Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Jonas Vai Morrer

Apesar da parceria entre o Delícias e a Chiado Editora já existir há alguns meses, ainda não tinha reparado neste livro. Julgo que passei os olhos por ele na última newsletter mas deve ter sido muito por alto. Acontece que o blogue Mil Folhas vai fazer 3 anos este mês e a Neuza tem um exemplar de Jonas Vai Morrer a passatempo, com o apoio da editora. Se gostarem deste post aproveitem para participar.

O prefácio de Luis Osório lança os dados deste quase-policial, onde "quase tudo o que parece não é". Bastou-me isto para ficar com água na boca - logo eu que não gosto nada de mistérios... Quem é o Jonas? O que terá feito o moço para merecer este destino? Mas o que raio é um quase-policial? Como é que um policial pode ser só quase?? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas...

Com o berço de Portugal em pano de fundo, a história é contada pela perspectiva de Pedro, o "faz-tudo" de um manicómio que actualmente passa por enfermeiro. É um personagem estranho. Muito rotineiro, muito metódico, muito solitário. Cheguei a pensar se o Pedro não seria mais um inquilino da instituição. Tudo muda quando o paciente 32 lhe entrega um caderno manchado e babado. São devaneios de um louco, um pouco confusos e sem uma ordem específica mas que apelam à curiosidade de Pedro, que passa a dedicar-se todos os dias à leitura e tenta decifrar a única certeza daquele caderno: Jonas vai morrer. 

No final acabei por perceber a ideia do "quase-policial". Não temos propriamente uma investigação criminal pois o crime ainda não aconteceu. O diário do louco irá conduzir-nos à morte de Jonas e no final todas as nossas dúvidas serão esclarecidas. Mas afinal, quem é o Jonas??? Não posso contar-vos, claro! Posso apenas dizer-vos que não estava preparada para o que li, e certamente que vocês também não vão estar. Gosto muito de vos deixar curiosos :P

 O livro é pequeno e lê-se muito rápido. A escrita do autor é simples e envolvente, como um bom policial deve ser. Até mesmo um policial que só "quase" o é. Eu, que sou uma leitora lenta, apenas precisei de um dia para o terminar. A edição está lindíssima, começando pela ilustração da capa e terminando nas páginas entre capítulos. Podem aproveitar e espreitar o vídeo que a Neuza fez hoje, onde ela mostra o livro e vão conseguir perceber a que me refiro. A Chiado Editora está de parabéns por esta edição tão bonita e aproveito para agradecer a disponibilização do exemplar.  



Atribuí 5 estrelas no Goodreads e atrevo-me a juntá-lo às melhores leituras de 2015. É engraçado que o ano ainda não avançou muito e eu posso gabar-me de já contar com excelentes leituras. Follett, Marquéz, Murakami, Gaiman... Desconfio que está a correr bem demais, mas espero que se mantenha assim. Não vamos agoirar! Quero também contar esta leitura para o desafio Viagens à Lareira de Março, contabilizando um total de dois policias até agora (vá, um e meio se quiserem ser minuciosos). 



Vão lá descobrir porque é que o Jonas vai morrer e depois contem-me o que acharam!




13 comentários:

  1. Olá,

    Bem espero que o Jonas ( do meu SLB e que está a jogar bem, se mantenha bom por muitos anos eheheh)

    O meu exemplar já vem a caminho e foste tu que me convenceste a ler, logo depois de ler o teu comentário final fiquei ainda com mais vontade :)

    Andas a ler coisas boas sem duvida :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola´!

      Ai tu e o Slb...

      Então espero não desiludir. Eu gostei muito. Tem uma reviravolta no final muito fixe. Pensava eu que estava a desvendar o mistério e no fim, enganei-me.

      Até tenho medo de agoirar. No ano passado também comecei bem e depois começou a correr mal. Estive uns dois meses sem ler nem mexer no blog. Espero que este ano não aconteça...

      beijinhos

      Eliminar
    2. Se gostaste tambem vou gostar, o problema é que me começam a chegar livros a casa e não sei para onde me virar....ainda tenho por ler o Contagem Decrescente da Chiado imagina e agora vem este :)

      Mas pelo que percebi leste bem rápido o que é bom sinal ;)

      isso são fases mas pronto até andas a ler e a publicar aqui no blog a muito bom ritmo, tomará eu :D

      Eliminar
    3. Eu percebo! Ainda não li mais nenhum dos que tinha planeado para este mês por causa disso. Vá lá que este é um bocadinho policial e deu para incluir. Não é que o Contagem Decrescente não se leia rápido, mas o tamanho assusta um bocadinho. Este lês na boa.

      Olha e por falar em parcerias, vê lá se descobres uma novidade aqui de lado, onde tenho os logos das editoras :P

      beijinhos

      Eliminar
  2. Boa, Spi, já vais com dois para o desafio :D este também me parece bem, parece diferente do habitual

    ResponderEliminar
  3. Oi linda!
    Acabei ontem à noite e li num dia... e gostei. Gostei muito do twist mas tive ali um grande problema com a escrita do autor e por isso dei-lhe 3 estrelas. Acho que está fantástico, mas não é para mim
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!

      Oh, então o que se passou com a escrita? Não a achei espetacular, mas lia-se bem. Já fico contente por teres gostado :)

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sofia!
    Convenço que o livro não me despertava grande curiosidade, mas agora depois de ler a tua opinião, fiquei com vontade de ler ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Opa, eu adorei o livro. Mas sugiro que leias primeiro a opinião da Neuza, já que ela gostou mas não adorou. Espero que não mudes de ideias :)

      beijinhos

      Eliminar
    2. Primeiro que tudo, às vezes parece que me meto nos copos! Mas então escrevi "convenço"?? *rolleyes* queria escrever "Confesso" tenho que começar a ler com mais atenção o que escrevo ;)
      Sim, já li a opinião da Neuza e mesmo assim quero ler =)
      Beijinhos

      Eliminar
    3. ahahahah não te preocupes que eu também faço imensas dessas!! Mas eu percebi-te à mesma.

      Sendo assim espero que gostes e fico à espera de ver a tua opinião :)

      beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Sofia
    Mais um livro que tenho os olhos em cima mas vai ter de esperar para uma altura melhor, quem sabe na feira do livro no Porto?
    Boas leituras e beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Este lê-se muito bem, não só por ser pequeno mas também pela escrita do autor. Adorei-o :) Se te cruzares com ele, aproveita

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)