Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sábado, 8 de novembro de 2014

Sudoeste

Para quem me segue, não é novidade quando digo que não sou fã de livros de contos. Nunca sei explicar exactamente porquê, mas é coisa de que fujo para o mais longe possível. Talvez seja porque gosto que as histórias sejam bem desenvolvidas e não fiquem detalhes ao acaso. Ou talvez porque não gosto de ler histórias que acabem em menos de nada, o que também se relaciona com o ponto anterior.

E com isto quero dizer, que parti para a leitura do livro com algum receio. Mas a verdade é que não foi difícil encantar-me com a escrita da Olinda, tão simples e sempre com um certo toque romântico e nostálgico.

Tentei seguir o conselho de outros bloggers no que toca à leitura de livros de contos: lê-se um, saboreia-se e pousa-se o livro até uma próxima ocasião. E sim, isto ajudou-me a não perder o interesse pela leitura, apesar de ter demorado uma eternidade a ler um livro com apenas 56 páginas. Mas se isso ajudou à leitura, por mim tudo bem!

O livro é composto por três contos, onde conhecemos a história de três mulheres que partilham o mesmo mar e a mesma casa, em tempos diferentes. Talvez tenha sido esta continuidade no espaço que tornou a leitura dos contos mais apelativa para mim. São contos muito simples, sempre com o oceano em pano de fundo e a mesma casa na falésia, perfeita para ver o horizonte e para nos perdermos em pensamentos. Como eu gostava de ter um cenário semelhante por perto... 

Eu ainda não conhecia a escrita da Olinda, mas achei-a tão doce que vou com certeza repetir a experiência. Até porque ouvi dizer que existe algures um cenário inspirado em Castelo de Vide e isso deixa-me muito curiosa! 

Olinda, gostei muito :) Estás de parabéns!

14 comentários:

  1. Olá :)

    Pela tua análise parece-me interessante, este livro.
    Há uma tendência a não se aderir muito ao conto, no entanto, existem contos belíssimos e bem construídos, como é o caso dos contos de Tchekhov :)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,

      É um livro interessante e pequenino, por isso lê-se muito bem.

      Eu fujo muito dos livros de contos, não sei porquê mas não me deixam satisfeita. De vez em quando tenho boas surpresas, como foi o caso do Sudoeste. Se calhar o problema é mesmo esse, encontro pouco contos que valham a pena. Vou apontar a sugestão :)

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Acredito que o conto não seja um género fácil de ler, afinal, por ser mais curto, pede mais atenção do leitor.

      Eliminar
  2. Olá!
    Já tinha visto a publicação, mas ainda não tinha comentado! Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Olá miga,

    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum da Olinda, mas tenho vários trabalhos para ler que me arranjaram, vou iniciar-me com "Na Estrada de Mértola" que já li comentários muito favoráveis :)

    Eu gosto de ler contos, mas não é o que mais gosto confesso, mas não deixa de ser algo muito bom, conseguir contar algo com tão poucas palavras. Tenho vários livros de contos por ler :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar. Também foi o primeiro trabalho dela que li, e tenho a dizer que gostei muito.

      Pois, lá está. Os contos vão-se lendo, mas não são bem aquilo que nos consegue agarrar. Mas acredito que para quem queira treinar a escrita e avançar para uma primeira publicação, seja mais simples fazê-lo com contos, em vez de partir logo para um livro maior.

      Eliminar
    2. Fico muito contente pelo vosso interesse!!!!

      Eliminar
    3. Da minha parte, podes ter a certeza que vou ler mais trabalhos teus. Ainda há umas semanas vi este post e aproveitei para fazer o download

      http://www.olindapgil.com/2014/10/exilios.html
      (já agora fica aqui, para o caso de mais alguém querer ler)

      Tenho que o passar para o tablet para quando tiver oportunidade de começar a ler :)

      Eliminar
    4. Se vires alguma gralha, diz-me. Houve uma pessoa que leu e disse que os Exílios tinham gralhas, mas depois não me disse quais...

      Eliminar
    5. Grande ajuda, sem dúvida...

      Então vou fazer assim, eu vou lendo e à medida que for encontrando gralhas vou apontando a página e o que encontrar e no fim envio-te tudo. Pode ser?

      Eliminar
  4. ois

    Tenho que arranjar um tempinho, mas está bem complicado é leituras conjuntas é livros para parcerias que tenho, define sem que escolha as minhas leituras, nem tudo é bom lol

    Mas sim chegará a ves de ler os contos prometo e obrigado por me lembrares Sofia, que tenho contos da Olinda por ler :D

    Bjs a ambas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o senão das parcerias, acabamos por ir deixando para trás o que já cá temos há mais tempo...

      Ah tens? Já agora tens que me dizer que mais tens :)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)