Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Piso 3, Quarto 313


Género: Não Ficção
Ano de Edição: 2015
Formato: 15x23
Nº de Páginas: 192
 PVP: 15.20 euros (-10%)

Cruzei-me com este livro pela primeira vez quando estive na plateia d'O Preço Certo. Logo no início da emissão em directo, o Fernando Mendes aproveitou para mostrar e divulgar o novo livro do seu caro amigo e colega, Fernando Correia. O tema fez-me levantar a cabeça por entre o meio do público, de modo a conseguir ver melhor a capa. Rapidamente descobri que este livro é uma publicação recente da Guerra & Paz Editores, que prontamente me disponibilizou um exemplar. 

Fernando Correia, conhecido comunicador da rádio e televisão portuguesa, conta-nos de uma forma muito simples e cativante, como a doença de Alzheimer lhe levou, aos poucos, a sua esposa, Vera. Os pequenos lapsos e algumas confusões, que a princípio tinham uma certa piada, revelaram-se os primeiros sintomas desta doença que não tem cura e que priva o ser humano da sua identidade. Vera deixou de saber comer, falar, andar e regressou a um estado mais primitivo do ser humano, fechada num mundo que só ela compreende (ou será que compreende, de facto?).

Este livro transportou-me para o passado. A doença não me é, de todo, desconhecida pois tenho um familiar próximo que também a possui. Na verdade foi isso que me chamou a atenção quando descobri este livro. Pensei que seria uma excelente forma de interagir com alguém que também é afectado pela doença. Como o autor refere ao longo da narrativa, não podemos analisar um caso e esperar que seja uma regra para todos os doentes. Cada caso é um caso e em cada pessoa a doença de Alzheimer se manifesta de forma diferente e com consequências diferentes. Ainda assim, não deixei de rever a minha avó em algumas situações descritas neste livro. E recordei aquela angústia que se sente quando não conseguimos compreender o que está a acontecer com o doente. Quando nem ele próprio compreende que está doente. É um autêntico desespero e muito desgastante para os familiares que cuidam e que convivem diariamente com alguém neste estado.

Mais que um testemunho, este livro é uma autêntica declaração de amor e amizade que Fernando Correia faz à sua esposa, de quem sente muitas saudades. Recomendo este livro a todos os que se interessem pelo tema ou que lidem de perto com esta realidade. Não é fácil, mas conhecer o testemunho de alguém na mesma situação, pode ser muito reconfortante. Essencialmente, é isto que levo desta leitura. Valeu a pena, sem dúvida.

2 comentários:

  1. Viva,

    Registada a tua recomendação, deve ser um livro "cruel" mas que tem uma bonita história de amizade :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, é mais ou menos isso. Não é fácil lidar com esta doença.

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)