Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Viagens à Lareira - Janeiro

Ano novo, desafios novos! 

Está então na hora de iniciar o nosso desafio, Viagens à Lareira, e para este primeiro mês teremos como tema os Romances Históricos. Para quem está a participar no desafio, não se esqueçam que devem ler pelo menos um livro deste género (se conseguirem ler mais, tanto melhor!) e que deve ser um livro já existente na vossa estante, para ajudar a reduzir a pilha "a ler". Mas claro, isto também ficará ao critério de cada um. No meu caso, pelo menos, terá mesmo que ser desta forma.

Estava então a pensar, a cada mês, e como forma de anunciar os respectivos temas, criar um post com os livros que aqui tenho e que se inserem nas categorias.

Eu já sei o que vou querer ler este mês, mas caso se dê um milagre e venha a precisar de escolher um segundo livro para esta categoria, andei a correr a minha estante à procura de mais candidatos. Percebi rapidamente que, Romance Histórico, não um dos géneros literários mais abundantes da minha estante, mas ainda encontrei alguns que caberiam nas leituras deste mês. 











Os livros de Ken Follett estão aqui apenas a título de curiosidade, pois não estou a planear lê-los num futuro próximo. Por isso, caso se dê o tal milagre, tenho dois livros a que ainda poderei recorrer. E eu até não me importava nada de pegar já num deles e começar o desafio. Mas, acontece que eu já escolhi a leitura para este mês há muito tempo!






O segundo volume de Os Pilares da Terra, de Ken Follett já está há muito tempo à espera que lhe pegue e acabe de ler esta história. Se a memória não me falha, terminei de ler o primeiro volume no final de 2013 e tenho algum receio de deixar passar mais tempo e esquecer alguns detalhes. Por isso, está mais que decidido, este vai ser o escolhido para iniciar o desafio.

À parte do Delícias em Viagem, tenho outras leituras em mãos para este mês. Neste momento estou a ler A Peregrinação do Rapaz sem Cor, de Haruki Murakami, que planeio terminar ainda este fim de semana, para que não haja atrasos no desafio. Já estou a contar de não ter uma leitura fácil com Os Pilares da Terra e por isso mesmo, quanto mais tempo tiver disponível, tanto melhor! Para além disto, também vou participar na leitura conjunta que se irá realizar no Cantinho do Corvo Fiacha, cujo livro escolhido será A Cativa, de Manuel Alves. Já tive oportunidade de ler um excerto e acho que o livro promete!

Vou deixar o link deste post na página de Facebook do Delícias à Lareira, para assinalar o inicio do desafio. Para quem vai participar, não se esqueçam de, à medida que forem terminando as vossas leituras, passarem pela página a deixar o link das respectivas opiniões, para podermos mais facilmente ir acompanhando o desafio. E já agora, se quiserem partilhar o que estão a planear ler, digam-me aqui nos comentários ou mesmo na página do Facebook, que eu gosto muito de saber essas coisas :D

Boas viagens!

14 comentários:

  1. Ois Sofia,

    Espero que essas entradas tenham corrido bem :)

    Para quem diz que não é grande leitora de Romance Histórico tens ai uns desafios pela frente bem bons e penso que escoheste um excelente livro para iniciares este desafio, um grande livro a conclusão dos Pilares da Terra, rapidamente te vais lembrar do enredo ;)

    Penso que deverei conseguir cumprir este mês, conto ler um dos livros que pedi à Marcador e penso que ambos servem de Romance Histórico, vamos ver :)

    Bjs e que seja o inicio de uma grande aventura :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      E não sou mesmo, a sorte é que gosto muito do Ken Follet e não resisti a ter esta trilogia. Mas como podes ver, à excepção de Follet restam-me apenas mais 2 livros deste género. Não é nada ao pé da montanha que aqui tenho por ler.

      Estou desejosa de começar os pilares, é só acabar o do murakami e a leitura beta e pego-lhe logo. Mal posso esperar para saber o que daí vem.

      Boa! Fico muito contente por te juntares a nós. Já agora, que livros são?

      Eliminar
    2. Nada que não se possa resolver (leres mais romance histórico) vou ver o que tenho por estes lados, mas a Su tem esses livros magnificos do Gary Jemmigs (Asteca) não deixes passara ao lado ;)

      Fazes bem, não sei se te lembras do Jack mas vai tornar-se uma bela personagem :D

      Os da Marcador ?

      No pais da nuvem branca, de Sarah Lark
      O Cavalheiro Inglês de Carla Soares

      Ambos servem :D

      Eliminar
    3. Ainda não sei o que a Su vai ler. Ela continua desaparecida... Mas romances históricos não lhe devem faltar. A série Asteca ficou a piscar-me o olho, se não for agora, tenho que lhe pedir mais tarde que me empreste.

      Lembro-me do Jack sim, mal posso esperar por lhe pegar.

      Acho que não conheço o primeiro, mas o segundo parece-me muito bem. Ainda não vi opiniões

      Eliminar
    4. Não percas a oportunidade de ler Asteca dos melhores Romances Históricos que li até hoje ;)

      O primeiro livro foi o que me fez ter mais vontade de ter parceria com a Marcador, será a minha próxima leitura se vier a tempo ;)

      Eliminar
    5. Não perco, não. Mais cedo ou mais tarde vou pedir-lhos emprestados :)

      Então depois fico à espera de ler a opinião :)

      Eliminar
    6. Olá, malta! Fiacha, tenho mesmo de impingir à Spi o "Orgulho Asteca" :D é muito bom. Vou também deixar no blog as minhas escolhas. Os romances históricos são os meus preferidos e são os que mais ocupam a boa da estante. Estou é indecisa entre que época escolher :P
      Spi, dos teus "escolhidos" já li o "Duas Irmãs, Um rei". É muito giro

      Eliminar
    7. Eu bem dizia ao Fiacha que tu deves ter montes de romances históricos. Pelos vistos não me enganei. Sempre tive ideia de ser o teu género favorito.
      Acho que já me tinhas dito. Eu vi o filme e gostei, mas espero que o livro seja bem melhor!

      Olha, eu não fui por épocas, nem nada (também, como vês, não tinha muito por onde escolher mesmo que quisesse). Mas fico à espera de saber o que pensas ler :)

      Eliminar
    8. Sim, é :D consegue ser ainda melhor que o filme, sim

      Eliminar
    9. Su será a tua missão ajudar a que este blog também divulgue esse fantástico escritor / livro ;)

      Raramente releio um livro mas esses não me importava nada :)

      Eliminar
  2. Eu já acabei o Lisboa no Ano 2000 e vou entrar no teu desafio com o "Espião que Saiu do Frio". :D
    E em simultâneo vou lendo o Mares de Sangue, que delícia de livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa :) Espero que corra bem! Já agora fico à espera da opinião sobre o Lisboa no Ano 2000. Ainda não li muito sobre esse livro

      Eliminar
  3. Vai correr. Quanto à opinião, já a publiquei :D

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)