Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O plano para 2014 # 1

Depois do meu desabafo acerca dos estragos feitos ao longo do ano, elaborei uma lista de temas que pretendo ir abordando aqui no blog ao longo do mês. Essencialmente, quero olhar para o plano que defini para 2014 e analisar o que correu bem ou menos bem, assim como falar um pouco de algumas mudanças que o blog sofreu ao longo do ano e novos hábitos que se adquiriram.

Quase podia criar aqui uma rubrica para este tema e até já estou a ver o seu nome: 2014 - O Que Correu Mal? eheh Não estou a exagerar, isto correu mesmo muito mal. Salvou-se um dos objectivos que tracei, que acabou por se concretizar da melhor forma. Mas sugiro que nos debrucemos primeiro pelas desgraças e deixemos as pequenas vitórias mais para a frente. 

Posso dizer-vos que nem fui muito exigente com as metas que defini no final de 2013. Optei por jogar pelo seguro e não me comprometer com alguma coisa que não conseguisse cumprir. Fiz um post onde falei um pouco sobre o que queria corrigir nos meus hábitos literários e com base nisso, defini cinco tópicos (sim, apenas cinco) que deveria ter cumprido este ano. Achei, por exemplo, que devia conhecer mais autores portugueses e dar uma nova oportunidade a livros que tenha deixado a meio da leitura. Tudo coisas simples, como podem perceber.

Um desses tópicos dizia respeito ao romance de Ken Follett - Os Pilares da Terra - cujo primeiro volume li em 2013 e me deixou encantada com a escrita do autor. Neste sentido, achei por bem "pseudo-obrigar-me" a ler o segundo volume ainda este ano, quanto mais não fosse para não começar a esquecer detalhes da história. É óbvio que acabei por não o ler, mas tenho uma boa desculpa. Pode parecer uma desculpa esfarrapada e acredito que só uma pessoa com algum tipo de distúrbio obsessivo-compulsivo possa perceber de que forma andei atormentada este ano à conta do dito livro. Pois, tudo porque aqui a vossa amiga meteu na cabeça que não ia começar a ler o segundo volume d'Os Pilares da Terra, sem ter na estante pelo menos o primeiro volume d'O Mundo Sem Fim. Julgo que, na minha cabeça, isto foi funcionando como uma espécie de garantia. Imaginem lá que eu adorava o final do livro de tal forma, que depois queria a continuação e não tinha?? Uma desgraça, minha gente!

Pois nem de propósito! Eu comprei a Queda de Gigantes em segunda mão, aproveitei os 40% de desconto da Wook para comprar O Inverno do Mundo e a minha mãe até me ofereceu o último livro desta triologia. Tanto apregoei que tinha de gastar menos dinheiro em livros que o sacana do livro nunca apareceu em nenhuma promoção jeitosa, ou mesmo nos grupos em segunda mão. Vi-o há pouco tempo com um desconto simpático mas, ironia do destino, já estava falida... Enfim!!

Parece uma desculpa parva e eu até admito que o é, mas a verdade é que fui adiando o ano inteiro à conta disto... E pronto, lá ficou um objectivo por cumprir! Mas brevemente vou resolver o assunto, fica prometido :)


10 comentários:

  1. Ois,

    Olha que boa ideia esta mensagem e fico curioso com as seguintes.

    Opa não ler a continuação dos Pilares da Terra é crime lol, nem sabes o que ainda te espera, o melhor seguramente, vais ter um Jack espectacular e o miúdo merece :D

    Fazes muito bem em investir no Follet mas sim tem que se aproveitar promoções que os livros dele são muito caros :)

    Tens sempre o digital, que fica um pouco mais em conta ehehe

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Tenho que ter uma conversa muito séria com o blog, que é para este ano ter mais atenção aos objectivos que tenho que cumprir. Acaba por ser uma forma de ir avaliando o que se fez ao longo do ano e juntei uma data de tópicos para futuros posts. Ando a trabalhar bem, como podes ver!

      Eu sei que é! Mas estou a pensar lê-lo no tal desafio com a Su, no mês do romance histórico. Acho que se adequa na perfeição.

      Quanto ao digital, no que respeita a Follett não pode ser! Este é daqueles que tenho mesmo que ter o livro. Tu percebes, não é?

      Eliminar
    2. Ai costumas falar com o blog ? essa é nova ehehee, mas sim é bom termos objetivos, fazes muito bem ;)....eu apenas tenho um e não vai ser nada fácil, manter o nível que tive em 2013 e 2014 :D

      Sem duvida, um grande romance histórico, a ver se consigo participar convosco, mas as parcerias limitam muito as nossas escolhas, vamos ver :)

      Concordo plenamente, temo pela boa disposição da tua carteira ehehe

      Eliminar
    3. Tão, alguém tem que falar para ele! Mas cada vez mais tenho reparado que o blog, acima de tudo, é uma boa ferramenta de organização. Pelo menos no que toca a registo de compras e leituras e é simples chegar à informação que procuro.

      Manter o nivel nem sempre é fácil. Também era um dos meus objectivos, mas falhei redondamente. Falarei disso noutro post, pois também inclui esse assunto na tal lista de tópicos.

      Serás bem-vindo e de certeza que consegues participar. Como viste não era um desafio muito complicado e de certeza que até dá para aproveitares e incluires os liros das parcerias.

      Olha, se eu conseguir portar-me bem em 2015 já consigo mais facilmente perder a cabeça e comprar os dois livros do Follett que me faltam, mesmo que não apanhe nenhuma promoção das tais. Tenho é que ter juizo!

      Eliminar
    4. Vejo o blog uma forma de um dia saber que livros li e o que achei sobre os mesmos e uma forma de convivio, mas pode ser utilizado para mais coisas sem duvida :)

      Não conheço o teu blog à muito tempo como sabes mas penso que tens tido mais comentários, penso....

      Yep se der vou a jogo, já sabes e devias divulgar, quem sabe mais alguem acompanhe e se proponha a fazer o mesmo :D

      E vais ter, tens muita coisa por ler, nunca esqueças isso se fosse a ti aproveitava promoções e uma ou outra oportunidade, mas pronto tens como objetivo é uma questão de te esforçares um pouco eheheh

      Eliminar
    5. Olha quando criei o blog até foi mais para ter uma forma de organizar as ideias depois de acabar um livro. Sentia a necessidade de falar sobre o livro com alguém e como não tinha muitas pessoas com quem falar sobre livros (e quando tinha os gostos literários podiam não ser os mesmos) comecei por ir debitando opiniões no blog. Já sabes como é, ao inicio andamos a falar para o vazio mas já ajudava àquela sensação de por os pensamentos cá para fora e partilhar com alguém.

      Com base nisto é uma regalia quando perdemos um bocado a escrever alguma coisa e recebemos o feedback de alguém. Pelo menos não falámos para o vazio. E sim, tenho tido mais comentários. Durante muito tempo, os poucos comentários que recebia era da Su. Não era mau, claro, mas agora sabe muito melhor!

      Nós vamos divulgar o desafio, claro. Só ainda não o fizemos para ser publicado ns dois blogs na mesma altura e ainda temos que olhar para ele outra vez e ver se é preciso mudar alguma coisa. Mas mais para o fim do mês divulgamos.

      Sim, livros não me vão faltar e também posso aproveitar a biblioteca, caso me falte algum género literário para o tal desafio ou me apeteça alguma coisa diferente do que cá tenho. Estava a pensar abrir uma excepção caso apareça alguma colecção em revistas, como a tal dos policiais, por exemplo. Ou se as editoras façam alguma promoção louca, assim acima dos 50%. Fora isso, não pode haver tentações!

      Eliminar
    6. Oie,

      Sem duvida que é um boa ideia para a criação de um blog, mas quando comentamos gostamos se saber o que os outros pensam, por isso gosto que os meus seguidores participem no meu, para verem o quanto é importante para mim os comentarios que recebo (uma das causas claro :D )

      E sem duvida que adoro falar sobre livros e quando gosto muito ainda mais, nada como expecular o que ainda vem a seguir ehehehe

      Fico contente então que neste momento te sintas mais contente :D

      Boa fico à espera então e por amor de deus por sugestão minha incluam a compra / leitura de um livro da Juliet marillier ;D

      Sim aproveitar boas oportunidades, sempre ;)

      Eliminar
    7. É por ausa disso que me faz confusão as pessoas que criam blogs só para ganharem coisas. Eu sei que isto já é tema para outro debate, ,as o que quero dizer, é que a maior recompensa que posso ter é a troca de ideias, entre pessoas que partilhem este gosto. E quem diz a troca de ideias, diz as recomendações como a que me fizeste agora mesmo, para experimentar a Juliet Marillier.

      Por acaso tenho O Filho de Thor na wishlist. Não me vou esquecer da sugestão. Os livros dela também não são baratos (a qualidade paga-se, claro) mas ainda tenho um ppl jeitoso na wook, pode ser que sirva para algum investimento ainda este ano. Só vou apertar o cinto em 2015, tenho que aproveitar até lá ehehe

      Eliminar
  2. Eu sofro do mesmo problema com o Follett, principalmente porque os livros dele são MUITO caros. Quero ler a segunda parte d'A Cúpula e provavelmente só vou conseguir em digital.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aposto que mesmo que leias em digital, não vais desistir de tentar encontrar os livros em papel. É que os livros do Follett são daqueles que vale mesmo a pena ter na estante. Mas é como dizes, são todos MUITO caros. São muito bons, mas CAROS!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)