Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Planos para 2014 # 4

Com esta azáfama das azevias, das festas e tudo mais, tenho-me esquecido de vos contar qual foi, afinal, o único objectivo de 2014 que correu bem! É hoje, minha gente.

No ano passado, algures por esta altura, estava a rever os livros que li e apercebi-me que não tinha lido um único autor português... Uma vergonha, como devem entender. Se não me engano, acabei por decidir que em 2014 teria que ler, pelo menos, 3 autores portugueses. Só que eu excedi-me e descobri muitos mais:

  • Nuno Ferreira, Espada Que Sangra
  • Isabel Ricardo, O Último Conjurado
  • Olinda P. Gil, Sudoeste
  • Ana Garcia Martins, O Problema Não És Tu, Sou Eu 
  • Santos Costa, A Mulher que Sabia Tudo
  • Pedro Cipriano, O Caderno Vermelho
  • José Rodrigues dos Santos, A Filha do Capitão
  • Teolinda Gersão, O Silêncio

Acho que me redimi da melhor forma e acabou por ser um ano bem produtivo no que toca a autores nacionais. Espero que no próximo ano consiga conhecer muitos mais e que a lista seja ainda mais extensa. 

Ainda pensei em mostrar-vos as cotações atribuídas ao longo do ano, no Goodreads, e ainda comecei a fazê-lo, mas apercebi-me que atribuí 4 estrelas à maioria dos livros e concluí que em 2015 tenho que ser um pouco mais crítica. 
Em vez disso, vou mostrar-vos alguns dos livros que tenho na estante por ler (que tem agora oficialmente 100 livros nesta categoria) e que gostava muito de ler em 2015. Aqui ficam:



















Posto isto, falta-me apenas falar um pouco no plano de compras para 2015. Isso e o desafio de leitura, que ficará para outro post. Mas no que toca a compras, já todos perceberam que em 2015 vou apertar o cinto e, se possível, aproveitar para fazer um mealheiro com base nos livros da estante que conseguir ler. A ideia é, por cada livro lido, colocar algum dinheiro de parte. O ideal seria por o valor equivalente ao do livro, mas caso isso não seja possível, nem que ponha apenas um euro ou algo semelhante. No entanto, há algumas excepções que queria referir no que toca a aquisições para 2015:

  • Colecção Novos Clássicos da Civilização. Já estou a fazer esta colecção há mais de um ano e tenho aproveitado algumas promoções e o ppl da Wook para ir comprando alguns de vez em quando. Neste momento, a minha estante tem 9 livros da colecção e há umas semanas fiz uma lista com todos os livros e marquei quais tenho, quais quero comprar com alguma urgência e quais os que podem ficar para o final, só para completar a colecção. Os Maias e o Orgulho e Preconceito, por exemplo, são alguns dos livros que fazem parte da colecção e que já tenho noutras edições. Por isso, acabam por não ser prioritários. O pior no meio disto tudo é que alguns dos livros começam a esgotar e eu estou a ficar com medo de não conseguir completar a colecção. Então, marquei 11 livros que quero adquirir num futuro próximo e o ideal seria ir comprando um por mês. 
  • Graphic Novels. Este é um género literário que eu gostava muito de explorar, já que estou sempre a apregoar que quero começar a ler em inglês e nunca mais é dia santo. Nem é tanto por uma questão de dificuldade, mas sim de preguiça, muuuiiiiita preguiça... E a verdade é as Graphic Novels são uma forma simples e divertida de me ambientar com a leitura em inglês. Neste momento estou à espera que receber o meu primeiro livro deste género - prenda de natal de mim para mim -  e vou tentar estar mais atenta ao The Book Depository e ao AwesomeBooks, no que toca a estes livros. 
  • Colecções em jornais e revistas.  Não digo que vá fazer disto uma regra, porque raramente aparecem colecções de livros em revistas e jornais que me agradem. Mas este ano consegui fazer a Colecção Calafrio, da Visão e do Expresso, e encontrei também Os Olhos de Allan Poe a um preço muito simpático, numa colecção da Sábado. Portanto, vou tentar estar mais atenta também às revistas habituais, pois nunca se sabe se não aparece alguma colecção que me agrade e a preços agradáveis.

E com isto terminei o apanhado geral de 2014 e alguns dos planos para 2015. O resto ficará para o post sobre o desafio literário, que não tardará muito a sair, por isso estejam atentos! Ainda vou tentar publicar uma última opinião este ano, mas caso já não consiga ficará para o inicio de Janeiro. Veremos como corre.

12 comentários:

  1. Olá!

    Eu, quanto aos autores nacionais também não sou exemplo. Gostava de me redimir em 2015. Ler mais autores nacionais. Há tantos e bons!

    Quanto aos planos de compras para 2015 também vou apertar o cinto. Tenho tantos livros para ler que é um disparate estar a comprar livros enquanto não ler todos os que tenho. Mas isso siginificava que não comprava mais livros o ano de 2015 inteiro!! Ora isso é impossível. Por isso ainda vou pensar numa técnica motivadora que me obrigue a ler os livros todos que tenho e não comprar tantos entretanto!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Quanto a técnicas, já sabes que podes sempre entrar no nosso desafio para 2015. Não é nada demais, mas o objectivo é mesmo ler o que há em casa ou, caso nos falte algum autor ou género literário, recorrer a empréstimos ou bibliotecas. Mas se tiveres tanto livro por ler como eu, não deve faltar livros diferentes para incluir no desafio. Mais logo já devo publicar o post a falar no desafio de que já ouves falar há tanto!

      Eu também não vou conseguir ficar o ano todo sem comprar livros e de certeza que vou continuar a fazer estragos. Há sempre algum livro daquele escritor favorito que aparece em pre-venda e que tenho mesmo mesmo que comprar ou alguma promoção que me faça perder a cabeça. Mas para já vou tentar restringir-me às excepções que assinalei em cima.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Bem penso que ainda contribui para que lesses alguns dos escritores nacionais ehehe, espero que 2015 seja o ano de descobrires o Manuel Alves, vais gostar ;)

    Tambem já partilhei os meus objetivos no blog, que passa por gastar menos, ler mais em digital, e mudar um pouco os generos :)

    Gostei muito da tua mensagem muito boa mesmo ;)

    Bjs e bom ano ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah contribuiste sem dúvida! E vais continuar a constribuir, pois se não fosse o cantinho nunca tinha ouvido falar na Isabel, no Manuel Alves, no João Barreiros... E como destes ultimos ainda não li nada (excepto aquele ebook que está parado até que o tablet regresse ao meu poder) ainda tenho muito que descobrir em 2015.

      Vou espreitar os teus objectivos!

      beijinhos e bom ano

      Eliminar
  3. É para isto que servem os blogues e os grupos ehehe, para conviver e conhecermos coisas que de outra maneira nos passavam ao lado :D

    Olha por acaso hoje soube de uma grande novidade do tio Barreiros mas ainda é segredo, será um escritor que quero ler em 2015, tem sido impecável comigo ;)

    Temos sempre muita coisa por descobrir :D

    Força :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso em devo acompanhar-te. Quem sabe não o escolhemos para a leitura conjunta do nosso plano ou para o mês dos autores portugueses!

      Eliminar
    2. Sim tudo farei para que se faça leitura conjunta, mas ainda é muito cedo ;)

      Eliminar
    3. Sim, ainda falta maio ano! Há bocado falei no Barreiros à Susana. Ficou curiosa :)

      Eliminar
  4. Olá, é só para dizer que a Wook está numa de promos low cost e estão lá alguns desses clássicos da Civilização ( http://www.wook.pt/product/sectionfacetproduct/m/8066x5839x14388/areaid/14388/restricts/8066x5839x14388/facetcode/temas/sectionid/4/all/1/f3/0 ) ;P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Eu já vi, mas não estão com desconto. É o preço normal deles. Só lá está um com 10%, mas já o tenho :S

      Eliminar
    2. Ah ok, bem se aquilo é os preços sem desconto nem são assim tão caros :)

      Eliminar
    3. Não são caros, não. E as edições são muito giras, com a capa dura e as folhas resistentes. Os preços variam entre os 7 e os 10 euros. Só que ainda são alguns, e só mesmo ir comprando aos poucos.

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)