Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Viagens à Lareira - Abril

O tema deste mês são os contos o que nos dá uma infinidade de possibilidades, seja no género literário, na escolha do autor, no tema... Também podemos optar por um livro recheado de pequenas histórias ou contos soltos. Estão a ver, não é? Como já vem sendo hábito desde que iniciámos 2015, e o nosso desafio de leitura, comecei a planear as leituras para este mês com bastante antecedência. Não me queria prender a um livro de contos, porque isso raramente dá bom resultado comigo. Pensei ainda em reler alguns contos da minha infância, como Sophia de Mello Breyner que dei nos tempos de escola mas que mal lembro, por exemplo. E não quer dizer que não o faça ainda, mas acho que seria mais produtivo ler coisas maduras e novas. E se de caminho conseguir ter um pouco mais de liberdade para ler livros de parcerias ou mesmo alguns que estão aqui na estante, tanto melhor!

Assim sendo, vamos aos planos!!

Atestei o meu telemóvel com e-books da página Fantasy & Co, cuja actualização não acompanho há algum tempo mas quero mudar isso. Conheço alguns trabalhos destes autores e reconheço a qualidade deste projecto, por isso vou aproveitar a oportunidade para ler mais alguns contos daqui. Ainda não decidi quais vou ler, ou mesmo de que autor, mas acho que me vou deixar ir ao sabor do momento. 

Olhando para as minhas estantes, encontro apenas dois livros de contos por ler. 








Infelizmente, a minha relação com a Joanne Harris nos últimos anos não tem sido a melhor e ainda me recordo do fiasco que foi ler o Danças e Contradanças. Por isso, está fora de questão! Quanto ao Tchekhov já é mais provável que lhe pegue. Primeiro porque é um daqueles autores que quero muito conhecer e depois porque ainda não estreei nenhum livro da minha colecção de clássicos e ando desejosa de o fazer. Quem sabe? 

Tenho também alguns contos da autoria da Su para ler e espero conseguir fazê-lo ainda este mês. A verdade é que ainda ando um bocado à nora com os meus novos horários e enquanto não me habituar a esta rotina, as leituras acabam por ir ficando para trás. Este mês dedicado a contos vai dar-me um jeitão e espero conseguir ir metendo um ou outro livro da estante aqui pelo meio.Vamos ver como corre! E por aí, como são os vossos planos literários para Abril?

7 comentários:

  1. Olá Sofia,

    Parece que estás bem encaminhada. Eu ainda não sei bem o que fazer, pois eu e os contos não somos grandes amigos. Ainda vou pensar o que vou fazer. Já não tenho é muito tempo :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      Estou bem encaminhada, mais ou menos... Também não tenho tido muito tempo para leituras e com o novo trabalho ainda me estou a adaptar aos horários. Por este lado, os contos até dão jeito porque são rápidos. Se estiveres indecisa recomendo-te a página que pus lá em cima, em especial os contos do Vitor Frazão, da Carina Portugal e do Pedro Cipriano.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sofia

    Pois é, eu pensava que este mês ia-me meter numa bela embrulhada e nisto eis que começo o mês com um livro de contos do Neil Gaiman quase lido e com vontade de agarrar em outro livro de contos da namorada (pode ser que ela me empreste :P )
    No entretanto já estou a avançar bem no Bons Augúrios. Já tenho mais dois em vista da estante do meu pai, e espero que seja este mês que consiga finalmente adquirir os livros que quero e que me andam a fugir xD
    Ainda só comprei três livros este ano e já li tanta coisa boa, o que é ótimo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!

      Qual é o livro de contos do Gaiman? Ficas já com o desafio despachado só com esse.

      Sim, isso é optimo. Poupas nas compras mas arranjas sempre livros bons para ler. Aproveita e espera pela feira do livro!

      beijinhos

      Eliminar
    2. Já publiquei opinião, o Coisas Frágeis. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Viva,

    Muito bem, vejo que tens tudo bem planeadoe tens boas ideias, assim continue, cá estarei para acompanhar as tuas leituras :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo planeadinho, sim senhor! Vê lá que já ando a pensar no mês de Maio: Fantasia. E tu, já sabes o que vais ler? Cá te espero :)

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)