Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Discussão - Imaginar Personagens

Ontem foi dia de beber café com a Su. E onde digo "beber café", leia-se comer uma baguete de delícias... Como vocês já vão sabendo, sempre que nos juntamos a conversa anda em volta de livros, séries e tantos outros assuntos. Ultimamente, nem sei o que se passa connosco pois acabamos frequentemente a falar de hipsters - espécie que nos faz um pouco de comichão e por isso não sei como vem sempre à baila. Enfim...

É frequente, nestes encontros, sentirmos que "eu tinha mais qualquer coisa para te contar...." e que no momento, por mais voltas que se dê à conversa, nunca nos lembramos. Por causa disso, comprei dois blocos de notas super fofinhos, pequeninos e ofereci um à Su. Assim, vamos apontando temas que não queremos esquecer, não só para as nossas Assembleias, mas também temas que queremos desenvolver nos blogues. Estão a ver quando têm uma ideia muito boa e quando chegam ao pé do computador "ahhh como é que era mesmo??" Pois, é mesmo isso que me tem acontecido. Agora aponto tudo!

O primeiro tópico do meu bloquinho, que gostava de abordar aqui no blog, talvez seja um tanto estranho, mas queria muito saber se é uma coisa que acontece só comigo. Bem sabem que, a nossa imaginação desempenha um papel muito importante ao longo da leitura de um livro. O autor escreve as palavras e o resto fica por nossa conta. Talvez seja por causa disto que, quando surge alguma adaptação cinematográfica, há tantos comentários negativos, pois dificilmente fica parecido com o que nós imaginámos. Por vezes, a simples escolha de actores pode tirar uma pessoa do sério.

Recentemente aconteceu-me uma situação deste género, quando experimentei ver a adaptação de Os Pilares da Terra, que todos me disseram que era uma série fantástica. E eu até acredito, já que o livro merece que lhe façam justiça. Só que fiquei fula quando percebi que a Aliena da série, não tinha absolutamente nada a ver com a descrita no livro. Um detalhe que o autor refere por diversas vezes é que a Aliena tem uma farta cabeleira de caracóis negros e custou-me imenso que não se tenham dado ao trabalho de passar este detalhe para a cena. Um pormenor que me fez perder o interesse na série, entre mais uns quantos...

Mas já me estou a desviar um pouco do tema (para variar...). O que gostava de vos perguntar com este tópico, é se conseguem facilmente imaginar os personagens dos livros da forma como vos são descritos, ou se, tal como eu, têm personagens "tipo"?? Como hei-de-me explicar melhor....??

Eu tenho alguma dificuldade em fazê-lo, pois assim que começo a ler um livro os personagens surgem na minha cabeça de uma forma meio automática e acaba por haver um certo padrão, no sentido em que os personagens que imagino acabam por ser parecidos, de um livro para outro, com ligeiras diferenças entre si... E assim que a imagem surge na minha mente, tal como uma janela pop-up, não consigo imaginá-los de outra forma sem que sinta que algo está errado... Pensei em recorrer a actores para vos mostrar os meus "personagens tipo" mas não me consigo lembrar de algum que se encaixe no perfil. Se me lembrar de algum ainda vos mostro (Su, tu sabes como são os meus personagens masculinos. Alguma sugestão de actores parecidos??).

Mas há uma excepção! Isto não acontece sempre mas, de vez em quando, se o livro for narrado na primeira pessoa por um personagem masculino, imagino-o como sendo o Matthew McConaughey!! E porquê?? Não faço a mais pequena ideia! Aceitam-se teorias, já agora... Nem sequer o acho charmoso, por isso não percebo a forma como ele surge na minha cabeça em algumas narrativas.

Posso dizer-vos que o William, o meu falsário quarentão que é protagonista da minha leitura actual, é o Matthew McConaughey... E é por achar bizarra a forma como acabo por perder o controlo da minha imaginação que me lembrei de partilhar este post convosco.

Digam-me tudo! Cheguem-se à frente e contem-me: também vos acontece alguma situação semelhante ou sou mesmo eu que sou um caso perdido?

16 comentários:

  1. Se no mestre falsário tens o Matthew McConaughey então quero mesmo ler!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que eu não faço ideia porque é que isso acontece! Não é sequer por me lembrar de algum filme que ele tenha feito... São pancadas!

      Eliminar
  2. Ahahah Sofia agora fizeste-me rir :P É normal nós criarmos personagens na nossa imaginação e muitas vezes nem têm nada a ver com o que o autor imaginou. E sim, por vezes vamos buscar a essa informação a actores porque estamos a reproduzir a imagem literária na nossa tela imaginária. :) Isso acontece-me por vezes, não com muita frequência, a não ser que tenha visto algum personagem idêntico.
    Já agora, gostava de saber se imaginaste algum personagem do meu livro como um actor conhecido :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do teu livro, posso dizer-te que o Gorón é maiso ou menos assim:

      http://morganalanussy.blogspot.pt/2012/01/gato-do-dia-colin-egglesfield.html

      E o Hymadher é maiso ou menos assim, mas com cabelo mais claro e rebelde:

      http://www.imdb.com/name/nm1854386/?ref_=tt_cl_t1

      Eliminar
    2. Não sei porque raio escrevi "maiso" lol e "mais ou"

      Eliminar
    3. Já me fartei de rir com as tuas escolhas :P Eu não escrevi nenhum personagem a pensar em atores, mas acho que o Benedict Cumberbatch se adequaria ao Goròn e tanto o Brad Pitt, o Gerald Butler ou o Clive Owen seriam perfeitos para fazer o Hymadher. :P

      Eliminar
    4. O Clive Owen não é uma má escolha, não senhor... Mas na minha cabeça o Hymadher tem o cabelo mais claro, por isso...

      Percebo a tua escolha para o Gorón, consigo imaginar o Benedict Cumberbatch a fazer um papel mais frio e calculista como este personagem. Mas não! Para mim, é mais ou menos como o que te mostrei.

      Olha que não deixava de ser engraçado se mais pessoas partilhassem actores parecidos com os personagens do teu livro, como estamos a fazer agora :)

      Eliminar
    5. Mesmo!!! Seria muito divertido :P

      Eliminar
    6. Hoje não tenho oportunidade, mas é uma excelente ideia :D

      Eliminar
    7. Concordo com esse exercício! Era giro cada um fazer uma comparação dos "actores" que imagina como personagem do Nuno. Spi, por acaso o "nosso" Hymadher é similar. A Hamsha imaginei sempre parecida com a Naomi Campbell :p

      Eliminar
    8. Sim.... Mas a minha tem a pele mais clara. Mas anda à volta da Naomi também :)

      Eliminar
  3. Também costumo imaginar as personagens e é difícil tornar-las reais! eheheh mas essa das tuas personagens serem o Matthew McConaughey é boa! (por acaso também não é rapaz que me "seduza" muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essa do Matthew McConaughey é só às vezes, mas quando aparece a "narrar-me" alguma história grrrr

    ResponderEliminar
  5. Viva,

    Boa forma de não te esqueceres das coisas ehehe :D

    Quanto ao tema, claro que começamos a formar uma ideia das personagens, em especial daquelas que nos cativam, mas nunca associo a alguem da vida real, agora acontece é ver pessoas bem escolhidas para interpretar certas personagens, como Tyrion Lanister da Guerra dos Tronos :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Percebo bem o que dizes no que toca a pessoas bem escolhidas. Não posso concordr contigo no caso do Tyron porque ainda não comecei a ler os livros. Mas recentemente, gostei muito do actor que fez o papel de Stephen Hawking no filme "A Teoria de Tudo". Escolheram super bem

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)