Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os Anjos Morrem das Nossas Feridas

Que livro, minha gente! Agora percebo o entusiasmo de alguns leitores quando encontraram este livro em passatempo.

Yasmina Khadra é certamente a minha maior descoberta literária do ano. E bem sei que ainda agora entrámos em Maio, mas fiquei de tal forma arrebatada por esta leitura que não posso ter o autor em menor consideração. Antes de iniciar a leitura fui alertada por várias pessoas para a escrita dura, dramática e até chocante dos seus livros e confesso que avancei com algum receio. Duvidei de mim própria, que costumo adorar este tipo de leituras. Tive muito medo do que poderia encontrar. 

Os Anjos Morrem das Nossas Feridas conta-nos a história de um jovem árabe a quem todos chamam de Turambo, em homenagem à sua aldeia natal. A narrativa inicia-se na prisão, no momento em que Turambo aguarda a execução da sua sentença de morte e ouve, não ouvindo realmente, as lamurias do guarda prisional que o acompanha. Só este excerto já nos levanta um sem fim de questões, mas a qualidade da escrita do autor é notória a partir do primeiro momento. É uma escrita elaborada e cuidada, que não descura o mais insignificante pormenor à narrativa, sem se perder em divagações inúteis e que só servem para aborrecer o leitor. Fiquei imediatamente presa à leitura. Em alguns momentos lembrou-me a escrita de Gabriel Garcia Márquez, ainda que num registo mais sisudo. 

Após a cena introdutória, somos levados ao passado, até ao momento em que Turambo e a sua família abandonam a aldeia (ou o que resta dela) e vão em busca de uma vida melhor. Acompanhamos o seu crescimento, as diabruras de infância, os primeiro empregos, os comentários racistas que lhe são dirigidos e muito mais. E pode parecer que ler isto tudo se vai tornar uma grande seca, mas estão redondamente enganados. O livro está divido em três partes, referentes às três mulheres que marcaram a vida de Turambo e de que forma cada uma delas o conduziu a uma carreira de sucesso como pugilista. E não vos posso contar mais sem entrar em spoilers. 

A única coisa que me desanimou ao longo desta leitura, foi a minha falta de disponibilidade para ler. Todos os minutos livres serviram para ler mais uma ou duas páginas, mas a leitura acabou por ser um pouco demorada. O cariz mais violento do livro também não me permitiu uma leitura muito fluída e isso reflectia-se no tempo que demorava a virar as páginas. Mas se valeu a pena? Sem dúvida alguma! Vou querer ler mais deste autor e já tenho outro título debaixo de olho.

Por aqui, já alguém leu este ou outro livro de Yasmina Khadra? Há algum livro dele que me recomendem?

14 comentários:

  1. Mais uma opinião super positiva a este autor. Ainda não encontrei ninguém que não gostasse :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que me alertaram para as eventuais dificuldades na leitura. Felizmente só me deixaram ainda mais curiosa. Tens que ler!

      Eliminar
    2. Conto ler um dia, mas ainda não é uma prioridade :)

      Eliminar
    3. Eu quero ler mais dele, mas fiquei como a Neuza: preciso de uma pausa e de algo mais leve, entretanto.

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Fico contente que tenhas gostado, acredito que tenha ajudado a que apostasses neste escritor e pelo que vejo em boa hora o fizeste :D

    Eu alem deste li ainda "Cada dia é um milagre" e é mais um excelente livro e comprei recentemente, alias as minhas únicas compras até ao momentos, mais dois livros do escritor que estavam esgotados e assim que poder compro os outros dois que estão publicados pela editora ;)

    E julgo já te ter dito devemos ter novas em breve do escritor, excelente sinal :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Não duvides, o que me cativou a procurar o livro foi a opinião no teu blogue. Adorei esta leitura, apesar de ser um bocado mais pesada. O livro "Cada dia é um Milagre" também me chamou a atenção, mas depois de ler a tua opinião e a da Neuza, percebi que é ainda mais violento e não tenho estômago (pelo menos para já) para lhe pegar. Entretanto também já estou a negociar mais alguns livros do autor com a Carla, como tu fizeste.

      Já me tinhas dito e, pelo que percebi ontem, pela altura da feira do livro já deverá estar publicado. Temos que ir pensando em pedir um exemplar à editora, por essa altura.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Sem duvida :D

      Considero os livros completos em todos os aspetos, enredo, escrita e as personagens, eu que nem gosto de boxe adorei Turambo ;)

      Eliminar
    3. Concordo com tudo o que disseste, incluindo a parte de não gostar de boxe. Até fiquei a conhecer um bocadinho melhor esse desporto. E em muitos momentos tive pena do Turambo, por causa do racismo...

      Eliminar
  3. Adoro este autor! Este livro ainda não li mas está na lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kassie!

      Que outros livros já leste deste autor? Recomendas-me algum em particular?

      beijinhos

      Eliminar
  4. Hmm, não conheço a autora, mas parece-me que vale a pena; já anotei para pesquisar. ;)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Na verdade é um autor (eu também pensei que fosse uma mulher, por causa do Yasmina), e sim, vale bem a pena. Se tiveres oportunidade de experimentar, aproveita.

      Boas Leituras!

      Eliminar
  5. Ahahahah, há anos que penso que é uma mulher! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive alguma dificuldade em aceitar que Yasmina é nome de homem... Lol
      Vá lá que o senhor escreve muito bem :)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)