Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Planos de Poupança para 2015

Com a chegada do mês de Dezembro, chega também a altura de olhar para trás e rever as leituras, os planos que havia para este ano, os objectivos que não foram cumpridos, entre outras coisas. Para mim é também altura de olhar a gastos que, verdade seja dita, este ano foram mais que muitos. 

Hoje dei por mim a pensar neste assunto e perguntei-me como é que só este ano me descontrolei na hora de comprar livros e apercebi-me que em 2013, mais de metade do ano foi passado ainda em Évora. Ora isto significa que o meu ordenado tinha ser repartido entre a renda da casa e as suas diversas despesas, a alimentação e ainda o valor semanal do bilhete de autocarro para vir a casa. Sobrava pouco e lá conseguia, muito raramente comprar um livro para ler. Tinha poucos em espera na estante e a maior parte desses já cá moravam desde o tempo da Maria Cachucha. 

Desde que voltei para casa dos papás, as despesas diminuíram, como é óbvio. Fiquei logo mais à vontade para comprar mais alguns livros por mês e, assim, a estante foi ficando mais pesada. Há uns meses atrás comecei a marcar os livros no Goodreads de forma a saber exactamente quantos tenho em casa por ler e quantos, dos já lidos, são meus e não emprestados. Cheguei ao ponto em que tenho quase 100 livros por ler e sei perfeitamente que há quem tenha muito muito mais, mas já acho a minha pilha um abuso. Eu sou uma leitora lenta, como costumo dizer. Se conseguir ler dois livros num mês, às vezes já é muito bom - até porque também vejo muitas séries e muitas vezes dou-lhes prioridade. Então, para tirar as teimas, resolvi ir fazer contas à vida!

Através do histórico do blog fiz uma lista com todos os livros adquiridos em 2014, juntamente com o preço original e quanto dei, na realidade por eles depois de aproveitar promoções. Assinalei quais foram oferecidos (uns seis no máximo), quais vieram da parceria com a Chiado (que foram só dois) e quais vieram de passatempos (dois ou três). Eu assustei-me! Contei um total de 79 livros, por isso imaginem quanto é que eu não gastei este ano em livros! Para eu me assustar, acreditem que não foi pouco...

Comecei a procurar estratégias que alguns bloggers aplicam na hora de comprar livros. Pedi também ideias ao pessoal que segue a página no Facebook. A melhor ideia que encontrei, julgo que foi no Vlog da Cata, do Páginas Encadernadas, onde ela refere que só compra um livro físico por cada 5 lidos. Parece-me uma excelente estratégia para quem procura abater os livros da estante, o que é o meu caso. Depois de ponderar algumas hipóteses e de olhar imensas vezes para o dito valor gasto ao longo do ano, fez-se luz. Porque não arranjar um pé de meia à conta disto? E não, não estou a pensar vendê-los! 

Já devem ter reparado que estou a preparar, em parceria com a Su, um desafio de leitura para 2015 cujo principal objectivo é despachar livros que já estão na estante há mais tempo, dado-nos alguma flexibilidade para alguma leitura conjunta que surja ou mesmo para a parceria. Ainda não me vou adiantar muito com este desafio, mas poderia perfeitamente fazer um mealheiro com base nos livros da estante que fosse lendo. O ideal seria repor o valor do respectivo livro no mealheiro, mas como isso tem tudo para correr mal (obviamente) estava a pensar definir um valor fixo. O ideal seriam 5 euros, por exemplo, mas caso isso não seja possível colocar pelo menos 1 euro no mealheiro. 

Com o dinheiro junto, poderia então no final de 2015 comprar alguns livros ou, melhor ainda, gastar nos saldos (o que me parece ainda melhor). Ao longo do ano não poderia comprar livros, com excepção de alguma colecção que possa sair na Visão ou na Sábado, entretanto. Como disse, isto tem TUDO para correr mal! Mas o que acham da ideia? Aceitam-se dicas, críticas e sugestões. Cá vos espero!

16 comentários:

  1. Ois,

    logo que poder respondo um pouco melhor, mas compreendo perfeitamente a tua mensagem penso que deves fazer algo sim e a ideia que tens é muito válida, temos que começar por algum lado.

    Penso que te seria util algo que é feito pela amiga Rita Ribeiro que podes espreitar aqui:

    http://magia-livros.blogspot.pt/2014/11/plano-de-compras-actualizacao-novembro.html

    Mas depois comento melhor :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estás a perceber a ideia... É o dilema dos livrólicos...

      Vou lá espreitar, obrigado :)

      Eliminar
    2. Olha penso que o plano dela ajuda muito a perceber que estamos a exagerar em gastos.

      Pessoalmente estou em greve de compra de livros :D

      Eliminar
    3. No teu caso também acabas por ter parceria com boas editoras, o que ajuda muito a reduzir os gastos. Eu já reduzo bastante ao comprar livros em segunda mão, como pudeste ver com o preço a que comprei O Aprendiz. Da mesma forma comprei o calhamaço do Ken Follet - A Queda dos Gigantes - a mais de metade do preço, e outros tantos.

      Mas este ano andei mesmo à nora, fui gastando quando podia e em menos de nada já não me cabiam livros na estante. Se te disser quanto poupei nas compras de livros, vês que é um valor de louvar, mas ainda assim é um valor enorme!! Eu digo-te em mp, para teres noção.

      Este ano também quero fazer greve. Só espero que não apareçam promoções loucas que me façam perder a cabeça.

      Eliminar
  2. Ois,

    Sim as parcerias são uma grande ajuda mas olha que na feira do livro também me perco :D

    Olha deixo-te uma sugestão....dá valor ao digital eheheeh, consegues coisas fantásticas não esqueças :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. A ver mas é se para o ano que vem fazes um mealheiro e vens á de Lisboa ehehehe

      Isso não se diz, pirata :P

      Eliminar
  3. Its a pain in the ass: a neuza e a jojo podem comprar 1 por 5 lidos mas eu aumentei para 10 (até porque estou a considerar a hipótese de mestrado e o mestrado vai-me ao bolso >.<)

    Existe um desafio que também te pode ajudar: o TBR Mountain Challenge.

    E é claro, tens o plano que comecei a fazer mas desisti a meio por preguiça >.<

    Espero que consigas poupar mais em 2015 :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Upa, isso é que é apertar o cinto! Mas se estás a considerar mestrado tens mesmo que cortar em despesas. E a verdade é que os livros são apenas um hobbie... Há que ter prioridades.

      Não conheço esse TBR mas vou investigar, pode ser que ajude. E o que tu desististe também, sempre dá para tirar umas ideias.

      Obrigado Cata, e eu espero que também consigas para o mestrado :)

      Eliminar
    2. Vamos ver. Se não for em 2015 talvez em 2016. Preciso de um mestrado super específico :(

      Investiga. Eu gosto dele mas nunca concluí o desafio. Em 2015 vai ser a 3ª vez em que participo e estou mais determinada que nunca a conseguir atingir o objectivo ;)

      Obrigada!

      Eliminar
    3. Devia haver um castigo por cada vez que desistimos deste tipo de desafios!

      Eliminar
    4. Ainda estou na corrida, MAS, vou falhar xD

      Eliminar
    5. Deixa lá, eu propus-me a ler 45 livros este ano, e cheguei a metade desse valor há coisa de duas semanas. Queres pior que isto?

      Eliminar
  4. Olá!
    Ainda nem fiz essa contagem. Acho que me iria assustar com tanto livro comprado. O que estou a pensar fazer é requisitar mais livros da biblioteca para não comprar tantos livros!
    E claro participar e fazer desafios em 2015 para ler os tantos livros que tenho para ler! Não sei quantos são, mas são mais de 100 seguramente.
    Vamos ver como vai correr!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Se não te quiseres assustar, não faças as contas. Eu assustei-me bastante! O que vale é que se não levasse um susto destes, não tinha determinação suficiente para cortar em despesas no próximo ano. Talvez assim ajude.

      Também estou a planear ir mais vezes à biblioteca buscar livros, mas se conseguir sobreviver só com os que cá tenho já era perfeito. Também me sugeriram que passasse a comprar livros em alfarrabistas. Por vezes até se encontram livros recentes a preço da chuva. Infelizmente não conheço nenhum na minha zona, mas quem tenha essa possibilidade devia aproveitar.

      Vai correr bem, de certeza!

      bjnhos e boas leituras

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)