Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Viagens à Lareira - Desafio Literário 2015

Como já devem ter reparado, de há algum tempo para cá tenho vindo a falar por alto de um plano literário para 2015 que estou a desenvolver em conjunto com a Su. Resolvemos que a semana entre o Natal e a Passagem de Ano seria a altura ideal para vos contar melhor em que consiste a ideia e nos entretantos tentámos aperfeiçoá-la mais um pouco.

Este desafio funciona como uma parceria entre os nossos blogues (para quem não conhece o da Su, aqui fica o link), daí que o nome seja uma mistura de ambos os sites. O selo foi criado pelo Huguinho e acho que ficou giro e com um ar bem profissional, não concordam?


A ideia do desafio surgiu como uma forma de abater a pilha de livros por ler que se acumulam nas nossas estantes, promovendo a leitura de novos autores e diversos géneros literários ao longo do ano. Também não nos esquecemos de reservar alguma liberdade de escolha, bem como os compromissos com parcerias e outras complicações que possam ir surgindo e tentámos que o desafio fosse simples e não muito exigente. O importante mesmo, é ler o que está na estante. No inicio deste ano tentámos o desafio do TBR Jar, mas não correu nada bem... Vamos tentar uma abordagem diferente desta vez.

Para isto, fizemos uma lista com todos os meses e determinámos um tema para cada, sendo que, no respectivo mês teremos que ler pelo menos um livro desse tema. Se conseguirmos ler mais, tanto melhor. Mas caso seja só um, já é menos esse que está na pilha "por ler". 

Deixo-vos os temas escolhidos:

Janeiro - Romance Histórico
Fevereiro - Comédia / Livro Impingido (já vos explico!)
Março - Policial
Abril - Contos
Maio - Fantasia
Junho - Leitura Conjunta / Livro do mesmo autor
Julho - Autor Português
Agosto - Thriller
Setembro - Novos autores
Outubro - Romance
Novembro - Terror
Dezembro - Clássicos


Já houve algumas pessoas que se mostraram interessadas em acompanhar-nos neste desafio para 2015 e aqui surge a necessidade de explicar alguns dos temas escolhidos. Por exemplo, em relação ao mês de Fevereiro, eu e a Su vamos aproveitar para impingir entre nós aqueles livros que gostámos tanto que queremos muito que a outra leia. Daí o termo "livro impingido". Estamos a pensar fazer uma lista de 3 ou 4 livros para podermos escolher quais queremos mesmo ler. Mas eu e a Su moramos na mesma vila, torna-se fácil fazer uma troca de livros. Lembrámo-nos por isso de escolher um tema geral, para quem nos queira acompanhar, direccionada para livros mais cómicos que possam ajudar ao espírito Carnavalesco, mas claro que se aceitam mais sugestões para este mês!

Sentimos também a necessidade de pensar uma forma de haver comunicação entre os possíveis participantes do desafio e para isso lembrámo-nos de usar um sistema semelhante ao que encontramos no Cantinho do Corvo Fiacha, e usar a página do Facebook do Delícias à Lareira. Aqui fica o link. Todos os meses será feita uma publicação na página anunciando o respectivo tema e à medida que vão publicando as opiniões nos blogues, basta voltar a esta publicação e ir deixando os links para que todos possamos ter acesso facilitado às opiniões de cada um. Em relação aos meses de Junho e Julho, onde se planeia uma leitura conjunta e a leitura de um autor português (onde podemos ler todos o mesmo livro ou cada um pode ler vários do mesmo autor) penso que este sistema de partilha de opiniões através da página se pode tornar bem interessante.

Quem nos quiser acompanhar é só dizer alguma coisa nos comentários. Estejam à vontade para copiar o selo e colocá-lo nos vossos blogues. Não se esqueçam de fazer "gosto" na página para que sejam notificados com as novidades que por lá forem aparecendo. O desafio é muito simples e é possivel que ao longo do ano vá sofrendo algumas alterações e melhorias e para isso contamos com as vossas sugestões.

Dentro de alguns dias a Su também irá anunciar o desafio no seu blog, que de certeza será um post mais sucinto e organizado que o meu, mas foi o que se arranjou por aqui...

Boas Leituras!

34 comentários:

  1. Ois,

    Bem grande iniciativa e espero que consigam realizar os vossos objetivos, já sabem que no mínimo irei acompanhar o decorrer do desafio e se possível comentar e até participar, mas não me é fácil como tenho referido :)

    E gostei muito do selo, muito original :D

    Tambem já tracei os meus planos para 2015 :)

    Bjs e bom ano :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Acho que está um bocadinho diferente da primeira versão que te mostrei. Pelo menos a acompanhar sei que não faltas. Em último caso vais participando nos meses que puderes, já sabes que és bem-vindo!

      Já lá vou ao teu blog ver esses planos :)

      Beijinhos e bom ano!

      Eliminar
    2. Penso que em janeiro devo conseguir, pois a ideia que tenho é que dois livros que pedi à marcador servem de romance histórico ehehe, logo pelo menos em janeiro consigo :D

      Com a minha companhia sem duvida, isso prometo ;)

      Eliminar
    3. Pois, estás a ver? Há-de haver meses que dá para ires fazendo connosco. Quando for um autor potuguês pode ser que também consigas, e por aí fora!

      Eliminar
    4. Se fosse em janeiro um escritor português dava com a leitura conjunta eheheh

      Eliminar
    5. Pois dava! Mas isso não quer dizer que não consiga ir conciliando. Eu gostava muito de participar convosco e adorei o excerto do Manuel Alves. Estava a ler e a lembrar-.me do Bons Augúrios do Neil Gaiman :)

      Eliminar
    6. Por acaso está na hora de ir ver quem participa, ele sei que alinha eheheeh

      Eliminar
    7. Quando é anunciado o vencedor do passatempo?

      Eu quero participar, claro. Publica lá no cantinho para a malta se ir inscrevendo. Depois é só ver quem ganha e em último caso adquirir o livro :)

      Eliminar
    8. No último dia do ano, não posso ir para a farra sem anunciar quem ganha :D

      Sim dá tempo, eu até podia enviar-te o meu, mas vale a pena comprares e vir autografado pelo Manuel, envia-lhe pm ;)

      Já está feito :D

      Eliminar
    9. Ah pois não podes!!

      Sim, eu falo com ele. Vou esperar até que se saiba o vencedor e depois falo logo com ele. Também é ebook, não é nada que demore dias a chegar. Por isso não há problema :)

      Eliminar
  2. É sem dúvida uma ideia fantástica! E um desafio que gostava de participar (não sei é se consigo cumprir coff coff). Eu na minha estante não tenho nenhum livro por ler, posso é ir à estante do meu pai que está cheia de livros antigos, encontrarei sem dúvida alguns bem interessantes :D Aliás esse é um objetivo que tenho há algum tempo e nunca tive grande motivação para isso. Dos livros dele só li mesmo Os Miseráveis, Ivanhoe e outro que não me recordo do nome :-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, uma grande salva de palmas à primeira pessoa que vem aqui dizer que não tem livros por ler. Nuno, qual é o teu segredo? Partilha lá com os livrólicos que por aqui andam a lamentar-se com as pilhas que têm por ler (ya, eu!) heheh

      Olha, nesse caso já somo dois. O meu tem umas colecções antigas de capa dura com livros clássicos. Mas também nunca li nenhum. O engraçado é que já encontrámos livros nessas colecções que eu acabo por comprar em edições mais recentes. Aconteceu-nos isso com o Quo Vadis.

      Se te quiseres juntar a nós, és bem-vindo! E digo-te o mesmo que respondi ao Fiacha: vais participando quando e como puderes.

      Ah! pst pst: A Su já terminou o Espada que Sangra. Mais dia menos dia deve ser uma opinião fresquinha!

      Eliminar
    2. Ui tanta coisa boa aqui dita, sem duvida que o Nuno está de parabéns e leu bons livros da estante do pai :D

      Fiquei com curiosidade em ler o comentário da Su ;)

      Eliminar
    3. Hoje vamos beber café para ela me contar melhor o que achou. Mas de certeza que só deve publicar lá para o inicio de janeiro... Pode ser que me engane! E acho é que ela já não tem trafego na pen de blm para ir ao blog este mês...

      Eliminar
    4. As coisas que tu sabes :D....muito bem vou ficar á espera para ver....um beijinho da minha parte ;)

      Eliminar
    5. Ando sempre muito bem informada! Mas agora a sério... nós tinhamos combinado publicar o desafio ao mesmo tempo, só acho que ela ficou sem net e eu adiantei-me. A Su mora no campo e a net por lá é um problema.

      Será entregue!

      Eliminar
    6. Olha pode ter as suas desvantagens mas garantidamente tambem tem muitas vantagens :D

      Eliminar
    7. Ah nem digas mais nada! A ultima casa em que morei em evora, era um anexo numa quinta. Adorei lá viver! Era uma paz fantástica!

      Eliminar
    8. Ora nem mais, saudável acima de tudo :)

      Eliminar
    9. Tenho muitas saudades. Um dia que possa, gostava muito de morar assim no campo :)

      Eliminar
  3. Eu nunca comprei essas coleções porque regra geral, de grandes clássicos, o meu pai tem quase tudo :P Eu por ler na estante só tenho mesmo O Espião que Saiu do Frio, mas é já a próxima leitura e até já o comecei. Oh, isto acontece-me porque normalmente quando adquiro os livros é para os ler xD e não compro muito :D Claro que há sempre aqueles que nos oferecem e não engraçamos muito, mas mais tarde ou mais cedo pego neles :)
    Oki, então vou tentar cumprir o teu desafio o melhor possível :D
    Ah e fico à espera da opinião da Su sobre o "Espada que Sangra", espero que ela tenha gostado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à Su podes estar descansado que ela gostou :)

      O meu pai também tem muita coisa, mas clássicos nem tanto. Só mesmo duas colecções de capa dura. Tem é imensos livros do sandokan bué velhinho e outros do mesmo género.
      Pois, se nós comprássemos só à medida que fossemos lendo era mais simples e saia mais barato. Mas ora vem uma promoção ora aparece uma boa oportunidade, vamos aproveitando aqui e ali e quando damos conta estão dezenas por ler...

      Ok Nuno, eu depois vou publicando por aqui e na página do facebook, à medida que se vá iniciando um novo mês. Aqui no blog estava a pensar fazer um post a cada mês com os livros de cada género que tenho por ler, assim para ir introduzindo o tema... Vamos ver como corre :)

      Eliminar
    2. Ainda bem :D
      Pois, o meu pai tem uma estante enorme no sótão, livros que nem ele leu, alguns eram da família, outros das coleções que ele tinha do Círculo de Leitores. :P O engraçado é que quase que aposto que ele nunca leu nenhum. Sempre gostou mais de bd's e não consegue pegar num livro por muito tempo, só livros de consulta. xD
      É assim, eu para os dois primeiros meses até tenho uma ideia. Penso que o Espião que saiu do Frio, apesar de ser espionagem pode ser considerado romance histórico, e quanto ao livro impingido por acaso há por ali um perdido :P

      Eliminar
    3. Mas olha que sou capaz de dizer o mesmo do meu pai. Os do Sandokan sei que leu, quando era novo. E as tais colecções de clássicos também leu alguns, mas de certeza que a maioria nunca foi aberta. Também não o vejo a ler, hoje em dia, porque não tarda está a dormir heheh

      Olha, parece-me muito bem, sempre lias um livro um pouco diferente dos nossos. Eu não sei o que a Su planeia ler, mas deve escolher algum romance histórico do tempo dos reis, quase de certeza. Ela adora! E eu vou ao segundo volume dos pilares da terra!

      Eliminar
    4. Ler cansa a vista eheh
      Boa, eu também gostava de ler a continuação dos Pilares, mas não é para já. :)

      Eliminar
    5. É, cansa a vista e os olhos fecham-se eheh Tu brincas mas olha que já disse exactamente isso ao meu pai. E ele ri-se....

      Quando falas em continuação, estás a falar do Mundo Sem Fim?

      Eliminar
    6. Ahahahah
      Não, estou mesmo a falar na 2.ª parte dos Pilares. Eu tenho-o em digital e por preguiça só li mesmo a 1.ª parte. :P

      Eliminar
    7. Ah! Então estamos em pé de igualdade. Também me falta só a segunda parte. Mas eu tenho mesmo o livro. Depois é esperar que os dois seguintes caiam do céu, mas pelo que sei só o cenário é comum nas duas histórias.

      Eliminar
  4. Olá olá!

    Olha já estou a criar um desafio para 2015, juntamente com outras bloggers (depois coloco no blog), mas gostava de me juntar ao vosso...tentar pelo menos. Os desafios ajudam-me a ler os livros que tenho por ler há imenso tempo. Pode ser uma motivação!
    Vamos ver como vai correr! :) Vou "roubar" o selo para colocar no post dos desafios literários! :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Já sabes que és bem-vinda, e quem sabe por vezes não consigas conciliar os dois desafios. Mas já agora estou curiosa com o vosso desafio. Vou ficar atenta.

      Há-de correr bem! Rouba à vontade :)

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Spi, o teu post está bem mais explícito que o meu :p agora a sério, de volta à civilização, já consegui actualizar o voyage. E estou desejosa de começar o desafio. O post sobre o "Espada que Sangra" ainda está "no forno", mas espero conseguir publicá-lo ainda hoje

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi a opinião e gostei muito. Espero que o Nuno também goste :)

      Tadinho do Voyage, andas sempre a esquecer-te dele :P

      Eliminar
    2. Obgada! Tadinho, é um "filho negligenciado"... Será que se a segurança social sabe disto mo tiram? lol

      Eliminar
    3. não arrisques muito, "nunca sabe-se"

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)