Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Terra - Um Conto de Sá Ninguém

Terra, de Sá Ninguém, chegou à minha biblioteca há poucos dias através de um pequeno exemplar cedido pelo autor. Isto de ter oportunidade de divulgar novos livros e novos autores, especialmente portugueses, tem o seu gosto especial e cada vez gosto mais de o fazer. São experiências diferentes do habitual, mas que me têm dado a conhecer um pouco mais do que se faz por cá e que muitas vezes não é devidamente divulgado. Há tantos talentos nacionais que nos passam ao lado e nós insistimos em consumir e em "achar que o melhor" vem lá de fora. Talvez seja por isso que tenho vindo a incluir cada vez mais autores nacionais nas minhas leituras e fico sempre feliz por poder dar o meu pequeno contributo na divulgação de novos livros. 

Deixem-me começar pela capa. Quando peguei no livro pela primeira vez, fiquei uns minutos a contemplá-la. Tentei imaginar de que forma esta imagem se poderia relacionar com a história que tinha pela frente. É uma imagem simples e, ao mesmo tempo, crua. Gosto de capas assim. 

Neste livro conhecemos a história de Novembro e Petra que chegam a Isle of Man, separadamente, em busca de paz e distância da vida que deixaram para trás. Só que o acaso teima em cruzar-lhes os caminhos e, aos poucos, os personagens aproximam-se, criam laços e completam-se entre si. 

É uma história muito bonita e que consegue deixar-nos a pensar em algumas trivialidades a que raramente damos importância. A referência à "terra" e ao "criar raízes" é muito subtil, mas está sempre presente. Gostei muito da escrita do autor por ser simples mas, ao mesmo tempo, estar carregada de doçura. Em alguns momentos lembrou-me a escrita de outra autora portuguesa, a Olinda P. Gil. O livro é pequenino e lê-se rapidamente, o que é ideal para quem procure uma leitura mais leve. Recomendo-o, sem dúvida. Resta-me agradecer a Sá Ninguém por me ter enviado o exemplar, devidamente dedicado. Fico sempre tão babada com estes mimos :) Obrigado!

O livro está disponível para venda (paperback e kindle) através da Amazon ou contactando o autor, por aqui!






O desafio de Abril não foi nada fácil e já contava de não o conseguir cumprir. Peguei em alguns livros, escolhi uns quantos, mas não encontrei nenhum que me incentivasse a chegar ao fim. Eu e os contos.... Se juntarmos a isso o meu horário de trabalho estranho, mais os livros de parcerias (que também estão a avançar devagarinho...), foi a receita para a desgraça!

Entretanto surgiu a oportunidade de ler Terra que me ajudou a concluir o mês, quase na recta final.

Tema para Maio: Fantasia! Desconfio que não vão ter dificuldade em escolher livros desta categoria...


14 comentários:

  1. Bem, este foi mesmo para despachar o desafio. :D Nunca li mas vejo que tem talento, pelo que contam.
    Para Maio - fantasia. Era bom que conseguisse a segunda parte do Tigana, mas se não conseguir, pelo menos o Terras Devastadas só devo conseguir ler metade do livro em Maio, ele é bem grandinho, pelo que já pode contar para o desafio. Também tenciono ler o Duna, que tenho em e-book, mas creio que só possa ser catalogado em ficção científica.
    Bom, bom, era ter logo acesso à República de Ladrões do Scott Lynch, mas também não me parece muito fácil.
    A ver vamos, opções não faltam.
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!

      Ainda não tinha tido tanta dificuldade em cumprir o desafio. Peguei em vários contos mas nenhum me cativou... que seca...
      Mas quanto ao "Terra" foi uma surpresa muito agradável.

      Bem, tantos planos! Os meus são mais modestos. Estou a pensar ler o segundo livro de uma série que comecei no ano passado, mas ainda vou pensar melhor no assunto e estudar as minhas opções. Como sabes, livros não faltam por aqui... Mas tenho que experimentar Scott Lynch. Este mês, para ti e para o Fiacha, vai ser canja!

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Sim, só o Stephen King despacha o desafio. Apesar de adorar a saga, esta leitura não está a ser muito fácil. :D

      Eliminar
    3. E se leres o Lynch já sei que vais ser mais uma fã do escritor :P

      Eliminar
    4. Ui... se não está a ser fácil, tens que ir com calma. Quando é assim acabo por intercalar com alguns mais leves. Mas não é qualquer pessoa que gosta de fazer isto... Olha, deixei-te uma pergunta no teu post sobre o miniaturista, quando puderes responde-me :)

      Eliminar
    5. Acredito que sim. Pelo que vocês contam, acho que é um forte candidato ao top de "autores favoritos". Mas tenho adiado comprar algum livro dele. Primeiro porque não são baratos e segundo porque se acabar por gostar, depois quero comprar tudo!

      Eliminar
    6. Mas tenho fé que o livro ganhe mais ritmo. :D
      Já respondi no meu blogue. :P

      Eliminar
    7. De certeza que sim :) Por acaso hoje vi num canal do youtube que vai sair um novo livro desse autor em junho. E olha que me pareceu bem fixe

      Eliminar
    8. Do King?
      Do Lynch vai sair o 3.º (The Republic of Thieves) no Brasil e o 4.º (The Thorn os Emberlain) a nível Mundial. :D :D

      Eliminar
    9. Sim! Vê aqui:

      https://www.youtube.com/watch?v=LyzSwcMMslA

      Eliminar
  2. Ois,

    Ainda bem que gostaste, uma história simples mas bonita sem duvida :)

    Para maio tenho que ler então a Espada de Shanara da SDE, vou conseguir cumprir :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Bem me parecia que tu e o Nuno não iam ter dificuldade em escolher o livro para Maio :) Eu também estou mais ou menos decidida, vamos ver como corre!

      beijinhos

      Eliminar
    2. Eu para Maio quero acabar de ler o Terras Devastadas, ler o Monarca, O Cidades Invisíveis e o Duna. Vai ser difícil mas é o objetivo :P

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)