Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 15 de março de 2015

642 Things to Write About - Chegou!

Isto de ter um blogue é uma responsabilidade enorme. Acima de tudo é um prazer, pois se não fosse assim há muito que tinha encerrado as portas... Mas sinto sempre uma certa necessidade de inovar e de publicar coisas novas e quando a inspiração não ajuda, estou tramada! Certamente muitos dos que estão a ler se reflectem no que acabo de dizer. Entao lá vou procurando ideias novas e engraçadas que possa trazer aqui para o blogue, para o tornar um espaço mais divertido.

Confesso que muitas das ideias que já tive, ao longo destes dois anos, nunca passaram do papel. E a maior parte delas, nunca chegou sequer ao papel, perdendo-se algures na massa cinzenta. Mas isso tem que mudar!!

Há umas semanas (ou há um mês ou dois, nem sei bem...) contei-vos que tropecei num livro com temas para exercitar a escrita criativa. Não sou escritora, é certo, mas ainda me lembro de receber alguns elogios por parte das minhas professoras de português e inglês. Por vezes tenho alguma ideia engraçada que, bem trabalhada, poderia dar uma história. Mas nunca sei ao certo como orientar a narrativa de modo a transmitir o que imaginei, e se por vezes imagino o inicio de uma aventura, nunca sei o que lhe poderá dar um fim. E há ainda o pânico da típica "folha em branco", que tanto atormenta um bom escritor.

Não, não tenciono publicar um livro, nem aspiro a ser "autora" de nada. Mas gosto de escrever e isso é um dos meus hobbies que tem ficado um pouco no esquecimento. Escrita criativa é algo que não faço desde os tempos do secundário e, como podem imaginar, está bem enferrujada! Talvez até mais que o meu inglês... Assim sendo resolvi adquirir o tal livro, não só como ferramenta de trabalho, mas também como uma forma de me divertir. 








Talvez consigam ver na primeira foto que a capa tem uma certa textura e, por dentro, tem espaço para desenvolver algum texto ou mesmo para apontar tópicos. Quando ouvi falar no livro, pela primeira vez, fiz alguma pesquisa para saber a opinião de outras pessoas que o tenham adquirido. Reparei que algumas seguem os temas por ordem e outras abrem o livro numa página à sorte e escrevem sobre o tema que lhes calhe. Antes de mais, quero esclarecer que não tenciono escrever no meu exemplar, nem sequer a lápis! Estava a pensar usar um caderno e ir apontando ideias para não me esquecer de nada na hora de escrever. E por muito tentadora que seja a ideia de abrir o livro à sorte, acho que prefiro ir seguindo os temas por ordem. Suponho que o nível de dificuldade vá aumentando ao longo do livro e por isso, para quem está verdinho nestas andanças - tipo eu -, parece-me a melhor opção.

A Su também adquiriu um exemplar igual ao meu mas acho que, para já, vai escrever apenas para si. A escrita é a sua ferramenta de trabalho e esta é uma excelente forma de a manter exercitada. Mas eu gostava de aproveitar para ir publicando alguns textos aqui pelo blogue. Alguns temas são um bocadinho bizarros e outros são um pouco pessoais, mas todos são bons para puxar pela imaginação.

Ainda não decidi ao certo de que forma isto vai funcionar. Se publico um texto por semana, ou por mês. Ou se escrevo conforme me apetecer, pois a pressão acaba por ser inimiga da criatividade. Digo eu... Lembrei-me, também, se não seria engraçado fazer disto uma forma de interagir com outros blogues. Não sei ao certo de que forma, mas aproveito para vos perguntar se gostam da ideia e se têm alguma sugestão. Vá, digam-me aqui nos comentários!

10 comentários:

  1. Parece-me uma iniciativa muito boa,nada como praticar para desenvolver a nossa escrita :D Acho que podes criar uma espécie de desafio mensal e interagir com outros blogues, seria engraçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha pensado em algo do género. Tipo, divulgar o tema e desafiar outros bloggers a criar um texto e a divulgá-lo no seu blog. Será que haveria mais pessoas interessadas em participar? É que ainda para mais seria mesmo só por diversão, não é propriamente um concurso de escrita...

      Eliminar
    2. Não há como experimentar :P

      Eliminar
  2. Viva,

    Olha que boa ideia, toca a partilhar essas mensagens :D

    Bjs e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Vamos ver o que daqui sai...

      beijinhos e boa semana :D

      Eliminar
  3. Olá,
    Adorei a ideia. Partilha os teus textos e se decidires desafiar outros blogues estou interessada, dependendo dos temas.
    Espero por novidades.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia!

      Estava a pensar fazer uma coisa muito simples. Algo como divulgar o tema no inicio do mês e os interessados publicarem nos seus blogues um texto. Os temas seriam deste livro, claro.

      Lembrei-me também de fazer algo como nas Tags. Escrever o texto e no final nomear alguns blogues a usarem o mesmo tema. Mas não sei até que ponto seria prático...

      Aceitam-se sugestões!
      beijinhos

      Eliminar
  4. Spi, o que foste encontrar xD acho que vamos desenvolver muito mais este gosto que partilhamos. Vinha comentar que ainda não sabia se ia partilhar os meus textos pelo blog, mas hoje achei piada fazê-lo.
    Estou a gostar das sugestões que têm colocado por aqui....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e se a coisa correr bem temos que pensar em investir no próximo volume. Ainda não comentei por aqui, mas há uma versão deste livro com temas para crianças, o que acho muito engraçado. Já viste quando os putos tê que fazer composições de tema livre? Deve dar jeito.

      Fizeste bem em partilhar. Já se sabe que com estes temas vão sair coisas bem estranhas, mas sempre dá para rir. Logo tinhas que te estrear com um tema tão.... mal-cheiroso... lol

      Já agora, tens alguma sugestão?

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)