Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Viagens à Lareira - Fevereiro

Os mais atentos deverão ter visto que, na passada segunda feira, publiquei esta foto no Facebook:






Ultimamente, eu e a Su temos aproveitado as nossas visitas quinzenais à Casa do Povo para combinar um café e por a conversa em dia. Desta vez aproveitámos para fazer a troca de livros que irão constar no desafio de leitura para Fevereiro e discutir um pouco as nossas escolhas - entre outros assuntos...

Fevereiro será o mês das leituras impingidas. E o que é isso perguntam vocês? Bem, quando alguma de nós lê algum livro bom, que queremos mesmo recomendar à outra, usamos esse termo. Nem sei bem como  tudo começou, mas julgo que terá sido quando obriguei a Su a ler o Norwegian Wood, do Murakami. No final ela gostou tanto do livro quanto eu e o termo "impingir" acabou por pegar. Desde então tem havido imensos livros que vamos recomendando entre nós. Só que, com as imensas pilhas por ler nas nossas estantes, acabamos por não ler livros emprestados e assim decidimos dedicar um mês do nosso desafio a estas leituras especiais.

Ao longo de Janeiro fomos falando um pouco sobre as escolhas, de modo a que fossem ao encontro dos nossos gostos pessoais e  no final reduzimos a selecção a quatro livros. E lá estão eles na foto de cima!

A Su irá depois fazer um post no Voyage onde irá mostrar os livros que eu escolhi para ela (fui muito boazinha!) e eu vou mostrar-vos melhor o que me calhou.













Fizemos uma pequena batota na troca de livros, pois ambas recomendámos um livro que já tínhamos na estante. No meu caso, a Su quis impingir-me Os Cem Anos de Solidão, mas como eu tenho um exemplar na estante há dois anos, não fazia sentido ler o dela!

Infelizmente, não devo conseguir pegar nos quatro livros mas vou tentar ler a maioria. O único que eu quero realmente ler, desta pequena pilha, é precisamente Os Cem Anos de Solidão porque sei que é um livro bom e quero lê-lo há imenso tempo. Só que também sei que não se trata de uma leitura fácil e é por isso que ainda não lhe peguei. Na verdade não sei o que se passa este ano, pois já é o segundo livro "menos fácil" que me proponho a ler. Espero que corra pelo melhor...

Também quero muito ler A Papisa Joana, que foi tão bem comentado pela Isaura, do blog Jardim de Mil Histórias, no mês de Janeiro. Na altura em que a sua opinião foi publicada, acabei por procurar mais informação sobre o livro e opiniões de outros leitores e fiquei com imensa vontade de o ler. Lucky me, a Su tem um exemplar e emprestou-mo. Estes dois são a minha prioridade para Fevereiro. 

Quanto aos restantes, irei pegar-lhes se ainda for a tempo. Mas nem sei bem a qual dar prioridade. A Insustentável Leveza do Ser atrai-me muito! Mas, pensando já em Março, cujo tema serão os Policiais, talvez acabe por optar pelo Jardim Encantado, que foi escolhido precisamente por ser uma leitura mais leve. Mas não sei bem, e vou esperar para ver como corre com Os Cem Anos de Solidão.

Para quem nos quiser acompanhar no desafio deste mês, também tínhamos proposto uma Comédia, como tema alternativo, a fazer panelinha com o Carnaval. Mas se tiverem por aí algum livro que estejam constantemente a recomendar-vos, ou algum que vos tenham emprestado recentemente, estejam à vontade e contem-nos depois quais são as vossas escolhas.



16 comentários:

  1. Olá!

    Que bons livrinhos!!

    Sim sim sim!! Lê a Papisa Joana! Acho que vais adorar!!! Quer dizer, assim espero! Ele é mesmo muito bom e não me canso de o recomendar!!
    Já estou ansiosa para ver a tua opinião :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Vou pegar primeiro no do Gabriel Garcia Marquéz, mas se vir que se torna muito chato vou intercalando. Mas vou lê-lo sim!! A Su também me falou muito bem do livro.

      beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Olá, Sofia! :D
    A minha leitura do Mares de Sangue está para durar, e também ainda nem cheguei ao meio do Suspect do Robert Crais, mas mesmo que em Fevereiro não leia mais nenhum não vou falhar o teu desafio. "Os Anjos não têm Asas" de Ruy de Carvalho vai ser a minha leitura impingida no mês de Fevereiro. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno :)

      Ainda vais a tempo, de certeza. Eu ainda não acabei a Cativa, apesar de estar próxima do final. Acho que já me tinhas falado nesse livro. Não sabia que o Ruy de Carvalho tinha algum livro e sendo assim fico à espera da tua opinião. Estou curiosa :D

      beijinhos

      Eliminar
    2. Eu acho que o livro é algo dedicado à mulher que faleceu, por isso estou à espera de algo lamechas. Mas veremos :P

      Beijinho

      Eliminar
    3. Hum... então deve ser. Mas se estiver bem escrito deve ser uma leitura interessante.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Spii, espero que gostes das tuas impinjições :D desculpa lá terem tantas páginas, mas nem vais reparar nelas.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só estou com receio por causa dos cem anos de solidão, mas também fui eu que o quis ler :) Vai correr bem!

      Eliminar
    2. Sim, vai correr bem. E acho que vais gostar, exactamente por ser diferente :D

      Eliminar
  4. Olá,

    Bem grande demanda tens pela frente sem duvida eu venho aqui tentar ver se me safo da seguinte foma :D

    Quando pedimos um livro a uma editora acabam por nos inpingir que leiamos o livro e o comentemos no blog certo ?

    Logo qualquer livro que leia de uma parceria acaba por se enquadrar neste mês, só não vê quem não tem uma mente aberta ehehehe

    Mas se não for lá terei que me desviar dos livros das editoras e começam a ser muitos, pois tenho dois por ler da SDE, sem contar com o da Bizâncio, sei que vem mais 3 a caminho (um da SDE e dois da Marcador) e devo pedir mais 2 á Bizancio, logo espero que haja compreensão :D

    Bjs e boas leituras para fevereiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ehhhh mas que grande batoteiro!! ahahahaha

      Mas olha, por mim estás desculpado. Bem sei como é com as parcerias. E sim, não deixas de ter lógica. Na verdade os livros de parcerias deviam contar como impingidos.

      Tanto livro!! Assim é dificil, realmente... Eu para já não vou pedir mais. Pedi só o tal policial à chiado mas não sei quando chega... Por isso por cá está tudo controlado (por enquanto!)

      beijinhos e boa sorte para essas leituras todas

      Eliminar
    2. Boa, Fiacha! Uma forma de tornear "a questão" ahahah

      Eliminar
    3. Ai ainda bem que me compreendem, o importante é arranjar maneira de continuar a participar ehehe.

      Não é facil, claro que ninguem me está a pressionar nas editoras, mas se me enviam para ler são os que tem prioridade, afinal temos que ajudar e fazer o nosso papel :)

      Eu até tinha um livro em vistas mas vai esperar por melhores dias ehehe

      Bjs a ambas e boas leituras :D

      Eliminar
    4. Oh o que importa é irmos tendo recomendações uns dos outros e aproveitar os livros da estante. No teu caso melhor ainda, já que são cedidos pelas editoras. Se chegar a receber o tal da chiado, também o vou incluir nos policiais do próximo mês.

      Olha, já agora por curiosidade, que mais pediste à Bizâncio? Já andei a ver o site e não me decido com nenhum...

      beijinhos

      Eliminar
    5. Olha que esse dos policiais deve ser interessante a ver se o consigo ter também ;)

      Quanto à Bizâncio ainda não pedi, só quando terminar (a Caminhante) é que peço novos mas será um dos vários livros do escritor Graham Joyce e outro "A Rosa Rebelde", de Janet Paisley :)

      Eliminar
    6. O policial da Chiado está a ser super bem falado. Se não mo enviarem, choro!

      Olha parecem-me muito bem. Tenho que explorar melhor o site :)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)