Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

The Sea Close By

Nem sei ao certo há quanto tempo terminei esta leitura mas, aliada à minha falta de disponibilidade para vir ao blogue, surgiu também uma branca que me impediu de escrever sobre o livro. E não é que isso tenha mudado nos últimos dias, mas aproveitei agora para alinhavar uma espécie de opinião. 

Encontrei esta edição da Penguin super baratinha no The Book Depository e como gostava de ler alguma coisa de Albert Camus acabei por aproveitar. É um livro pequenino e muito floppy - a sério! - e segundo a nota editorial trata-se de uma pequena homenagem aos 100 anos do autor. Podem consultá-lo aqui! Assim que vi o tamanho do livro, não demorei muito a iniciar a leitura.

Está dividido em dois contos: The Sea Close By e Summer in Algiers. Sendo um livro em inglês, houve alguns detalhes que acabaram por me passar ao lado. Não percebi, por exemplo se a narrativa era feita pelo próprio autor, ou por algum personagem que nos contava a sua história sobre a travessia pelo mar e as memórias que guardava da cidade. O que percebi é que o livro está repleto de memórias e de alguns devaneios, como quando nos sentamos à beira mar e deixamos a mente deambular por tudo quanto nos venha à ideia. Foi um bocadinho assim que me senti ao longo desta leitura. Albert Camus tem uma escrita muito apelativa e nostálgica. 

Mas se me perguntarem se gostei do livro.... nhé... não gostei particularmente. Mas não digo que seja por culpa do livro. A verdade é que ainda me custa um pouco manter a concentração durante uma leitura em inglês e preciso de prática, muito mais prática! E no meio de tanta deambulação acabei por me perder algumas vezes ao longo da leitura e não perceber o propósito do livro. Para já atribuí-lhe 3 estrelas no Goodreads, mas vou querer relê-lo um dia destes.

Por aqui, já alguém leu este ou outro livro do autor?


6 comentários:

  1. Olá Sofia. :)

    Ainda bem que é pequenino, senão seria seca, estarei enganado? :P

    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!

      Não estás nada enganado, é isso mesmo. OK, o senhor escreve bem e certamente que não gostei tanto do livro por o ter lido em inglês e não ter absorvido tudo. Mas não é bem o meu género de livro. Vou dar-lhe uma segunda oportunidade um dia destes, mas duvido que algum dia lhe faça uma review taaaaao boa como as que estão no Goodreads...

      beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Olá!

    É mesmo um livro pequeno. Também não li nada do autora. Tenho o livro O Estrangeiro na estante, mas ainda não lhe peguei.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!

      É pequenino e pensei que fosse uma leitura fácil, mas de certa forma não foi. Mas tens em pt, certo? Tenho que ler alguma coisa do autor em pt para ter a certeza se gosto ou não... Para já acabei um bocadinho desiludida

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Ois,

    Bem pelo que vejo um livro que não vale a pena perder o nosso tempo :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É mais ou menos isso... Mas ainda quero experimentar mais alguma coisa do autor.

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)