Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 21 de dezembro de 2014

Planos para 2014 # 3

Hoje venho partilhar convosco o objectivo para 2014 que correu pior, entre todos: o desafio do Goodreads. 

Recordo-me que quando defini a meta para este ano, não estava com ideias de me superar nem nada que se pareça. Em 2013 defini um objectivo de 30 livros, mas acabei por superar o desafio e li um total de 43 livros. Sendo assim, para este ano, propus-me a ler 45, para ser um número mais redondinho.

Pois é, não podia ter corrido pior... Hoje, dia 21 de Dezembro, olho para o meu desafio de leitura e vejo que completei apenas 56% do mesmo e tenho 18 livros em atraso. Que abuso!! 

Mas também já tive oportunidade de estudar o assunto e perceber o que correu mal:

  • A falta de tempo foi o vilão deste desafio. Como referi num post anterior, em 2013 ainda estava a trabalhar de madrugada e isso dava-me alguma liberdade para levar um livro comigo e ler nas horas mortas. Este ano consegui um trabalho com horário de gente normal mas quando chegava ao final do dia estava esgotada e queria dormir. Sobrou-me os fins de semana e pouco mais;
  • Algures durante este ano também senti a necessidade de fazer uma pausa. Não sei se por cansaço mental ou se desanimei com umas quantas leituras menos boas, a verdade é que estive cerca de dois meses sem pegar num livro e sem vir ao blog. Não quer dizer que se isto não tivesse acontecido o desafio estava completo, mas pelo menos não estaria tão atrasado...
Posto isto, tenho pensado seriamente no que fazer em relação ao desafio de leitura do Goodreads para 2015. Reduzo o numero de livros para jogar pelo seguro? Mantenho e tento dar o melhor de mim? Estou quietinha e deixo-me ir ao sabor da maré? Tudo boas hipóteses mas a verdade é que ainda não consegui decidir-me... 

Até ao final do ano ainda tenciono adicionar mais um livro como "lido" na aplicação, apesar de ter outras leituras em mãos que não podem entrar na contagem.Vamos ver se lá chego :) 


5 comentários:

  1. Ois miga,

    Olha o mais importante é leres e se possivel ler coisas boas, que te dêm prazer e te façam sentir bem, se são muitos ou poucos pouco importa, mas nunca percas a vontade de ler.

    Muito menos de estares dois meses sem vir ao blog, mau mau :D


    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Naqueles dois meses que parei não tive mesmo vontade de ler e as últimas leituras antes da pausa não foram nada de jeito. Também não ajudou nada... Mas foi a primeira vez que me aconteceu tal coisa. Desde então tenho feito por ler coisas boas e que me deixem motivada. Leia mais rápido ou devagar, o importante é ler. E já sei que se andar desaparecida, vens logo motivar-me :) Já é muito bom!

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sofia!

    Olha eu nunca fiz esse desafio. O ano de 2015 vai ser o primeiro e ainda não sei bem qual o me objetivo! Como tu dizes!

    Por vezes falta-nos tempo (por boas razões seria o ideal) e outras vezes falta-nos motivação! A mim também me acontece ficar um pouco desmotivada com algumas leituras menos bem conseguidas. Estou nessa fase, mas estou a tentar não desmotivar!

    Não te preocupes com isso! Se conseguires melhor, senão também não faz mal :) mas ainda tens uns diazinhos até ao final do ano!

    Força nisso!

    Beijinhos e boas leituras

    http://jardimdemilhistorias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Este ano já foi a segunda vez que fiz este desafio. Não é nada demais, é mesmo só definires um numero de livros a ler no ano e cada livro que leias conta logo para o desafio. Se estás a pensar começar este ano, recomendo-te que contes mais ou menos quantos livros leste este ano e definas uma meta semelhante e depois logo vês se atinges ou não. Também dá para alterar o objectivo ao logo do ano. É muito simples.

      Não desanimes. Também estamos quase no fim do ano e é uma pena desanimar já. Vai já escolhendo um livro para iniciares em janeiro. Um que saibas que vais gostar, do teu autor preferido, por exemplo. Começar o ano com uma boa leitura ajuda bastante.

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)