Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Casablanca

Data: 1942
IMDB: 8,6

Há uns dias, a propósito da minha Maratona Natalícia, deixei aqui o desabafo de que tenho que investir mais tempo em filmes antigos. Suponho eu que, antigamente, não havia cá dinheiro para esbanjar em filmes da treta, e o que era feito, era bem feito. Não sei se tive muita sorte até agora, mas a verdade é que ainda não me calhou nenhum que me fizesse sentir que perdi o meu tempo e, regra geral, até acabo com a lágrima ao canto do olho. 

Foi neste contexto que me recomendaram o Casablanca, que mesmo não se inserindo na maratona, não deixei de ficar curiosa. Pior! Já tenho o filme há uns bons dois anos no meu disco externo, juntamente com outros tantos da mesma altura e mais recentes (anos 70, 80 e 90) à espera que me apeteça dar-lhes uma oportunidade. Um crime, em muitos casos!

Ficou a promessa que iria ver o Casablanca no sábado e assim foi. Já não me lembrava ao certo em que consistia a história e assim me deixei ficar, para que a surpresa fosse melhor. E não me desiludi nem um pouco.

Segundo a introdução do filme, a acção decorre em plena 2ª Guerra Mundial, durante a qual muitas pessoas (principalmente judeus) deixavam as suas casas em busca de um futuro melhor, longe dos campos de concentração. O destino de eleição era a América, no entanto, como era difícil conseguir passagem, muitos viajavam primeiro até Casablanca, em África, onde ficariam a aguardar um visto para Lisboa e daí já conseguiam partir para a América.

No meio disto tudo conhecemos os nossos protagonistas, que se reencontram em Casablanca anos depois de se terem apaixonado em França. A Ilsa baralhou-me um pouco ao longo de todo o filme, pois sempre duvidei das suas intenções em relação ao marido e a Rick. E mesmo chegando ao final, não fiquei totalmente convencida. Mas lá fiquei com a lágrima ao canto do olho, meio a soluçar com o final da história. Não gosto nada de choramingar por causa de um filme. Lá vou eu olhar para o calendário para perceber se estou naquela altura do mês em que tudo me faz chorar. Mas como não é o caso, só me resta  concluir que o filme é realmente muito comovente.

Eu sei que este filme dispensa recomendações, porque já todos o devem ter visto. Mas se houver por aí alguém que seja do contra, tipo eu, aproveitem a sugestão e façam uma tarde de cinema em boa companhia. Sim porque a época Natalícia também convida a umas pipocas, uma manta quentinha e um bom clássico na tv. Melhor que isto, só mesmo estar enroscadinha na companhia de alguém muito especial. Há alguma coisa melhor? 




6 comentários:

  1. Ois,

    Ai que não me dedico ao cinema já há imenso tempo e estou contigo ainda não vi este flilme, logo a sugestão está aceite e registada, tenho mesmo que o ver...e são tantos bolas :D

    Quanto a seres choramingona ora essa não tenhas problemas com isso, mostra que tens sentimentos :D

    Não sei se é melhor, mas um livro giro de se ver é o Clube dos Poetas Mortos, gostei ;)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também passo meses sem me dedicar a filmes. Acabo por preferir séries ou mesmo livros. E tenho imensos filmes recentes para ver que simplesmente acabo por não ter vontade...
      Mas olha que estes filmes de Natal estão a saber-me muito bem :)

      Opa, mas às vezes é parvo. E olha que nos filmes de Natal basta-me começar a ouvir as musicas da época e começo logo a deitar lágrimas. Estarei com saudades dos meus tempos de criança, em que o Natal era a melhor época do ano? Só pode ser da nostalgia!

      Filme, queres tu dizer não? Já vi e várias vezes até. É fantástico!

      Eliminar
    2. Há outro filme parecido com o Clube dos Poetas Mortos, mas é com a Julia Roberts. É parecido, mas com um colégio feminino. Também é muito bom.

      Vou ver se descubro qual é.

      Eliminar
    3. O Sorriso de Mona Lisa!

      http://www.imdb.com/title/tt0304415/?ref_=nm_flmg_act_17

      Eliminar
  2. Este vi nas aulas de cinema (foi uma Unidade Curricular de Escolha Pessoal, para meu bom proveito). Como foi inserido numa aula acabei por não apreciar tanto, mas lembro-me de ter ficado surpreendida com o final (lá percebi o "we always have Paris"...). O que apreciei na aula e que te posso recomendar é o "janela indiscreta" do hitchcock, e o "metropolis". E claro, o "viagem à lua" do melies (e depois vê o videoclip da "tonight", dos smashing pumpkins ;D) e o "nosferatu - uma sinfonia de horror", que uma personagem tão arrepiante que se torna cómica. Aliás, vou é mesmo impingir-te a ideia de veres o "nosferatu".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam apontadas as sugestões :) Só eu não tinha aulas destas, o que é uma pena.

      Também disseram outra! "This is the begining of a beautiful friendship"

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)