Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 8 de março de 2015

Contagem Decrescente

Contagem Decrescente foi o primeiro livro de Bruno Franco que chegou à minha estante, em parceria com a Chiado Editora. Só depois de receber o livro percebi que este é segundo volume de uma série, o que na altura me desanimou um pouco. O meu plano era guardar esta leitura para o início de Março de modo a contar para o desafio de leitura, e já estava a ver tudo a cair por terra. Mais tarde li algures que o autor escreveu este volume com alguns spoilers ao primeiro livro, de modo a que qualquer pessoa possa acompanhar e perceber a história. 

Já tinha reparado que o Contagem Decrescente estava a ser muito bem falado pela blogosfera e, sendo um livro de género Policial, eu não podia deixar de ver por mim mesma! 

Começando pela capa, devo dizer que a achei lindíssima. Os tons de cinzento para fazer panelinha com a neblina constante ao longo da história, foram uma excelente escolha. E a ampulheta por onde escorre o sangue, chega a ser arrepiante. Só não concordo com aquela bala e ao lerem o livro vão perceber porquê.

O personagem principal é o detective Rodrigo Tavares, da PJ, que em plena passagem de ano recebe um telefonema de Valter, que é o cabecilha de um plano diabólico que irá enaltecer Portugal perante o Mundo. Acompanhado pelo seu parceiro, Fábio, e dois agentes da PSP, Fonseca e Horta, Rodrigo tenta seguir o rasto de terror e morte deixado por Valter e o seu súbdito. 

Gostei muito que o autor tenha criado um personagem principal negro, que é algo que não se vê todos os dias. Só por curiosidade, andei aqui a olhar para a estante, a correr os livros já lidos, e não encontrei nenhum cujo personagem principal seja negro... O mais diferente que aqui tenho, são mesmo os personagens japoneses do Murakami. De resto é tudo copinho de leite... Hum... 

Queria só apontar, como pontos menos positivos, alguns diálogos entre os personagens, em particular com os pais ou namoradas, que acabei por achar um bocadinho irreais. Talvez pelo abuso em termos carinhosos, mas em particular por alguns comentários cliché. O Fábio tem vários momentos desses, mas o que me salta à ideia, é o momento em que a Sara diz algo como "tenho andado a pensar, e acho que devíamos casar" e o Óscar concorda, assim e porque sim. Hum... não é por nada, mas eu bem tento esta abordagem e o meu moço só me responde "sim, um dia!"rsrsrsrsrs

Mas estes são aspectos que o autor pode, perfeitamente, trabalhar e melhorar de futuro, e não quero com isto dizer que não gostei do livro! Passei um bom bocado, a escrita simples do Bruno faz com que as páginas passem sem darmos por elas. Em menos de nada, dei por mim a meio do livro e isso é algo que me deixa sempre satisfeita. A história é cativante e acabamos por criar empatia pelo Rodrigo e queremos muito perceber a forma como tudo se relaciona com o seu passado - em particular com o assassinato da sua irmã Sandra.

A referência ao Sebastianismo também é genial. Não é todos os dias que encontramos um Policial com uma pontinha de Romance Histórico e, pela parte que me toca, foi agradável recordar este pedaço da história portuguesa e até alguns conceitos que aprendi nos meus tempos de estudante, em relação a Fernando Pessoa e a Camões. Na nota final, o autor recomenda a leitura do livro D. Sebastião e a Vidente, de Deana Barroqueiro, que fiquei com vontade de ler.

 No meio disto tudo, eu acabei por descobrir quem era o assassino. A verdade é que desconfiei desde o início, e a partir de um certo momento tive a certeza que o meu palpite estava certo. Mas ainda não vi mais ninguém a dizer isto, pelo que me resta concluir que só consegui resolver o mistério por ler mesmo muitos policiais. A minha mente está sempre a criar teorias para resolver a intriga e desta vez acabei por acertar. Mas continuo sem saber quem é o Valter! E já agora, o que o motiva a desenvolver um plano tão rebuscado para levar Portugal a todo mundo?

Cheguei ao final do livro pasmada com tudo o que li e em pulgas para ler a continuação. Em relação ao primeiro livro da série, por um lado não sinto necessidade de o ler, pois acho que não é imprescindível para perceber este livro, mas por outro lado acabo por ter vontade de conhecer melhor o caso Queimador e a relação de Rodrigo e Cármen. Gostava de, pelo menos, ter a colecção completa.
Resta-me dar os parabéns ao Bruno, por este livro fantástico! E já agora, quando poderemos ler a continuação??






Este livro vai contar para o desafio Viagens à Lareira, por ser o primeiro do mês de género Policial. Tal como vos contei no post onde fiz o plano mensal, ainda tenho mais alguns livros dentro deste género que quero ler, mas terei que dar prioridade a mais alguns livros que chegaram cá a casa através de parcerias.  Vamos ver se até ao final do mês consigo ler mais algum Policial  :)


11 comentários:

  1. Adorei muito ler esta opinião. Gosto sempre de saber o que as pessoas mais gostaram e menos gostaram no livro, para evoluir nas partes menos boas e saber o que foi bem feito. Obrigado por me ajudares a crescer como escritor, Sofia.
    Quanto à identidade do assassino, o grande segredo nem era tanto a identidade verdadeira do mesmo (embora também fosse em parte), mas sim o que tinha ele feito (quem leu percebe, não quero spoilar).
    E sim, quem gosta de História vai gostar do livro da Deana Barroqueiro, tenho a certeza.
    Em relação ao próximo volume da série, o livro já está mais que pensado, mas ainda não posso adiantar datas nem nada, porque primeiro deverei publicar outro livro, um Policial independente desta série com novas personagens. Quando houver novidades ficarão todos a saber.
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno, sê bem-vindo ao Delícias!

      Eu gosto sempre de ser o mais sincera possível e vale sempre a pena explicar aquilo que mais gostamos, mas em especial o que não gostamos. Claro que um livro nunca agrada a gregos e a troianos, como tudo na vida, mas às vezes é uma pena ver livros com uma boa história e que peca por a escrita do autor não ser a melhor. Não é o teu caso! Como te disse só notei mesmo os diálogos como sendo um pouco irreais, mas isso são pormenores. O essecial para um policial (a intriga, o mistério, aos twists) está lá :)

      Sim, não faças spoiler! Em relação a isso, percebe-se desde o início que esse personagem tem que está relacionado com o assassino, mas a partir daquela cena no bairro alto, em que ele faz "aquiço" e foge no barco, percebi logo a ligação. Resta agora saber o que aconteceu quando o moço foi preso pela primeira vez e como é que ainda está vivo!

      Boa, ficarei à espera de novidades!
      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá!
    Cada vez estou mais curiosa com este livro e acho que vou pedi-lo este mês =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pede e depois conta o que achaste! Eu já pedi o próximo, que por acaso é um que a Neuza tem num passatempo :)

      Eliminar
  3. Viva,

    Vai ser graças a ti que vou ler este livro já este mês (aqui para o desafio) e depois de ler o teu comentário ainda fiquei com mais vontade de ler, mas depois comento melhor quando o ler :D

    E parabens por divulgares um escritor nacional, parece-me bem ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!!

      Bem, eu espero realmente que gostes. Se conseguiste ler o Espada que Sangra em tempo record, vais ler este num ápice. Está prometido! Divulgar um autor nacional é sempre um prazer. Bem sei que sentes o mesmo :)

      Vá, vai ler e depois conta. Qualquer coisinha, dispõe :)

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Muito bom comentário, Sofia!
    Ainda bem que gostaste. :) É sinal que a Chiado também tem livros bons xD xD

    Nuno Ferreira (não consigo publicar o comentário de outra forma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que estranho, não conseguires comentar... Até tive medo quando vi que o comentário era de um Anónimo!

      Gostei sim :) Não tenhas dúvidas quanto à qualidade dos livros da Chiado :P Por acaso já pedi outro dentro do mesmo género. "A ver vamos..."

      Eliminar
    2. Pois, foi estranho.
      Humm Pode ser que seja outra surpresa agradável :)

      Eliminar
  5. Parece-me bem :D contando com a tua, já li 2 opiniões sobre o livro e são positivas - à parte alguns diálogos "cliché". Ainda to peço emprestado, daqui a uns meses.

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)