Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Divulgação - Cuidar, Curar, Fazer Viver



Cuidar, Curar, Fazer Viver – A Missão da Igreja no Hospital
Augusto Sima
15x23
168 páginas
14,50 €
Não Ficção/Saúde e Bem-Estar
Nas livrarias a 15 de Julho
Guerra e Paz Editores

Sinopse
Este é um livro prático. Interessa a médicos e enfermeiros, a religiosos e a não religiosos. Interessa sobretudo às famílias e aos seus doentes. Um livro sobre a situação social e psí­quica do doente no hospital: que conforto se pode encontrar para o problema do sofrimento.

 «Tenho diante de mim um livro carregado de humanidade, de sabedoria, de comunhão inteira e sentida com o doente. […] É muito complexa a entrada – estada num hospital, logo porque o doente se sente num mundo outro, totalmente diferente do seu, perde o nome e ganha um número, é revestido de novo vestuário, ganha nova vizinhança, numa palavra, vê-se marcado pela dor da perda da própria identidade.»
D. MANUEL MARTINS, Bispo emérito de Setúbal

«A espiritualidade é frequentemente uma emergência no contex­to da doença e do sofrimento. Neste sentido, os cuidados espiri­tuais são cuidados de saúde. Ao responder às grandes inquietações da alma, às perguntas essenciais sobre a vida e o seu sentido, a espiritualidade contribui para a saúde física e mental, para o bem­-estar dos doentes, para a esperança, para a qualidade de vida.»
FERNANDO SAMPAIO, Coordenador Nacional de Capelães e Assistentes Espirituais

Biografia do autor
Augusto Sima

Nasceu a 15 de Agosto de 1939, em Queimadela, Fafe. Fez a sua formação espiritual e teológica no Mosteiro de S. Bento de Singeverga e foi ordenado em 1964. Trabalhou em Angola como professor de Português e de Moral e dirigiu o jornal da Diocese do Luso durante seis anos.
Regressado a Portugal, licenciou-se em Sociologia (ISCTE), em 1980 e fre­quentou três anos a Universidade Clás­sica de Lisboa. Foi nomeado capelão hospitalar do Curry Cabral, em 1988 e, em acumulação, do Hospital Miguel Bombarda, em 1994, onde pertenceu às Comissões de Ética e Humanização.
Deu aulas de Sociologia da Saúde nas Escolas Superiores de Enfermagem da Calouste Gulbenkian e de S. Fran­cisco das Misericórdias. Pós-graduou-se, em 1996, em Teologia e Ética da Saúde, na Universidade Católica. Apresentou uma dissertação de mestrado sobre A Igreja no Hospital, em 1998.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)