a sair da sua zona de conforto e criem histórias em diferentes géneros literários, mas acredito que um acabe por sobressair. Não sei bem se é assim, porque não sou escritora e se não funcionar assim estejam à vontade para me corrigir. Mas penso que a minha lógica não esteja totalmente errada.

Por outro lado vamos ter a perspectiva do leitor. Novamente vos pergunto: não vos faz confusão que algumas pessoas só leiam um género literário? Lembro-me novamente de algumas meninas que só pegam em romances. É um atrás do outro. A sério que não se cansam? Aposto que ao fim de uns quantos romances já conseguem adivinhar o rumo das histórias, independentemente do autor. Claro que todos nós temos um género favorito e outro do qual fugimos a sete pés. Mas para sabermos que é assim, tivemos que experimentar coisas novas, ler vários livros dentro do mesmo género, conhecer diversos autores. Não vai ser por ter lido um romance mau, que vou decidir odiar todos os romances na face da Terra. Parece estúpido, mas já ouvi justificações deste género. E mais uma vez concluo que com algumas pessoas não volto a falar em livros... Ainda há uns dias perguntei a uma amiga que tipo de livros gosta de ler habitualmente e no final perguntei-lhe se gostava de policiais (eu adoro-os, já sabem). Por acaso ela disse-me que nunca tinha lido, mas felizmente não me deu nenhuma resposta parva e até ficou curiosa com um livro que lhe mostrei. Mas de vez em quando, ao fazer esta pergunta, ouço com cada parvoísse que até me assusto. Parece que muitas pessoas acham que um policial é o mesmo que aqueles filmes de domingo à tarde na TV, com perseguições de carros e explosões e tiros e pouco mais que isso. 




Enfim...

Tentando responder à pergunta do Fiacha, penso que o mais simples seria referir um favorito para cada género literário. E mesmo assim não é fácil. Só em relação a Romances e Policiais me sinto à vontade para nomear alguns autores. Também leio outros géneros claro, mas penso que ainda não li o suficiente para poder dizer que gosto mais deste do que do outro...

Em relação aos policiais é simples, pois o livro que mais gostei até hoje dentro deste género foi O Hipnotista de Lars Kepler. Já li muitos policiais, mas quando me pedem sugestões nesta área dou comigo a recomendá-lo sempre (por sinal, foi este o policial que recomendei à minha amiga). Mas isto não quer dizer que um dia não leia outro policial ainda melhor e passe então a recomendá-lo. Isto dos autores favoritos não é uma ciência exacta nem uma decisão para toda a vida!

Quanto aos romances, respondo-vos sem hesitar que sou apaixonada pelos livros do Murakami. Eu nem os catalogaria nos romances, por causa do seu estilo tão peculiar, mas é como é... Mas se eu quiser escolher o meu autor favorito em relação aos romances mais melosos, se calhar escolho a Sveva Casati. E se eu quiser um romance menos fogoso, vou lembrar-me do Zafón...

Sabem qual é a conclusão que tiro disto tudo?? Fiacha, grande dilema que me foste arranjar!

9 comentários:

  1. Olá,

    Olha que bela mensagem que saiu aqui, eu que só te dei uma sugestão para fazeres uma mensagem e sugeri uma bem simples, bolas pensei que colocasses uma foto do teu preferido e justificasses e escolha :D

    Mas o que parece por vezes torna-se complicado :P

    Depois comento melhor, mas a minha escolha foi Dan Simmons, um escritor publicado na coleção BANG e que tem livros muito bons.

    Desde uma viagem à Índia, uma expedição ao Artico, passando por Cuba, no subsolo de Londres, sempre tudo muito bem descrito e onde o escritor mostra ter feito um trabalho de investigação muito bom.

    mas conseguia arranjar muito mais escolhas :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bem dizer, acabei por divagar um bocado no meio disto tudo. Mas se querias que escrevesse, resultou. Acabei por tagarelar um bocado.

      Pois é, parece fácil escolher um favorito mas não é! Se eu tiver que dizer apenas um nome, quase de certeza que vou escolher o Murakami. Mas depois lembro-me de outros tantos e fico com pena...

      Eliminar
    2. lol

      Mas não tens que te sentir assim se fizeres um top 5 de livros preferidos vai acontecer-te o mesmo (ora aqui está mais uma sugestão eheeh) mas isto do escritor preferido volta e meia muda, com o tempo ;)

      Espero que um dia dês oportunidade ao Simmons em especial ao livro O Terror, vale a pena (embora tenha sido dividido, mas penso haver pack)

      Mas já vi que tens imensos projetos para novas mensagens ehehe, parece-me bem :D

      Eliminar
    3. É verdade! Ideias não faltam, por enquanto...

      Vou apontar a sugestão :)

      Eliminar
  2. É mesmo muito difícil nomear um favorito. Olhando para a minha estante é claro para todos que possuo todos os livros publicados por vários autores, portanto à partida são dos que mais gosto, o que não quer dizer imediatamente que sejam os meus favoritos (mas vendo bem até são LOOL).
    Muito difícil mesmo, mas nomearia a Lesley Pearse para o feminino, e o Záfon para os homens.
    Não me faz espécie pessoas que só leiam um género, dependendo de qual for. Não sei se me faço entender, mas o exemplo que deste dos romances românticos. Aqueles levezinhos e sem muito conteúdo não trazem nada de novo a ninguém e são sempre mais do mesmo. Mas por exemplo o policial, apesar de terem sempre traços característicos, costumam ser sempre mais intrincados e por isso com mais história. Tens o exemplo da Vera do blog A Menina dos Policiais. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Neuza :)

      Foi mesmo isso que eu pensei, em relação às pessoas que só lêem um género literário. É que dentro dos romances, tens livros muito bons e que conseguem surpreender. O Zafón é um bom exemplo disso, mais o Murakami, a Joanne Harris (às vezes), e sei lá... Mas há mesmo quem não passe daqueles super melosos, cheios de amor à primeira vista e calores que aparecem sabe-se lá de onde... e acham aquilo fantástico. Um dia que peguem num livro bom dá-lhes uma coisinha má, só pode... Eu até percebo quem só lê fantasia, ou terror, ou policiais ou sei lá que mais. Mas só romances ranhosos é que não consigo perceber!

      Ontem também dei por mim a olhar para a estante e a ver que autores mais se repetiam e também são os meus favoritos. Se não fossem, não me dava ao trabalho de comprar todos os livros deles. Mas lá está, também não consegues escolher só um... Também dou por mim muitas vezes a recomendar sempre os mesmos livros (regra geral são A Sombra do Vento, O Circo dos Sonhos e o Hipnotista). Inconscientemente também devem ser os meus favoritos :)

      Eliminar
  3. Spi, que grande dilema... Também não conseguia apontar "um" preferido. Há uns anos até o faria, mas desde que tenho descoberto outros autores e outros livros (como o bom do nosso Murakami) não conseguia. Talvez fosse mais fácil apontar o género literário preferido (e mesmo assim, no meu caso, ia "andar às aranhas"). Em relação às pessoas que só leem um género, tb não percebo. É tão bom variar...
    P.S.: venha lá o post sobre a MRP xD

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que fazer alguma pesquisa sobre a senhora, mas é uma ideia em desenvolvimento!

      Engraçado, há uns anos também conseguia responder sem hesitar, mas depois cresci e conheci coisas novas e agora já não consigo. Por isso é que digo qe quem consegue ecolher apenas um, tem os horizontes estreitinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)