Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 10 de maio de 2015

O Complexo dos Assassinos

O Complexo dos Assassinos foi o livro escolhido para iniciar a parceria entre o Delícias e a Saída de Emergência e por isso, agradeço desde já à editora o voto de confiança, a simpatia e a disponibilidade.

Tem-se falado muito sobre este livro pela blogosfera e pelas redes sociais e agora que terminei a leitura sinto-me apta a deixar a minha humilde opinião. Vamos começar pela capa que, desde cedo, gerou imensa polémica pela constante alusão ao Hunger Games. Eu também não gostei da capa e se por um lado percebo a ideia da editora, que de uma forma simples chama atenção dos leitores para um novo livro dentro do mesmo género de HG, por outro lado percebo que a capa acabou por criar um efeito oposto. Permitam-me uma pequena comparação pois tenho medo de não vos conseguir explicar ao certo a minha ideia. 

Pouco depois de "As 50 Sombras de Grey" se tornarem um bestseller, surgiram imensos livros novos dentro do mesmo género erótico/sado-maso/sei lá eu... As próprias capas eram muito semelhantes, em tons escuros, com alguma coisa que desse a entender o conteúdo do livro. Saltos agulha, cordas, lenços... Percebo que a procura por este género literário tenha aumentado à conta das 50 Sombras e a oferta não se ficou atrás. Pessoalmente, nunca tinha ouvido falar nos autores que surgiam também nessa altura como bestsellers. E agora que essa fase já passou (um bocadinho...) sinto que a cena se repete com as distopias e não gosto disso. Está na moda... Tenho pena que bons livros passem ao lado de muitos leitores por as suas capas gritarem algo como "lembras-te do outro livro que adoraste? Eu sou parecido, leva-me!" Não querendo ser demasiado dura com a editora, não podia escrever uma opinião sincera sem partilhar um pormenor que salta à vista cada vez que olho para a capa.

Mas não julguem este livro pela capa! O que mais gosto numa distopia é perceber os motivos que terão conduzido a nossa sociedade à realidade que nos é apresentada no livro. Se esta premissa estiver bem construída, é meio caminho para eu gostar do livro. O Complexo dos Assassinos surge após um avanço científico que permitiu a alteração do genoma humano para que todas as mortes ocorram de forma natural. Sem doenças que o possam afectar, o ser humano torna-se quase imortal e a população cresce constantemente até que as reservas de alimento começam a escassear. E é aqui que o papel dos assassinos é essencial. 

Eu não gostava nada de viver neste universo. O aroma constante a morte, o medo, o sistema de racionamento da comida. Hum... Não, obrigado! Mas gostei dos personagens, em especial da Meadow por ser uma rapariga tão determinada e lutadora. As páginas estão carregadas de acção e é difícil alguém aborrecer-se ao longo desta leitura. Estamos constantemente a alternar entre capítulos narrados pela Meadow e pelo Zephyr e são tão curtos que chegamos ao fim rapidamente. Só não senti o romance... Nem sei bem explicar porquê, mas pareceu-me demasiado instantâneo. Aliás, não percebo a necessidade de estarem constantemente a criar pares românticos neste tipo de livros. Se querem por mulheres no papel de heroínas, façam-no. Adorei a Meadow, adorei o Zephyr, os papeis que cada um desempenha são muito bons e fiquei muito curiosa para saber onde a história me vai levar. Só que fiquei com a sensação que o livro poderia ser muito melhor se, pelo menos para já, fossem apenas "parceiros". No mínimo, já seria algo de novo. Mas pronto, é apenas a minha opinião... 

Agora segue-se a parte mais difícil: esperar pelo segundo volume!!!! Não sei como é que a Lindsay Cummings, tão nova e com aquele aspecto fofinho, se lembrou de uma história tão violenta. Está de parabéns.




11 comentários:

  1. Viva,

    Ainda bem que gostaste, eu estou contigo gostei bastante do livro e tenho muita curiosidade como isto vai ser desenvolvido :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Aquele final é uma tortura para quem ainda tem que esperar pela continuação. Uma boa aposta da editora :)

      beijinhos

      Eliminar
    2. Sem duvida vamos ver como decorre se a malta gosta do livro ou não, eu gostei bastante e acaba até por ser um universo complexo e bem violento ;)

      Eliminar
  2. Olá Sofia!!

    Bem, mais uma opinião sobre o Complexo dos Assassinos :D Ainda não me convenceu, é difícil, depois de tantas opiniões diferentes que tenho lido. :)
    Ainda assim, foi uma opinião bem construída, que descreveu aquilo que podemos esperar deste livro.
    Beijinho e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!

      Então não convenceu porquê? Eu acho que acaba por ser uma distopia/YA e talvez acabe por não agradar a todos. Acho que o livro merecia uma escrita mais elaborada, mas a autora também é novinha e tendo isso em consideração acho que se saiu muito bem.

      beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar
  3. Olá Sofia,
    Já ouvi opiniões positivas e outras negativas, mas de qualquer modo tenho curiosidade com esta distopia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Eu confesso que depois de HG fico sempre com algum receio de ler distopias. Não gosto de seguir modas e tenho medo de ler livros que vão dar ao mesmo. Houve alguns momentos na leitura que não pude deixar de fazer comparações com HG, mas a verdade é que são livros diferentes e este é muito bom. Ganhava uns quantos pontos com uma escrita mais elaborada, mas o conteúdo em si está muito bom.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, Spi!
    Tenho alguma curiosidade com este, mas com pena de a linguagem ser simples... Depois emprestas, n emprestas?
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su!

      Claro que empresto e tenho a certeza que vais gostar :)

      beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Estou muito curiosa por ler este livro, mas só vou adquirir quando tiver os três livros lançados em portugal, tenho sempre receio que não lancem o próximo volume.
    Gostei da tua opinião e também acho que não ia gostar muito de viver num mundo assim, seria estranho.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu estou com algum receio que o público não goste e a editora não continue a publicar. Penso que a autora ainda só publicou até ao segundo volume.

      Estranho e super violento. Neste livro, a partir de uma certa hora não podes andar na rua. Senão... A história está muito bem conseguida, esperemos que editora continua a apostar nela.

      boas leituras

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)