Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 22 de fevereiro de 2015

TAG - Baralho de Cartas

Para desanuviar um pouco ao domingo, trago-vos uma Tag. É raro eu responder a estes questionários, mas por vezes encontro algumas Tags originais e fico em pulgas para o fazer. Esta foi "roubada" do canal da Tita, O Prazer das Coisas.


Às de Ouros - Ter muitos livros também pode ser considerado uma boa herança. A quem deixarias os teus livros em testamento?

É uma boa pergunta que vou fazendo a mim mesma com alguma regularidade... E se me acontecesse alguma coisa neste momento, o que aconteceria aos meus livros? Não tenho filhos nem nada que se pareça. A única certeza que tenho é que não seriam vendidos, pois nisso o meu pai pensa como eu. Julgo que a hipótese mais lógica seria doá-los à biblioteca local, apesar de isso me dar um aperto no coração só de imaginar aquelas pessoas que não têm cuidado nenhum com livros, a por as unhas num dos meus... Felizmente, tenho duas primas que gostam de ler (mãe e filha), certamente lhes dariam um bom lar.

Dois de Copas - Um casal improvável com bastante em comum. Junta dois personagens de livros diferentes que iriam funcionar como casal.

Esta é mesmo uma pergunta difícil. Andei aqui pela estante a olhar para os livros, tentando lembrar-me de alguns personagens e acabei por tropeçar na Nancy Pertinace, de A Siciliana, e no detective Lennox. São duas personagens fortes e com personalidades um pouco particulares, talvez dessem um casal interessante.

Sete de Paus - Depois do trabalho árduo, a recompensa. Aquele livro com uma escrita dificil mas super enriquecedora.

Os Pilares da Terra, sem dúvida. Nem precisei de pensar muito no assunto. Olhando para a pilha de livros lidos, este cabe perfeitamente na categoria. A leitura torna-se um pouco difícil por ter passagens muito descritivas e mesmo o inicio do primeiro livro não é de todo cativante. Mas, depois de se apanhar o ritmo é difícil pousar o livro e no final percebemos que estamos perante uma obra fenomenal.

Valete de Espadas - De batalhas é feita a História. Uma passagem descritiva de guerra/ batalha que tenhas gostado de ler.

 Não posso dizer que tenha lido muitas cenas de batalha, pois isso implica ler muitos romances históricos ou mesmo obras como O Senhor dos Anéis, A Guerra dos Tronos e outros que tal. Olhando novamente para a estante, vejo as minhas hipóteses limitadas. Mas recordo-me de ler uma passagem no livro A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos, cuja acção decorre em Flandres, durante a 1ª Guerra Mundial, em que no Natal a guerra é praticamente suspensa. Os homens de ambas as frentes vão até à terra de ninguém, bebem juntos, entoam canções de Natal e pedem desculpa pelas suas acções. As armas são disparadas apenas quando algum superior hierárquico o exige e este clima de paz prolonga-se até depois da passagem de ano. Sem dúvida, esta foi a melhor passagem de guerra que alguma vez li.

Rainha de Copas - Figura forte e cheia de poder. Revela-nos um livro escrito por uma mulher que tenhas gostado muito.

Confesso que, ao ler esta categoria, os meus olhinhos saltaram logo para a estante à procura de algum livro da Sveva Casati Modignani. Mas, para não correr o risco de me tornar repetitiva, achei por bem escolher outra autora que mereça ser referida aqui. Lembrei-me depois da Agatha Christie, claro! Apesar da sua vasta bibliografia, posso dizer que já tive oportunidade de ler vários livros seus, em e-book, aquando da Maratona Agatha Christie que fiz no final de 2013. É arriscado escolher apenas um como o favorito, mas o que mais me cativou, na altura, foi Os Quatro Grandes. Podem ler a opinião aqui!



O Joker - No jogo, sempre que o Joker aparece o valor das cartas altera-se. Qual foi aquele autor que entrou na tua vida e mudou muita coisa?

Eu sempre gostei de ter um livro para ler, mas quando era mais nova não o fazia de uma forma sistemática, como acontece hoje em dia. Lembro-me de arrastar a minha mãe para a feira do livro que se faz em Castelo de Vide por altura da Páscoa, e lá conseguia que ela me comprasse um livro ou dois da colecção Clube das Amigas. Pela altura dos anos e do Natal recebia alguns livros da colecção Uma Aventura e outros dentro desse género. Por vezes, no meio do aborrecimento de ser filha única, lembrava-me de escolher um para começar a ler. O primeiro livro que me lembro de ler num ápice era do Paulo Coelho, autor de quem tenho vários livros, em boa parte porque o antigo Modelo de Portalegre, não tinha muito por onde escolher há uns anos atrás. Lia pouco e um livro chegava a ficar  um mês ou dois na minha mesa de cabeceira. Quando entrei na Universidade, tudo piorou. Lembro-me de levar alguns livros comigo para Évora, mas não me restava muito tempo para ler ficção e acabei por desistir e trazê-los de volta para casa. Passaram-se anos sem pegar num livro que não fosse técnico. Um dia, num passado muito recente, apresentaram-me o livro A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, e tudo mudou. Aquele bichinho que nos faz querer ler mais e mais e mais já não me deixou parar de procurar novos autores e novos géneros literários. E aqui estamos hoje!



Não costumo marcar pessoas para responder a Tags, mas desta vez estou curiosa e, por isso, quero convidar os seguintes bloggers a fazê-lo:

Aos restantes, sintam-se à vontade para roubar e responder :D  Depois contem-me tudo!

14 comentários:

  1. Olá miga,

    Bem que bela maneira que arranjaste de te distraires e ficou muito boa esta tag, gostei de ler as tuas respostas :D

    Sei que a vida não está facil, mas tens que tratar dessa questão de deixares um descendente para os teus livros, não deixes para amanha o que podes fazer hoje ehehehe

    Agredeço-te o teres lembrado do amigo corvo para fazer esta tag, nem imaginas as muitas que já tive para fazer (houve uma altura que eram selos e mais selos :D )e acabei por não fazer nada, pois sou muito preguiçoso :D

    Hoje é impossível vou ter aqui familia, logo casa cheia, mas se der ainda faço ;)

    Bjs e continua :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Opa, vontade não falta, o problema é mesmo a vida estar dificil. Mas já viste se nenhum dos putos gosta de ler?? É uma pena...

      Vá não sejas perguiçoso. Podes sempre guardar a TAG para quando não tens outro assunto para publicar no blog. Muitas vezes deixo ficar um post em rascunho com as Tags, vou respondendo e quando não tenho mais nada, publico.

      Bom domingo :)

      Eliminar
  2. Gostei das respostas e da tag. :) Não sei com quem deixaria meus livros, talvez doasse a uma biblioteca. Mas realmente é de doer ter de deixar com gente que não tem o mínimo cuidado. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata!

      Essa deve ser uma pergunta que todos os leitores fazem a si próprios. A quem deixar os livros? Já viste o que é passares uma vida a criar a tua biblioteca, a investir dinheiro e a escolher bons livros e um dia vem alguém e vende tudo?? So de imaginar já fico triste...

      Eliminar
  3. Olá S Pinelli!!
    Ena, bem rápida a responder =)
    A TAG foi criada pela Cláudia, do blogue e canal A Mulher que Ama Livros e ficou bem criativa =)
    Gostei muito de te conhecer um bocadinho melhor e concordo contigo sobre Os Pilares da Terra ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Sabes como é... Ando entre livros e enquanto não sai uma nova opinião, as TAGs são muito boas para ir dando novidades a quem nos vai seguindo.
      A TAG ficou muito fixe, os meus parabéns à criadora.
      Ai os Pilares da Terra! Acho que não tenho mais nenhum que encaixe tão bem nessa categoria. É um livro "duro de roer" mas no final vale bem a pena.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Spi, obrigada pela "entrega" da Tag. Gostei muita das tuas respostas. As perguntas são bem difíceis... Achei curiosa a referência às primas que gostam da ler. Por acaso, enquanto penso nas minhas respostas só me lembro delas como boas herdeiras - íamos ter livros bem tratadinhos e muito amados.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também me lembrei de ti, para ficares com alguns dos livros que não tens. Acho que o melhor mesmo é, no caso de uma fatalidade, dividirem a minha colecção pelas 3. De resto não tenho mais ninguém por perto a quem deixar os meus bebés.

      Vai pensando nas tuas respostas, quero ver isso!

      Eliminar
    2. Não sei se te chamo querida ou se te dou nas orelhas por falares em prováveis fatalidades. Vai pensando em alguém mais novo, que eu acho que vamos morrer velhinhas no lar.
      Estão a sair do forno...

      Eliminar
    3. És o que tenho mais perto de "pessoa que gosta de ler". Mas tens razão, é melhor arranjar alguém novinho.

      Eliminar
  5. Tenho Os Quatro Grandes por ler e a sinopse ia-me dando um treco. Desde quando Poirot tem um irmão gémeo??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Cata, eu já li o livro no final de 2013 e não quero nem induzir-te em erro, nem fazer-te spoiler. Não tenho a certeza se o irmão gémeo não terá sido uma estratégia do Poirot para escapar a um dos vilões, ou se existia mesmo. Estou tentada a apostar na última hipótese, mas não me recordo já...

      Por acaso ando a pensar fazer a lista organizada com série Poirot completa e recomeçar a ler de inicio. Mas experimenta ler o livro (e depois conta-me essa do gémeo!), sei que na altura gostei bastante

      Eliminar
    2. Vou ler sim, mas não sei bem quando. Talvez em Maio, talvez mais cedo :x

      Eliminar
    3. hihihi vou ficar à espera da tua opinião. Espero que gostes!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)